Antúrios, habitantes nativos de florestas tropicais, atraem a atenção de amantes de plantas de interior e folhagens brilhantes, e raízes aéreas incomuns, tão necessárias para a vida do epífito, e inflorescências impressionantes de uma variedade de cores. Estas plantas são mais populares hoje do que nunca, por isso a questão da reprodução de uma bela flor interior de antúrio interessa tanto aos principiantes como aos floristas com experiência.
Para reproduzir a variedade que você gosta não é difícil. Os métodos vegetativos são frequentemente utilizados para esses fins, o que é explicado pela boa velocidade de enraizamento, pela disponibilidade de material de plantio e pela complexidade insignificante do processo.
Ao transplantar, o arbusto de antúrio adulto pode ser dividido em várias partes sem dificuldade, bem como separado dele de vez em quando formar raízes com seu próprio sistema radicular.
Tais anthurium bebês, bem como o caule ou estacas usadas para reprodução, retêm totalmente propriedades parentais. Portanto, mesmo os proprietários de híbridos raros não podem se preocupar que a beleza da inflorescência ou folhagem será perdida.
No entanto, nem todos os métodos de propagação vegetativa são igualmente eficazes quando se trata de obter novas plantas de antúrio.
Reprodução de folha de antúrio
Como outros representantes da família dos Aroids, essa cultura é extremamente difícil e reluta em formar raízes nos pecíolos das folhas.
Reprodução antúrio na maioria dos casos falha. Ao contrário do zamiokulkasa, que forma pequenos nódulos na base da folha e tem seu próprio sistema radicular de crianças, o antúrio decai e a folha morre.
Se a coleção do florista tiver espécies de antúrio ornamentais decíduos, você pode tentar usar folhas para obter rosetas jovens. No entanto, neste caso, é melhor não mergulhar os pecíolos na água, mas delicadamente placas de folha prikopat na perlita molhada.
No ar quente e mantendo uma umidade constante após 3-4 semanas, a planta às vezes forma raízes e é adequada para o crescimento de antúrios.
Como crescer um antúrio de sementes?
Com todas as vantagens da propagação vegetativa, esses métodos não fornecem uma oportunidade para obter brotos em massa. Um arbusto adulto de antúrio em divisão pode dar não mais do que 5-6 plantas jovens, um pouco mais de plântulas são obtidas com estacas.
A reprodução por sementes é a única maneira de cultivar simultaneamente várias dúzias de pequenos antúrios.
É verdade que o uso desse método envolve várias dificuldades e riscos. Assim, por exemplo, plantas híbridas, representando a maioria no mercado de flores moderno, nem sempre mantêm características e propriedades reconhecíveis. Além disso, com a intenção de cultivar um antúrio a partir de sementes, o florista deve saber que as flores terão que ser polinizadas artificialmente.
Se você olhar para a inflorescência antúrio, você pode ver que a espiga consiste de pequenas flores bissexuais que florescem gradualmente a partir de baixo, na direção do pedúnculo. A princípio amadure os pistilos, e só depois de 20 a 25 dias há um pólen, isto é, o estágio masculino de floração começa.
Na natureza, flores perfumadas de antúrio atraem muitos insetos, conduzindo a polinização, transferindo o pólen de uma inflorescência para outra.
Mas em casa esse papel terá que assumir o dono da fábrica. Para fazer isso, você precisa estocar uma escova macia fina, escolher um dia ensolarado e, tomando pólen de uma inflorescência, polinizar com outra espiga. Para a probabilidade de obter frutos foi mais, polinização inflorescências necessidade de 5-8 dias.
Dependendo das espécies cultivadas, um antúrio no lugar de uma inflorescência pode amarrar entre duas e várias dúzias de bagas. A maturação dura de 8 a 12 meses, enquanto os frutos maduros têm uma forma, cor e tamanho diferentes. Para descobrir que a baga de anturium está madura, é possível pelo fato de ela se tornar visivelmente mais convexa e derramada. Às vezes, frutas suculentas praticamente saem da orelha, segurando um talo fino.
O número de sementes dentro do feto também varia. Como você pode ver na foto, as sementes de antúrio não são muito grandes, e como sua taxa de germinação diminui muito rapidamente, não será possível salvar o material da semente para uso futuro.
Para preparar as sementes para o plantio:
- purê de frutas maduras;
- O inóculo é removido da polpa e lavado;
- Os grãos são tratados com uma solução a 0,1% de permanganato de potássio.
Esta medida é necessária, porque as sementes de antúrio antes da semeadura não secam rapidamente, e estão ameaçadas de decomposição e formação de fungos.
Como as plantas adultas de antúrio, as sementes para crescer precisam de um ambiente de umidade e ar solto e permeável.
É melhor semear em recipientes planos com uma pequena camada:
- solo leve e estruturado misturado com perlita ou vermiculita;
- perlita ou musgo esfagno.
As sementes são colocadas em uma superfície úmida, pressionando facilmente o substrato, mas não polvilham. O recipiente de sementeira deve ser coberto com uma tampa, vidro ou filme, após o que é deixado a uma temperatura de 22 a 25 ° C.
Depois de 1,5-2 semanas você pode esperar que os primeiros brotos, e sua velocidade e qualidade da educação depende muito do grau de maturidade das sementes coletadas, e criar as condições para o crescimento. Antes de cultivar um antúrio de sementes, o florista terá que acumular paciência e saber de antemão que este é o método mais longo e trabalhoso de reprodução das plantas.
Os brotos de mergulho podem ser depois da abertura da primeira folha real, e as pequenas plantas são transplantadas para novos recipientes com mistura de solo, semelhante ao solo “adulto”, mas apenas com frações menores. À medida que as rosetas de antúrio cultivadas a partir das sementes crescem, elas são regularmente transplantadas, aumentando gradualmente a distância entre as plantas.
Em vasos individuais, com um volume de 100-200 ml, o antúrio pode ser traduzido quando o tamanho da roseta atinge 5-7 cm.
Como no caso de plantas mais antigas, as mudas são transferidas para um novo contêiner quando o sistema radicular absorve totalmente o volume alocado para ele. Se o antúrio é inicialmente plantado em recipientes espaçosos, a planta se desenvolve mais lentamente, e aumenta o risco de flacidez do solo devido ao seu sobre-aquecimento.
Em casa, os antúrios das sementes entram no período de floração não antes de um ano e meio ou dois anos.
Apesar do grande número de plantas obtidas durante a reprodução das sementes, nem sempre a sua floração satisfaz completamente as necessidades do florista. Isto é devido ao fato de que a maioria das variedades atuais de antúrio são híbridos.
A progênie de tais plantas, obtidas a partir das sementes de antúrio, pode diferir drasticamente dos espécimes parentais. Isso se aplica não apenas ao tamanho da roseta e à altura da planta. Na maioria das vezes os amantes da planta de casa estão decepcionados que as flores Antúrio não são como a geração anterior ou a aparência ou cor de brácteas.
Portanto, a reprodução de sementes é adequada apenas para plantas varietais, e os híbridos são melhor propagados por um método vegetativo popular.