Se você quer cultivar uma planta espetacular, pouco exigente e rara, deve prestar atenção à flor de caleria da família de Gesneriev. A planta floresce lindamente e é muito fácil cuidar dela. As espécies mais populares que crescem em casa – fúcsia é fistulose, kaleeria adorável, calistula fofo. Os requisitos agrotécnicos para todas as espécies são quase idênticos. A planta é bem adequada para a floricultura decorativa.
Descrição de uma flor de um kalery
Existem cerca de 65 espécies dessa planta, que na natureza podem ser vistas nas regiões tropicais da América Central. Sua característica distintiva – localizado em frente um do outro, folhas pubescentes com uma variedade de cores, de verde brilhante para bronze. Mas a principal razão pela qual uma flor de caleria, como na foto, se tornou popular entre as plantas de interior é a das flores originais. A planta as forma da primavera ao outono com pequenas interrupções.
Flores lembram sinos modificados que têm uma corola alongada. Sua coloração pode ser diferente: do rosa ao marrom escuro, com impregnações de tonalidade diferente. Na maioria das vezes nos híbridos cultivados em casa, que têm um longo período de floração.
Características do cuidado
Esta planta atrai e surpreende com suas lindas flores. Kaleria, como na foto, em casa não precisa de cuidados especiais. Ela cresce bem no calor, na ausência de correntes de ar. É importante apenas garantir que seja sistematicamente regada.
Temperatura e iluminação
Na primavera e no verão, o mais adequado para floração intensiva e boa condição de flor é a temperatura de 20 – 25 ° C. Após a transição da planta durante o período de descanso, a temperatura deve ser reduzida. A temperatura ideal será de 16 -17 ° C. É importante levar em conta que a planta não tolera correntes de ar.
Para se sentir bem, as cores do kalerya precisam de iluminação difusa e falta de luz solar direta. Neste caso, as folhas da planta tornam-se brilhantes e densas. Ótima localização – janelas, com orientação leste e oeste. Se as janelas tiverem uma orientação meridional, a caleria é levemente afastada da luz para que suas folhas não fiquem amareladas. Quando as plantas são colocadas nas janelas voltadas para o norte, elas podem não ter luz suficiente.
No inverno, a flor de caleria também precisa fornecer a quantidade necessária de luz.
Rega e Umidade
A flor deve ser regada moderadamente durante o crescimento ativo. Começando na primavera, depois do seu despertar, e até a queda, até florescer. É necessário seguir o solo. No calor, o cuidado em casa para o clerical consiste em rega frequente para evitar a secagem da terra. No inverno, a água é raramente, como o solo seca.
Se a parte acima do solo da caléria tiver morrido, a rega continuará de qualquer maneira, porque na sua ausência a raiz secará completamente.
A planta prefere umidade aumentada. Se o ar estiver muito seco, por exemplo, no inverno na estação de aquecimento, o pote de caleria deve ser colocado em um palete com argila e água expandida. Mas, que o pote não toca a água.
Para criar um ambiente úmido, você pode pulverizar o ar com água à temperatura ambiente. Não pulverize a flor em si, porque ela tem folhas. Deve ser lembrado que, se a água entrar nas folhas da planta, manchas escuras podem aparecer nelas.
Transplante e substrato
Se necessário, o enxerto pode ser feito na primavera. Os produtores experientes aconselham não separar o solo das raízes, mas simplesmente transplantá-lo em um novo vaso largo e raso. Substrato para cultivo é criado a partir de turfa, solo foliar, turfa e areia na proporção de 1: 2: 1: 1. É útil para suplementar o solo com carvão, que absorve o excesso de umidade, o que afeta negativamente o sistema radicular.
A escolha da panela depende diretamente do tamanho do rizoma da flor da Kaleria. A opção mais adequada não é um vaso profundo, mas espaçoso, com um diâmetro de 15 cm, que pode ser de cerâmica ou plástico. É preferível usar um pote de cerâmica porque retém a umidade por mais tempo e as raízes não superaquecem. Além disso, ao colocar flores na janela, o pote de cerâmica adicionará estabilidade a elas.
Para a flor cresce bem e floresce, precisa ser fertilizada. Para isso, 1-2 vezes por mês, fertilizantes complexos são introduzidos no solo, que são adequados para plantas com flores.
O período de floração intensiva de caleria cai no verão-outono. Durante o resto, a vida da planta não pára, pois o cuidado da flor com a caleria em casa é uma irrigação periódica.
Métodos de reprodução
A demanda por calorias também é que três variantes de sua reprodução estão disponíveis em casa. Isso é bastante raro em plantas tropicais exóticas.
As calorias podem ser propagadas de várias maneiras:
- sementes;
- estacas;
- divisão do rizoma.
Reprodução por sementes
As sementes precisam ser plantadas em substrato de solo foliar e areia. Polvilá-los com a terra não é necessário, mas apenas polvilhe com água, em seguida, cubra com polietileno. Recipientes com sementes de caleria devem ser colocados em um lugar quente. Ótima para germinação é a temperatura de 23 ° C.
Quando as mudas estão subindo, elas devem ser plantadas a uma distância de 2 cm no solo da mesma composição. O solo precisa ser pulverizado regularmente com uma pistola de pulverização. Após 1,5 meses, as plantas cultivadas devem ser novamente semeadas a uma distância de 3 cm.
Nos potes pessoais, as mudas podem ser plantadas quando crescem e crescem mais fortes. Cada flor de um kalerya precisa de um vaso de flores com um diâmetro de 7 cm.O substrato para mudas é composto dos seguintes elementos:
- chão de relva – 1/2 parte;
- folha de terra – 2 partes;
- areia – 1 parte;
- turfa solo – 1 parte.
Antes do mato ser formado, as mudas são picadas com a ponta para estimular o desenvolvimento de brotações laterais.
Corte
Para propagar o kalery por meio de estacas, corte a ponta da brotação e plante-a em um recipiente com terra e areia frondosa. O substrato é umedecido e coberto com um filme plástico. O solo deve ser ventilado e regado diariamente.
Para iniciar as raízes de Kalerya deve ser de 2 semanas. Quando o processo jovem começa a crescer, ele deve ser transplantado em um vaso individual.
Para estimular a formação de raízes, as estacas antes do plantio podem ser colocadas por 2-3 horas em uma solução de estimulantes.
Em vez de brotos, você pode usar folhas. Eles devem ser colocados na água ou colocados em areia úmida. Mas suas raízes são formadas mais lentamente, por vários meses.
Divisão da raiz
Em casa, é mais fácil criar kalery dividindo a raiz. Para fazer isso, na primavera, durante o transplante da flor, você precisa dividir as raízes tuberosas com a ajuda de uma faca afiada. Coloque o corte com carvão e deixe secar ligeiramente. Em seguida, coloque-os em vasos individuais. As raízes devem ser aprofundadas alguns centímetros no solo e regadas. Depois de um tempo, uma nova planta deve crescer a partir de cada parte da raiz.
Requintado, incomum, simples no cuidado e reprodução de caleria vermelha pode crescer até mesmo um iniciante em floricultura. Se você seguir todas as regras, por muito tempo agradará aos outros com suas lindas e brilhantes flores.