Dracaena com um tronco esguio e uma capa exuberante de folhagem longa e dura é muito semelhante a outra planta do sul – uma palmeira. Na natureza, tanto uma como a segunda cultura se distinguem pelo seu crescimento. Mas se a palmeira não limitar seu crescimento para cima, então, para uma flor na sala, isso se torna um problema sério.
Não só isso, a maioria das variedades domésticas são capazes de atingir alturas de até 2-3 metros. Sem medidas restritivas, as plantas perdem a decoração. Dracaena troncos nua, alongar e um pequeno número de folhas permanece apenas nos topos de relutantemente ramificação brotos lignificados.
Como em casa multiplicar o dracenus?
Diante de tal situação, os iniciantes muitas vezes procuram se livrar de um animal de estimação enorme. Mas por que comprar uma nova planta quando já existe um exemplar que é fácil retornar à sua antiga beleza? Além disso, é uma excelente fonte de material de plantio para a propagação da dracaena em casa!
Mas como é que a raça Dracaena? Em condições de um solo fechado praticamente não floresce, para conseguir a ocorrência de tiros laterais também é extremamente preocupado, e as novas plantas das raízes só aparecem em casos excepcionais.
Existem várias maneiras de obter descendentes de Drachen, e a maioria deles não exigirá conhecimento especial e grandes esforços do florista. Em um apartamento, uma planta pode ser propagada com:
- estacas apicais;
- hastes do caule;
- camadas de ar;
- sementes.
Os dois primeiros métodos de propagação de dracaena em casa são mais preferíveis. Eles são fáceis e dão um resultado quase garantido.
Quando é melhor propagar a dracaena em casa e como preparar adequadamente o material de plantio? É possível verificar na prática a facilidade da reprodução de dracaena na primavera. Neste momento, não apenas os processos de crescimento são ativados, mas também as forças de proteção das plantas. Portanto, mesmo o método mais demorado é obrigado a dar um resultado inicial. Mas as tentativas de enraizar estacas no inverno ou no outono costumam falhar.
Reprodução de dracaena por estacas apicais
Se a casa tiver uma dracaena adulta, que perdeu seu apelo anterior, é hora de atualizá-la e cultivar uma cópia jovem com ela.
Coberto com folhas, o topo da parte aérea com uma parte da haste é cortado com uma faca afiada. É ideal se o cisalhamento perpendicular ao tronco estiver a uma distância de 15 a 18 cm da última folha. Do caule, retire todos os restos de folhas e folhas velhas. Depois disso, a futura muda de dracaena é seca por 2-3 horas nas condições do ambiente.
Raiz do drenzen levado para a propagação em casa, o talo pode ser:
- em água comum com uma pequena adição de estimulante de raiz e carvão;
- em uma mistura de carvão esmagado, areia e turfa;
- em vermiculita ou perlita à escolha do florista;
- Em solo vaporizado para dracaena ou espécies decorativas de palmeiras.
Estacas de raiz devem ser colocadas sob as condições de uma estufa ou sob um abrigo de filme, a umidade dentro do qual pode ser regulada por aeração. Para este propósito, o abrigo é aberto duas vezes por dia, durante 15 a 20 minutos.
Deve ser lembrado que a dracena, propagada em casa por estacas, não gosta da umidade excessiva do solo.
Para evitar que a casca da raiz apodreça ou resseque, rega regular, mas muito arrumada e mantendo a temperatura dentro de 20-22 ° C é necessária. As mudas são boas para pulverizar. Só a água é melhor tomar um calor e necessariamente contido. Da mesma forma, com a ajuda de um spray, as plantas podem receber a primeira fertilização em sua vida.
Um estudo detalhado do processo e obter respostas para as questões de interesse vai ajudar o vídeo, como multiplicar o dracene em casa.
O talo com o sistema radicular deixado após o corte não vale a pena jogá-lo fora! Se você cobrir o corte superior com um pacote, e colocar a planta em uma panela no fogo e moderadamente regada, em seguida, após cerca de um mês na haste se tornará notório rebentos laterais acordados. Eles darão à vida futura um dracene renovado de vários canos.
Reprodução de dracaena por estacas da haste
Se o caule for muito comprido mesmo depois de aparado e é uma pena jogá-lo fora, é possível em casa fazer a propagação da dracaena através de estacas obtidas não a partir do topo, mas a partir do meio da parte aérea. A mesma técnica será útil se, em raízes saudáveis, a parte superior da planta estiver murcha ou podre.
Para obter estacas, um caule saudável é cortado em fragmentos de 10 a 15 cm, de modo que o corte é passado exatamente ao longo do local da dobra anterior da folha. Locais de cortes devem ser lisos e limpos, sem rachaduras ou descolamento de tecidos.
O enraizamento é semelhante ao primeiro método de propagação de dracaena por estacas. Mas para organizar pedaços de brotos em um substrato, neste caso, é possível não só verticalmente, aprofundando por alguns centímetros, mas também horizontalmente, pressionando levemente em uma mistura úmida do solo.
Se o enraizamento das estacas apicais produz apenas raízes, então durante o cultivo da dracaena a partir do caule cortado, além das raízes, brotos dos rins em repouso também brotam. Normalmente, o sistema radicular se desenvolve após 1-1,5 meses, e os primeiros brotos nas estacas são mostrados mesmo após 2-4 semanas.
Propagação do dracênio por camadas aéreas
Quando a planta é pequena e obtém estacas para abrigar o dracen em casa, enquanto é impossível, use outro método:
- No caule da planta, sob a folha anterior, o local da futura formação das raízes é marcado e uma pequena incisão transversal é feita aproximadamente no meio do tronco.
- Para não ficar coberto, insira um fósforo ou palito no slot.
- Em torno do entalhe, o tronco é envolvido com sphagnum e coberto com um pacote
- É importante que o musgo sob o filme não seque, seja umedecido com uma pistola.
- Quando as raízes crescem através do esfagno, a barra é removida e a muda independente é cortada da planta mãe.
Muitas vezes, no local abaixo do corte, para o tempo passado, o começo de tiros forma-se, que se tornam novos troncos de dracaena.
O germe separado é enraizado no solo para plantas adultas, e por uma semana é útil colocá-lo em uma estufa ou cobrir com um frasco grande para aclimatação acelerada.
Este método é mais complicado do que a propagação de dracaena por estacas tiradas do caule ou do topo da parte aérea, mas com os devidos cuidados, a muda jovem cria raízes e cresce muito mais rapidamente.
Propagação de Dracaena por Sementes
Em casa, causa floração e, mais ainda, obter sementes é extremamente difícil. Se houver um material de plantio tão raro à disposição do florista, você não deve hesitar.
Sementes de dracaena são enterradas no solo somente em forma fresca, mas antes disso elas são completamente limpas dos restos mortais do feto e por 10-15 minutos imersos na solução estimulante do crescimento:
- As sementes secas são semeadas na superfície de uma mistura desinfetada de turfa e areia úmida.
- Levemente polvilhado com terra, coberto com um filme ou colocado em uma estufa para germinação. Sementes brilhantes requerem luz e uma temperatura constante de cerca de 25 ° C.
- Até que as sementes tenham subido, o viveiro é ventilado regularmente, tentando não deixar o ar frio e a condensação caírem sob o filme.
- Brotos desfavoráveis devem ser esperados após 25 a 30 dias.
Pequenos dracenas são gradualmente dados para se acostumar com o ar interno. E então as plantas são mergulhadas e transferidas para potes separados.
Esta é a maneira mais difícil e incomum de reproduzir a dracaena em casa, mas também pode dar frutos e encher a bagagem do conhecimento do florista sobre uma interessante cultura de ambiente.