Entre os parentes, a ficus de Benjamin se destaca com uma pequena folhagem graciosa e uma coroa que se espalha. Com o advento de novas variedades de plantas, sua popularidade está crescendo e, para muitos produtores, a questão se torna urgente: “Como multiplicar a figueira de Benjamin?”
Todas as fichas são resistentes e muito tenazes. Seus brotos, em contato com o solo, formam raízes e dão vida a novas plantas. Raízes aéreas, descendo até o chão, fornecem nutrição adicional para a coroa crescente. Até mesmo a forma incomum da fruta é como se os pássaros comessem a carne da carne e depois espalhassem as sementes.
Mas como multiplicar Ficus Benjamin em casa? Existem algumas características e armadilhas? Plantas desta espécie reproduzem vegetativamente sem complicações. O método mais comum é o corte, desta forma a maioria das plantas é propagada. Entre eles há hibisco, limão.
Reprodução de figueira por estacas de Benjamin
Para obter jovens ficus, não é necessário levar apenas as partes apicais dos brotos. A planta se desenvolve enraizando as estacas do caule com os brotos dormindo nas axilas das folhas.
Se o material de plantio para a reprodução da figueira de Benjamin for pequeno, um único rim dará vida à parte aérea.
As estacas são cortadas de uma planta adulta para que:
- a fundação da futura plântula era semi-madura, isto é, ainda flexível, mas não mais verde, como brotos recém-emergentes;
- Na haste havia 4 a 6 folhas desdobradas.
Em seções de hastes, em todas as variedades de fichas, o suco leitoso é excretado. Antes de enraizar, é removido sob água corrente ou com um pano macio. Folhas inferiores, interferindo no enraizamento, são cortadas:
- Estacas verdes e imaturas são quase impossíveis de enraizar. De uma permanência prolongada em água ou em um substrato, eles apodrecem e morrem.
- Se o florista tem apenas fragmentos de adultos, ramos lignificados, então há uma chance de obter raízes.
Como enraizar o ficus de Benjamin no último caso? A base dos cortes é cortada com uma faca muito afiada ao longo do caule. Pode haver várias incisões desse tipo. Para garantir que partes dos cortes não entrem em contato, um fósforo ou palito de dentes é feito entre eles. O método original permite estimular a formação de raízes em estacas convencionais, bem como o uso de amantes bonsai para plantas em miniatura formas mais bizarros.
Ao propagar a figueira de Benjamim, as mudas estão enraizadas de várias maneiras:
- na água;
- em perlita;
- em um substrato leve e solto, por exemplo, composto de turfa, carvão picado e areia.
A uma temperatura do ar de pelo menos 20 ° C e alta umidade, as raízes são formadas após 2-4 semanas. Para acelerar o processo, use uma estufa ou cubra um recipiente com cortes em um pacote tridimensional.
As raízes formadas durante a reprodução da figueira de Benjamim são poderosas o suficiente. Quando eles crescem alguns centímetros. É hora de transferir a muda para o local permanente de “residência” no solo.
Para um jovem ficus, construindo de bom grado e rapidamente o sistema radicular, pegue um substrato aerado e permeável à umidade. Às vezes, faça a mistura do solo sozinho. Como exemplo, você pode trazer o solo com base na folha e terra, turfa e perlita. Em tal solo, o ficus terá uma nutrição adequada e estará ancorado com segurança.
Nas primeiras semanas de aclimatação, as mudas são cobertas com um pacote que é retirado quando a planta dá suas primeiras folhas.
Em casa, a reprodução do ficus de Benjamin pode ser feita usando estacas com apenas uma folha e um pequeno pedaço de caule. O principal é ter um rim viável e saudável no seio.
Neste caso, o escape dos interstícios é cortado em partes separadas que são secas imediatamente guardanapo e plantadas no substrato. O iniciador deve chegar à base do pecíolo, a mesma placa de chapa nitidamente dobrada e presa num tubo. Isso não permitirá que a muda evapore muita umidade preciosa para uma planta pequena.
Reprodução de Benjamin Ficus por camadas
Este método é usado:
- se a planta está relutante em dar crescimento jovem, mas em abundância já existem rebentos lignificados adultos;
- amantes do bonsai, que querem obter um monte de ficus dos caules das raízes do ar.
Como enraizar o ficus de Benjamin com a ajuda de camadas de ar? O método é semelhante à reprodução da figueira com a ajuda de um desbaste.
Em um ramo ou tronco lignificado, sem afetar a madeira, faça um corte anular da casca. Tecido nu é tratado com um estimulante de crescimento e envolto com um esfagno molhado ou mistura de solo com base nele. No topo do design, fixe o filme, fixando firmemente suas bordas com fita, fio ou linha.
Quando as raízes se tornam visíveis através do filme, elas são liberadas, e as mudas obtidas da parte aérea são cuidadosamente cortadas abaixo do sistema radicular. O plantio posterior de tal planta é realizado de maneira tradicional, e o ponto de corte na planta-mãe é tratado com carvão vegetal ou moído.
Como Benjamin Ficus se multiplica? Embora a reprodução de sementes da cultura em casa não seja praticamente utilizada por causa da intensidade do trabalho, é indispensável na criação de novas variedades e híbridos. E para obter um grande número de plantas do mesmo tipo, por exemplo, para jardinagem ou uso comercial, hoje recorremos à clonagem. Neste caso, a reprodução industrial do ficus de Benjamin é realizada a partir de fragmentos de tecido foliar.