Óleo leve e perfumado dos grãos de pêssego não é menos valioso do que a suculenta polpa de frutas vermelhas e aveludadas. O óleo de pêssego obtido pelo método prensado a frio contém muitas substâncias úteis, tem um efeito delicado e é amplamente utilizado em cosmetologia e no cuidado de crianças pequenas.
Propriedades do óleo de pêssego
O mel derramado ao sol pica como tudo. Mas muitos Lakomok afligem que dentro do fruto muito espaço é ocupado por um osso duro, grande e enrugado. É a partir dos grãos amargos que eles recebem um valioso óleo saturado com:
- vitaminas;
- micro e macroelementos, incluindo compostos de ferro, cálcio e potássio, magnésio e fósforo, zinco;
- ácidos gordos, incluindo o esteárico, palmítico, oleico, linoleico.
O óleo de pêssego amarelo-claro quase não tem sabor e aroma. Quando aplicado na pele, penetra profundamente nos tecidos, é totalmente absorvido e transfere para a derme todas as substâncias úteis contidas no líquido.
Portanto, as propriedades anti-inflamatórias, hidratantes e nutritivas do produto são muito apreciadas como base de máscaras caseiras e prontas, cremes, bálsamos para o cabelo e para o corpo. O valor do produto natural é confirmado pela ciência e experiência de muitas gerações daqueles que estão comprometidos com a medicina popular e a cosmetologia natural.
Ao contrário de muitos óleos vegetais, pêssego hipoalergênico, e encontra uso em formulações para o cuidado da pele das crianças desde a infância.
Aplicações de óleo de pêssego
As pessoas sabiam sobre o efeito benéfico do óleo de ossos de pêssego por um longo tempo. A medicina oriental recomenda um agente para o tratamento de doenças oculares inflamatórias. E nos escritos de Avicena, a esfera de aplicação do óleo de pêssego inclui doenças da nasofaringe e do ouvido médio.
Hoje, médicos, farmacêuticos e cosmetologistas confirmaram plenamente as idéias de seus antecessores e também recomendam a inclusão de óleos nos cuidados com a pele em todas as partes do corpo.
Óleo de pêssego para rosto, mãos, pálpebras e lábios
Em cremes, máscaras, manteiga de amendoim, óleo de pêssego é usado como um agente anti-envelhecimento, tônico, ativamente amaciador e hidratante. Ácidos graxos particularmente úteis trazem, se nas capas há sinais de vermelhidão, irritação ou pele está sujeita a mudanças relacionadas à idade:
- Obtendo a nutrição e a umidade necessárias, o rosto é suavizado.
- Seu tom se torna mais claro e mais uniforme.
- Traços de ecdise desaparecem.
- Ao fortalecer os capilares, a rede vascular torna-se menos perceptível.
- A pele suaviza, seu tom e imunidade aumentam.
- O alívio das rugas faciais diminui e, com cuidados sistemáticos, elas desaparecem completamente.
O óleo de pêssego complexo tem um efeito similar na pele das mãos, especialmente lábios sensíveis e áreas próximas aos olhos. Nestes casos, o produto, perfeitamente combinado com outras substâncias ativas, previne o ressecamento, promove a cicatrização, suaviza e aumenta a elasticidade. Acelera o crescimento das unhas, enquanto elas se tornam mais fortes, menos fraturadas e não se quebram.
A ação antibacteriana e a ausência quase completa de contraindicações permitem o uso de óleo no tratamento de dermatites, eczema e outras doenças de pele.
Óleo de pêssego para recém-nascido
A pele das crianças pequenas, nos locais mais sensíveis e propensos ao aparecimento de assaduras, vermelhidão, irritação e prurido, necessita de cuidados e atenção especiais. Formulação não alérgica e rica em nutrientes permite o uso de óleo de pêssego para recém-nascidos e bebês por até um ano. Ele:
- perfeitamente hidrata e ajuda a economizar umidade;
- protege as coberturas suaves da ação negativa do ambiente, prevenindo vermelhidão, inchaço e outros problemas;
- não cria um filme que não permita a passagem do ar, interfere no metabolismo e na renovação celular;
- não obstrui os poros, excluindo a formação de tampões sebáceos e focos de inflamação.
Graças a várias propriedades úteis, recomenda-se o uso de óleo de pêssego não apenas como creme de fralda ou como meio de tratamento de cavidades poplíteo, axilas e outras embreagens.
Se o óleo for destinado ao cuidado do bebê, ele deve ser pré-aquecido e colocado em uma garrafa de vidro estéril. A pele é tratada com uma composição confortável de temperatura.
Essas regras também são seguidas quando se usa óleo de pêssego no nariz. Uma consistência agradável, não deixando aderência e colagem, ajuda a limpar suavemente os seios nasais e protege o muco da secagem e irritação. Apenas um par de gotas é suficiente para se proteger e a criança da ARVI na estação fria. A medicina tradicional recomenda o óleo como uma ferramenta eficaz para dor no ouvido, congestão e plugues de enxofre.
Óleo de pêssego para cabelos
A esfera de aplicação das propriedades benéficas do óleo de pêssego é muitas. Um remédio natural seguro funciona bem no cabelo. Além de nutrir, curar e suavizar o couro cabeludo, o óleo suaviza os fios, cola suas escamas, criando uma base para um incrível brilho, elasticidade e volume de cachos.
Com o cuidado do cabelo, o óleo de pêssego pode ser usado regularmente. Não há contra-indicações ou vícios para isso. Máscaras, bálsamos e envoltórios baseados na composição natural mudarão radicalmente a aparência de fios secos, finos, danificados por modelagem ou coloração.
Ácidos graxos, minerais e outros componentes do óleo bioativo:
- fornecer todas as necessidades de cabelo;
- tem efeito anti-inflamatório na pele sob as fechaduras;
- ativar sua regeneração natural;
- restaurar a estrutura do eixo do cabelo;
- melhorar significativamente a qualidade do cabelo.
Óleo de pêssego para cílios e sobrancelhas também é útil para torná-los mais densos, brilhantes e expressivos. Um efeito estável ajudará a conseguir uma mistura com óleo de abacate e karité.
Óleo Corporal de Pêssego
O óleo dos ossos do pessegueiro mantém e restaura a elasticidade da epiderme, que é claramente visível no cuidado sistemático do envelhecimento da pele, bem como com mudanças repentinas no peso corporal ou uma complexa luta contra a celulite.
Rapidamente e sem deixar vestígios, o óleo de imersão funciona eficazmente como um remédio seguro e natural para a massagem. Facilita o deslizamento, amolecimento e tonificação, satura rapidamente os tecidos aquecidos com nutrientes.
O melhor resultado é dado em combinação com óleos essenciais de zimbro, limão, sândalo, laranja ou grapefruit. Dependendo do suplemento, a massagem pode produzir um efeito revigorante, calmante ou relaxante.
Para a pele problemática, propensa à irritação ou na presença de queimaduras, eczemas e outras doenças, o alívio virá do óleo combinado com espinheiro-mar, dogrose, trigo ou jojoba. A cicatrização precoce de feridas ajudará a obter compressas de óleo, que são trocadas duas vezes ao dia.
Usando óleo para a saúde, deve ser lembrado que este remédio útil e suficientemente acessível não pode ser considerado uma panacéia. Conseguir a recuperação da pele, cabelo e unhas só pode ser uma abordagem abrangente, aprovada por um médico especialista ou um cosmetologista.