Crescer pahistahis em casa, cuja espécie será descrita mais adiante, é bastante simples. O principal é observar certas condições e levar em conta as características de uma determinada espécie de planta.
Pahistahis é uma planta da família Akantov, seu nome é traduzido literalmente como “ouvido grosso”. A terra natal deste arbusto perene incomum e muito brilhante são as florestas tropicais da América, as costas no leste da Austrália e as florestas tropicais no leste da Índia.
O gênero pahistahis inclui cerca de 7-17 espécies de plantas. Mas o mais popular e adequado para crescer em casa são os seguintes tipos:
- pahistahis amarelo;
- pahistahis vermelhos;
- pahastahis brilhantes;
- pahistahis caliptrocalis.
As espécies restantes podem ser encontradas apenas nos habitats naturais dos pahistashis, elas não são cultivadas por humanos.
Pachistahis amarelo
Este tipo de plantadores costuma comprar para decorar a sua casa. É um arbusto erecto Evergreen cuja altura pode atingir os 100 – 120 centímetros hastes na parte superior da planta coberta por uma fina crosta de cor verde escuro, enquanto que a parte inferior -. Lignificada. As folhas brilhantes esmeralda dos pachistahis têm um oval, alongado e estreitado à forma básica. Sua largura é da ordem de 5-6 cm, e o comprimento varia de 15 a 20 cm, as folhas são transversais, opostas.
No período de floração, nomeadamente desde o início do verão até ao início do outono, florescem grandes flores de 10 a 15 cm de comprimento, que se assemelham à orelha, no amarelo do pachistachis. Ao longo do tempo, flores brancas, creme ou ligeiramente amareladas de forma tubular se desdobram de cada bráctea, localizadas na orelha. Seu diâmetro é de apenas 5 cm.
Esta é uma espécie de planta bastante despretensiosa. No entanto, requer rega abundante e pulverização frequente na estação quente. Quando pulgões, cochonilhas ou moscas-brancas aparecem no tronco e nas folhas da planta, a pahistahisis deve ser tratada com um agente protetor usual.
Pahistahis vermelhos
A terra natal desta espécie é a floresta tropical da América do Sul. Pahistahis vermelho, em contraste com as espécies amarelas, tem brácteas de cor verde escura. Deles mais belos e incomuns halos vermelhos brilhantes estão florescendo.
Em altura, os pahistahis vermelhos podem atingir dois metros. É por isso que esse tipo de planta não é praticamente cultivado em casa, mas é ótimo para o cultivo em grandes estufas. Na superfície brilhante das folhas ovais verde-escuras, algumas vezes podem aparecer veios e divórcios castanhos. O começo da floração está no meio da primavera.
Espiguetas Pahistahis
Este é talvez o tipo mais exigente de pahistahis. É por isso que quase nunca é cultivado em casa, pode ser encontrado em estufas e jardins botânicos.
Na aparência, as espiguetas pahistahis se assemelham aos pahistahis vermelhos. Em altura, pode atingir um metro e formar um arbusto bastante espesso e viçoso. A bráctea é uma cor verde escura completamente indefinida, mas no período de floração nela se forma um grande número de corolas vermelhas brilhantes. Uma folha brilhante de cor esmeralda pode atingir um comprimento de 25 cm.
Pahistahis caliptrocalis
Esta espécie pode atingir 2 metros de altura, razão pela qual raramente pode ser encontrada em uma casa ou apartamento, na maioria das vezes cultivada em estufas. O tronco dos pahistahis caliptricalis é consideravelmente mais estreito que nas outras espécies. As folhas têm uma forma oval, pinada, estão localizadas em frente, ligeiramente esticadas até as extremidades. Lâminas de folhas jovens são pintadas de cor marrom escura, que é posteriormente substituída por esmeralda.
Características do cuidado
Apesar da despretensão relativa do mato, ainda tem alguns requisitos para o cuidado:
- alta umidade;
- iluminação suficiente;
- temperatura acima de + 16-20;
- reação ácida do solo;
- boa drenagem.
Pachistahis em crescimento em casa, cujos tipos foram descritos acima, exigem que certas condições sejam observadas. A planta pertence à espécie tropical amante do calor e amante da luz, que prefere uma luz bastante clara mas difusa. Recomenda-se cultivar arbustos nas janelas da parte leste ou nordeste da casa.
Para criar condições tão próximas do natural quanto possível, a temperatura na sala deve ser de pelo menos + 16 ° C. Temperaturas mais baixas resultarão em queda abundante das folhas e uma longa restauração da planta. No verão, a planta é recomendada para tirar na varanda.
O solo para arbustos tropicais é preferencialmente escolhido com reações ácidas e com boa permeabilidade ao ar. Também é necessário ter uma camada de drenagem de claydite com uma espessura de 2,5-3 cm Para o crescimento mais confortável de pahistahisu, é necessário um vaso de flores com um volume de pelo menos 2,5-3 litros.
Para obter uma cultura alta e disseminada, vale a pena cultivar uma planta em um vaso de flores. Para que o pahystahis pareça um arbusto exuberante com um grande número de inflorescências, recomenda-se plantar 3-4 plantas por um vaso de flores baixo de grande diâmetro.
Como os pahistahis pertencem a plantas tropicais, é particularmente exigente pelo aumento da umidade do solo. É necessário regar regularmente a planta com água parada à temperatura ambiente. No inverno, a rega é reduzida ao mínimo. E na estação quente o arbusto requer pulverização adicional.
No período que vai do começo da primavera até o começo do outono, o mato pode ser alimentado com fertilizante complexo duas vezes por mês. Isso vai ter uma floração mais brilhante e abundante.
Transplante a planta é necessária uma vez por ano, na primavera. Se a planta vem crescendo há muito tempo, é suficiente uma vez a cada dois ou três anos. Para formar um arbusto espesso e exuberante, você pode cortar pahistahis. Graças a isso, será possível esconder o caule exposto da planta.
A reprodução dos arbustos é feita por pecíolos apicais na primavera ou no verão.
Aparentemente, pahistahis refere-se a um pouco despretensioso, mas, no entanto, exigindo condições especiais para as plantas. O cuidado adequado e conformidade com todas as recomendações irá crescer uma planta exótica em casa excepcionalmente bonita!