Florescendo, de, amaryllis, belladonnaA história do gênero Amaryllis, que faz parte da mesma família de plantas bulbosas, começou em 1753 graças a Karl Linnaeus. Seu nome é amaryllis devido à heroína de Virgílio. Em grego, amarysso significa “espumante”, mas, ao mesmo tempo, o nome da cultura, semelhante a Amarella, lembra a amargura e a toxicidade da lâmpada de amarílis.

Apesar da atenção do famoso botânico, a sistemática deste gênero por muitos séculos tem sido intrincada e imperfeita. Além da verdadeira amarílis africana, como na foto, o gênero esteve intimamente relacionado às plantas do continente sul-americano por muito tempo. No entanto, com a semelhança das plantas, foram reveladas sérias diferenças nos métodos de reprodução e outras características das culturas.

Acabar com as disputas de cientistas e, finalmente, esclarecer a classificação foi apenas no final do século XX.

Somente em 1987, o Congresso Internacional de Botânica chegou à conclusão de que era necessário rever a divisão da família Amaryllis em gêneros. Hoje, espécies americanas de plantas bulbosas ornamentais são excluídas do gênero Amaryllis e formam seu próprio gênero Hippeastrum.

Descrição de amarílis e sua floração

Bulbo de AmaryllisBulbos Amaryllis são grandes o suficiente, em diâmetro, atingindo 5-10 cm.Eles têm uma forma oval ou ovóide e uma camada de escamas secas finas. No final do verão, no hemisfério sul, que cai em fevereiro-março, uma rosa-flor nua se eleva acima da lâmpada, de 30 a 60 cm de altura.

A inflorescência em seu topo consiste em várias flores rosa, cujo batedor em forma de funil no momento da dissolução completa pode atingir 10 cm de diâmetro. Na aparência, o amarílis tem muito em comum com o hippeastrum.

A corola é composta por seis pétalas pontiagudas.

Flores são anexadas ao topo do pedúnculo em 2-20 pedaços.

As folhas da amarílis que aparecem após a inflorescência têm um comprimento de até 50 cm e são opostas entre si na base do pedúnculo.

Após a polinização no lugar da flor, uma caixa de frutas com sementes de amarílis é formada.

Related  Por que seu Croton seca e deixa cair

Sementes de amarílisMas se as sementes dentro do feto têm uma cor preta e uma forma achatada no hippeastrum, então no amarílis há pequenos bulbos de cor esverdeada, esbranquiçada ou rosada sob a cobertura da cápsula.

Apesar dessas diferenças, a força do hábito é extremamente alta, de modo que os hippeastrums ainda são erroneamente chamados amaryllis.

Que a cultura crescente na casa regularmente floresceu e deu à prole, é importante identificar com precisão um espécime específico e escolher a agrotecnia correta.

Tipos de Amaryllis e Origin

Amaryllis de vasos de floresAmaryllis belladonna por mais de dez anos permaneceu a única espécie no gênero. Mas em 1998 em sua terra natal foi encontrada outra planta intimamente relacionada, chamada Amaryllis paradisicola.

Em comparação com a amarílis, a beladona paradisicola tem folhas mais largas, e o número máximo de flores na inflorescência pode chegar a 21 versus 12.

Em Belladonna, a corola das flores pode ter uma cor diferente de rosa pálido a roxo ou roxo.

O novo tipo de flores é uniformemente rosa, e a saturação da tonalidade sobe à medida que se desdobra.

Além disso, chegando às cortinas do Amaryllis paradisicola, é impossível não sentir o forte aroma das flores, lembrando o cheiro de narcisos, também incluído na família dos Amaryllis.

Amaryllis beladona em estado selvagemPátria do amaryllis, seja uma espécie beladona ou paradisicola é a África do Sul. E essas plantas são encontradas em áreas estritamente limitadas. Por exemplo, amaryllis belladonna é um habitante nativo da província do Cabo, onde pode ser visto em encostas costeiras molhadas. Paradisicola prefere lugares mais secos e montanhosos, muitas vezes povoando afloramentos rochosos e screes de montanha.

Por causa das grandes sementes pesadas, a amarílis de ambas as espécies forma aglomerados densos na natureza. Caindo durante a estação chuvosa no solo, os bulblets brotam rapidamente, criando cortinas extensas em uma área muito limitada.

Amaryllis paradisicolaMas no jardim e em casa, as plantas toleram bem as monoculturas. Crescendo no campo aberto é limitado pela baixa resistência ao congelamento da cultura. Em primeiro lugar, as geadas afetam as folhas da amarílis e suas flores, mas a geada severa danifica os bulbos e afeta negativamente a floração futura.

Related  Tipos e graus de tapetes vivos terrestres de zhivichki

Em casa, o amaryllis floresce depois de um longo período seco, terminando em março ou abril. Portanto, no povo das plantas são conhecidos como o lírio da Páscoa, embora com lírios reais esta cultura é associada parentesco extremamente distante. Por causa da falta de folhas durante a floração, a amarílis é chamada de “mulher nua”.

Flores grandes e perfumadas de amarílis, como na foto, atraem muitos insetos. Durante o dia, os principais polinizadores das plantas são as abelhas e, à noite, colheres piscam sobre as cortinas cor-de-rosa.

Amaryllis cultural e seus híbridos

Amaryllis brancoA visão da beladona foi cultivada no início dos anos 1700. Os bulbos da Amaryllis foram exportados para a Inglaterra, depois para o sul da Austrália e para a América. Foi na Austrália, no início do século XIX, que as plantas híbridas foram obtidas pela primeira vez. Hoje, não é mais possível conhecer sua natureza, mas eles se tornaram a base para a obtenção de amarílis, cujas cores diferem das naturais.

À disposição dos cultivadores de flores estão plantas que abrem as corolas de um tom púrpura, pêssego, quase vermelho e mesmo absolutamente branco.

Na amarílis branca, na foto, diferentemente das variedades rosas, as hastes são completamente verdes e não possuem tonalidade azul ou púrpura. Criadores de plantas modernas têm plantas com coronais, que são decoradas com listras e veias, que têm bordas lindamente escurecidas ou há centros amarelos claros. Em contraste com a amarílis selvagem, as variedades culturais geralmente formam uma inflorescência hemisférica.

AmarrinumA visão da amaryllis belladonna já em nosso tempo foi usada para cruzar com o krynum de Murray. A espécie híbrida resultante foi denominada Amarcinum (Amarcrinum). E hoje a planta produz variedades surpreendentemente belas e diversificadas.

Related  Aquilegia de muitas faces: fotos de flores e descrição de espécies

AmarygiaOutro híbrido de amarílis foi obtido através do cruzamento com Josephine brunswigia. Foi chamado Amarygia.

Toxicidade de amaryllis

Cores diferentes de amaryllis

Amaryllis não é apenas bonita. Eles podem ser perigosos para pessoas e animais de estimação.

Nos bulbos de amarílis, suas folhas e caules existem compostos tóxicos, incluindo amaryllidine, fenanthridine, licorin e outros alcalóides, quando ingeridos de que uma pessoa experimenta:

  • vômito;
  • abaixando a pressão sanguínea;
  • depressão respiratória;
  • desconforto intestinal;
  • letargia;
  • aumento da salivação.

Amaryllis florescimentoA concentração de substâncias tóxicas é baixa. Portanto, para uma planta adulta humana é perigoso em uma extensão insignificante, mas para crianças e animais domésticos, amarílis é venenosa. Aos primeiros sinais de problemas de saúde e suspeita de ter uma lâmpada ou planta verde no trato intestinal, você precisa consultar um médico.

Um estágio grave de envenenamento ameaça interromper a respiração e causar um efeito negativo no sistema nervoso. Na maioria das vezes esse problema afeta o gado, por exemplo, cabras e vacas pastando ao lado de jardins de flores.

A venenosidade da amarílis afeta aqueles que sofrem de dermatite de contato. O suco da planta pode irritar a pele, por isso é mais seguro trabalhar com luvas.

Vídeo sobre a bela Amaryllis