Hoje, mais e mais adeptos da alimentação saudável decidem incluir na sua dieta farelo de trigo. É um produto obtido como resultado do processamento e produção de cereais. Por muito tempo foi considerado inútil e usado apenas como alimento para animais. No momento, muitas informações já são conhecidas sobre os benefícios do farelo de trigo. Seu uso é recomendado em muitas dietas. Com a ajuda do farelo de trigo, a condição é normal para muitas doenças. No entanto, para a recepção do farelo trazer apenas benefícios, você precisa conhecer algumas características do produto.
Farelo de trigo: benefício e dano, como tirar
A camada externa de grãos, que serve para a produção de farelo, é um poço de substâncias biologicamente valiosas. Ao mesmo tempo, o produto permanece de baixa caloria, por isso recomenda-se que especialistas ativos em nutrição saudável e nutricionistas.
Qualidades úteis do farelo de trigo são explicadas pela seguinte composição química:
- vitamina A;
- potássio;
- vitamina E;
- magnésio;
- sódio;
- fósforo;
- vitaminas do grupo B;
- cálcio;
- cobre;
- fibra, assim como fibra dietética;
- proteínas;
- iodo;
- ácidos graxos.
Nas lojas você pode ver tanto farelo de trigo granulado e não granulado. Não há diferença especial se apenas o produto for oferecido em sua forma pura.
O farelo comum é mais frequentemente produzido sem quaisquer aditivos. Mas na composição de grânulos muitas vezes pode estar presente açúcar, sal ou até mesmo várias fragrâncias, destinadas a melhorar o sabor. Portanto, se você deseja que a recepção do produto traga tanto benefício quanto possível, então vale a pena dar preferência ao farelo de terra.
O que é útil para farelo de trigo?
Contido no farelo de trigo substâncias têm um efeito benéfico sobre o corpo humano:
- Entrando no estômago, eles aumentam de tamanho, o que causa uma sensação de saciedade. Esta propriedade é especialmente importante para quem quer perder peso. Também ajuda a eliminar todos os desnecessários do intestino – toxinas, muco. Isso minimiza a probabilidade de constipação, bem como o desenvolvimento de câncer de cólon. É por isso que o farelo de trigo com constipação é recomendado por muitos nutricionistas.
- Fibra, que está contida na casca do grão em grandes quantidades, permite que você se livrar de disbiose. Vitaminas B estimulam a formação de suco gástrico.
- Sabe-se que o farelo ajuda e com problemas do coração e do sistema vascular. O uso do produto ajuda a normalizar o nível de colesterol no sangue. A probabilidade que haverá um infarto do miocárdio ou tais doenças do coração como um arrhythmia, diminui um tachycardia.
- Farelo de trigo, cuja composição é muito diversificada, insubstituível para problemas do trato gastrointestinal. Seu uso torna possível normalizar o processo de digestão no menor tempo possível.
- Na luta contra a obesidade, o farelo de trigo também ajuda, cujo teor calórico é muito baixo. A celulose ajuda com excesso de quilos, o que contribui para a lenta digestão de carboidratos pelo organismo. Há uma sensação de saciedade, já é difícil comer mais do que o planejado. Portanto, farelo de trigo para perda de peso é um remédio simples, mas eficaz. Ao mesmo tempo, o farelo é recomendado para diabetes mellitus, uma vez que seu uso pode retardar significativamente o processo de aumento da glicose no sangue.
- O farelo é igualmente útil para o corpo feminino e masculino. Ácidos graxos úteis, ou seja, ômega-3 e ômega-6, permitem manter o nível de estrogênio no estado normal. Adicionando o produto à dieta, você se protegerá da ocorrência de doenças como o câncer de mama. Os homens, por sua vez, podem normalizar a próstata.
Farelo de trigo: como usar
Como farelo de aveia ou centeio, o trigo pode ser consumido como um aditivo em vários pratos – saladas, coquetéis, beijinhos, carne picada de peixe, mingaus e muito mais. No entanto, para o máximo benefício, vale a pena manter uma certa dose de ingestão do produto. Pode ser usado como um agente terapêutico e profilático independente. Existem duas opções para isso:
- Molhe o farelo de antemão. Uma certa porção de farelo despeje água fervente e deixe repousar por 30 minutos. Em seguida, drene o excesso de líquido e inche a farelada dessa forma. Eles também podem ser adicionados a cereais ou outras refeições adequadas.
- Tome em forma seca. Tome farelo de solo, espremido com muita água – pelo menos 1 copo.
Como qualquer produto desconhecido para o corpo, farelo deve ser tomado com cautela. Aumentar a dose gradualmente. Comece com 1 colher de chá. por dia, aderindo a este volume por 2 semanas. Então você pode aumentar a dose diária para 3 colheres de chá. (uma colher três vezes ao dia).
Por favor, note que o volume máximo é de 4 colheres de sopa. Esta regra não deve ser violada, porque você corre o risco de danificar seu corpo.
O curso deve ter pelo menos dois meses. Assim que os benefícios do uso deste produto forem perceptíveis, você deve começar imediatamente a reduzir a taxa diária.
Farelo de trigo para perda de peso: como tirar
Flocos de trigo são frequentemente recomendados como um produto dietético que permite a perda de peso em pouco tempo. Para este fim, eles devem ser consumidos pouco antes das refeições, o que permitirá que o sistema digestivo funcione. Como mencionado acima, o farelo aumenta em volume quando ingerido, o que reduz o apetite. Há uma sensação de saciedade, então os nutricionistas freqüentemente pedem para comê-los no jantar. Se você quiser ver a recepção de tais flocos, tanto quanto possível, eles podem ser adicionados ao iogurte desnatado ou kefir. Para fazer isso, é aconselhável deixá-los fermentar em água fervente para que eles possam inchar.
O consumo regular de flocos de trigo permite obter um efeito positivo. No entanto, é muito importante não exceder a dose diária e a duração máxima permitida do curso. Juntamente com toxinas prejudiciais e escórias com a ingestão a longo prazo de farelo, substâncias úteis também serão excretadas do corpo. Isso é repleto de muitas conseqüências, incluindo o desequilíbrio do cálcio.
Contra-indicações para usar
Apesar de suas propriedades úteis, o farelo também pode trazer danos se tomado na presença das seguintes doenças:
- gastrite;
- problemas com o duodeno;
- colite;
- intolerância proteica individual;
- pós-operatório;
- Úlcera estomacal.
Não é necessário dar tais flocos a crianças, desde um organismo crescente é difícil enfrentar digerir tal comida grossa. Este produto é prejudicial para as mulheres que carregam a fruta, uma vez que ajuda a remover do corpo substâncias não apenas prejudiciais, mas também úteis.
Se você ainda decidir tomá-lo sistematicamente, é muito importante aderir ao regime de consumo adequado. Um dia deve ser bebido (se você consumir 1 a 3 colheres de sopa de farelo moído) pelo menos dois litros de água. Para evitar conseqüências sérias antes do consumo de farelo de trigo, vale a pena consultar um nutricionista, um médico ou um especialista em nutrição saudável.