Samambaia no interior da salaAs samambaias pertencem aos representantes mais antigos do mundo vegetal, sobreviveram aos dinossauros, testemunharam a evolução do homem e hoje crescem com sucesso não só na natureza, mas também na sala. A atenção para a planta da direção dos produtores de flores é explicada pela beleza das folhas figurativamente acidentadas e pelo fato de que cuidar da samambaia coberta em casa é bastante simples.

No planeta inteiro hoje há aproximadamente 10 mil espécies de samambaias, mas em coleções de fãs de plantas de interior, naturalmente, há menos variedades. Nos parapeitos das janelas estão as plantas mais despretensiosas e decorativas. Entre eles davaliya, asplenium, pteris, nephrolepis e outras espécies de diferentes partes do mundo.

A estrutura das samambaias

Ocupando uma posição intermediária entre musgos, algas e gimnospermas, as samambaias mantiveram as características dos representantes mais antigos da flora e, ao mesmo tempo, adaptaram-se com sucesso à vida em condições que mudaram ao longo de milhões de anos.

Uma nova folha da samambaia cresceEsta característica torna-se evidente quando se considera a estrutura da samambaia. Folhas, ou mais corretamente, vayi compõem a parte aérea das plantas e, como regra, destacam-se como uma forma figurada, pinada ou repetidamente cortada. As placas de samambaia jovens, ainda não abertas, estão firmemente enroladas em espiral.

À medida que se recuperam, eles se desenrolam, tornam-se mais escuros e mais densos. Sob a camada de solo são os rizomas de samambaias.

Como cuidar da samambaia em casa?

Ao cuidar de samambaias em casa, elas tentam criar um microclima que se assemelhe ao natural. Isso se aplica totalmente a:

  • temperatura do ar em diferentes épocas do ano;
  • umidade do meio ambiente;
  • iluminação;
  • frequência e volume de irrigação;
  • alimentação suplementar;
  • transplante.

Transplante de samambaiaA maioria dos fetos internos, como na foto, são de regiões tropicais ou subtropicais do planeta. Mas há habitantes indígenas de zonas com clima temperado. Para se adaptar às necessidades das plantas, todas as samambaias são protegidas contra correntes de ar e mudanças repentinas de temperatura, e também protegidas do sol escaldante.

Dependendo da espécie que está sendo cultivada, eles tentam manter uma temperatura aceitável. No verão, as plantas podem suportar aquecimento a 28-30 ° C, mas com outras condições de cuidado e maior atenção do proprietário.

Samambaia na varandaComo cuidar da samambaia, se esse máximo for excedido? A planta necessitará não só da protecção habitual da luz solar directa, mas também da irrigação frequente em dias particularmente quentes. Ele ajudará a encher todo o volume livre da panela com esfagno molhado ou colocar a flor em um florarium úmido. Uma solução útil será o reassentamento da samambaia durante todo o período quente sob o céu aberto.

Related  Peculiaridades do cultivo de clematis na Sibéria: plantio e cuidado, variedades de fotos

Mas com o início do outono, mesmo antes da primeira geada, o florista terá que encontrar um lugar fresco sob o teto para o animal de estimação verde. Parte da espécie está contente com o conteúdo a uma temperatura ambiente normal não inferior a 17 ° C. Mas há aqueles que estão mais confortáveis ​​em ficar a 14-16 ° C. A temperatura mínima admissível do conteúdo é de +10 ° C, se o ar for mais frio, ameaça super-resfriar os rizomas, o que é especialmente perigoso em solos úmidos.

Em casa, o cuidado com a samambaia coberta será muito simplificado se a panela for colocada na janela leste ou oeste. Aqui, as plantas não ameaçam as queimaduras solares, e a iluminação recebida é suficiente para o crescimento ativo e a manutenção da decoração.

Não esqueça que todos os membros da família reagem negativamente à poluição do ar, fumaça, exaustão do carro. Portanto, não o melhor lugar para uma flor é o quarto de um fumante ou uma varanda com vista para uma rua movimentada com tráfego intenso.

Composição de uma composição de samambaiasA frequência e intensidade da irrigação varia dependendo da estação. Quando o samambaia do quarto, como na foto, está crescendo ativamente, ele é regado com mais frequência, uma taxa de crescimento menor indica a necessidade de umedecer com menos frequência o solo.

Para os fetos, a irrigação excessiva e escassa é prejudicial. O primeiro caso ameaça com compactação e acidificação do solo, uma diminuição na intensidade da respiração e nutrição da planta. Embora as raízes não perecem, a flor rapidamente passa para um estado enfraquecido oprimido.

Samambaia bem conservada em vasosA secura do substrato leva à morte das folhas. Não espere que o turgor perdido e cores brilhantes vayi ganham vida após a retomada da rega. Mesmo com a retomada dos cuidados adequados, eles morrem, o que afeta negativamente a aparência da flor.

Related  Nós crescemos na casa de campo vários tipos e tipos de anêmonas

Como em casa cuidar de uma samambaia que perdeu toda a parte aérea? A planta afetada pela seca pode ser reanimada, conhecendo as sutilezas do ciclo de desenvolvimento da samambaia. A planta é removida e já está morta, e ainda permanece vayi verde, após o qual o pote é transferido para um peitoril da janela bem iluminado. Com regular, mas não muito abundante rega, a samambaia pode recuperar rapidamente. Um sinal de despertar será a espiral verde da nova folhagem que apareceu acima do substrato.

Efetivamente, ajudam a suportar plantas complexas com a inclusão de orgânicos e minerais. Eles são mantidos em uma base regular a partir do meio da primavera até o outono.

Transplantando uma sala de samambaia

Epífitas de samambaiasO melhor momento para transplantar uma samambaia é a primavera. Dependendo do tipo de planta da casa, o procedimento pode ter suas próprias características.

Uma vez que, entre as samambaias, não existem apenas plantas terrestres, mas epífitas, a preparação para esta etapa de cuidar de uma samambaia em casa terá que ser feita com antecedência. Para isso, eles selecionam:

  • Uma panela, cesto ou pedaço de madeira adequado para espécies epífitas;
  • Satisfazendo as necessidades da cultura solta, substrato necessariamente leve.

Transferência de epífitaEmbora as lojas ofereçam misturas prontas, para a maioria das plantas cultivadas em casa, é melhor perguntar mais sobre as solicitações do seu animal de estimação. Por exemplo, para epífitas, é preferível adicionar ao solo grandes fragmentos de madeira caída, casca cozida no vapor, musgo e aqueles dos trópicos requerem a inclusão de mais nutrientes no solo.

Reprodução de samambaias

Todos estão bem familiarizados com contos folclóricos de uma samambaia rica e uma flor da sorte de uma samambaia. Encontrar um milagre sem precedentes só é possível durante uma, a noite mais curta do ano, quando a samambaia floresce. E embora os heróis dos contos de fadas conseguiram obter uma flor mágica, de fato, para repetir o seu feito não está destinado a ninguém!

Related  Aterrissagem e manutenção de sparaxis de campo aberto

Esporos na folha de samambaiaDevido à sua estrutura, as samambaias não florescem. Mas como o samambaia se reproduz? O fato de que fetos mantiveram um dos métodos mais antigos para produzir descendentes por esporos.

Em casa, é usado muito raramente por causa da laboriosidade e da longa espera, quando os minúsculos germes de plantas penetram e crescem. Mas a reprodução por esporos não pode ser substituída, se for uma questão de cultivar espécies particularmente raras.

Reprodução de samambaias por esporosA reprodução de samambaias por esporos começa com a formação de esporângios, contendo esporos haplóides, nos vayas. Amadurecendo, eles se espalham nas partes próximas do solo, carregados pelo vento e pelos animais e, entrando em um ambiente favorável, germinam. Após a fertilização, a vida de uma nova samambaia começa, mas antes da formação de uma planta de alimentação independente, dependendo da espécie, pode levar vários anos.

Em condições de quarto, os adultos são divididos. É melhor tomar um procedimento bastante desagradável para a planta na primavera, combinando-a com o transplante em solo fresco.

A samambaia é dividida em rosetas separadas para que cada uma tenha:

  • várias folhas;
  • seu próprio ponto de crescimento;
  • suficiente para o crescimento do local do rizoma.

Reprodução de uma samambaia dividindo uma planta adultaExistem muitas maneiras de multiplicar as samambaias. Variedades individuais podem ser facilmente multiplicadas pela divisão dos brotos subterrâneos. Outros dão origem a um bigode peculiar. E as terceiras samambaias, a fim de acelerar a expansão e garantir aos filhos uma melhor chance de sobrevivência, tornaram-se vivíparas. Eles formam soquetes de filhas diretamente no vayah. Quando os embriões têm idade suficiente para levar suas próprias vidas, eles estão desmoronando e enraizados.

Finura de cuidados com samambaia em casa – video