Um doce e perfumado melão é uma iguaria favorita. Essa cultura de melão, que nos tempos antigos é chamada de “fruta do paraíso”, amadurece na segunda quinzena de agosto. Cortando sua fruta suculenta, primeiro limpamos o núcleo das sementes. Enquanto isso, as sementes de melão, cujos benefícios e malefícios foram suficientemente estudados, são de considerável valor medicinal, e é hora de não enviá-las para a sucata, mas para coletá-las e armazená-las cuidadosamente.
Benefícios nutricionais de sementes de melão
Para entender se é justificável usar sementes de melão para fins medicinais, vale a pena ir um pouco mais fundo em sua composição. Como a maioria das sementes, o balanço de energia da semente de melão é deslocado para a gordura (77%), carboidratos e proteínas neles quase igualmente – 14,6 e 13%, respectivamente.
As sementes herdam a vitamina do próprio melão, só que é representada em menor quantidade. Nele, prevalecem as chamadas neurovitaminas, necessárias para o bom funcionamento do sistema nervoso humano – B6, B9 e PP, além dos poderosos antioxidantes C e A.
Mas o reconhecimento das sementes de melão na medicina popular forneceu principalmente alto conteúdo mineral. Dependendo da variedade, 100 g de produto contém em média:
- potássio – 96 mgs;
- sódio – 26 mgs;
- magnésio – 10 mgs;
- cálcio – 8 mgs;
- ferro – 1 mg;
- cobre – 0,24 mg;
- zinco 0,1 mg.
Um componente valioso das sementes de melão é a pectina – um polissacarídeo, indispensável nas condições da ecologia moderna. A pectina é capaz de formar ligações com metais pesados, radionuclídeos e pesticidas, removendo-os do corpo. Também envolve e expulsa as moléculas do colesterol “ruim”, o culpado do diabetes, da hipertensão e da aterosclerose.
Com base na composição que contém sementes de melão, suas propriedades úteis visam principalmente a limpeza do corpo, fortalecendo a imunidade e cuidando do sistema nervoso e esta é apenas a ponta do iceberg.
Em sete problemas uma resposta: propriedades úteis de sementes de melão
O principal mérito das sementes de melão é que elas lidam perfeitamente com a tarefa de purificar o fígado e o pâncreas, mas esse não é o limite de suas capacidades. Há pelo menos sete razões para não enviar os grãos para a lata de lixo, mas dar-lhes um lugar de honra na caixa de remédios caseiros.
- As sementes de melão ajudam a reduzir o açúcar no sangue e a eliminar o colesterol de baixa densidade, o que o torna um amigo indispensável dos diabéticos.
- Substâncias da composição são capazes de abrir as válvulas da vesícula biliar, contribuindo para a saída de bile queimada em colecistite.
- Devido ao alto teor de zinco, as sementes de melão para os homens são especialmente úteis, melhorando a qualidade do esperma e restaurando a potência.
- O zinco produz sementes de melão e um verdadeiro elixir de beleza, ajudando a pele a recuperar a beleza, a força das unhas e o brilho e o esplendor do cabelo. Além disso, promove o tratamento da dermatite e acne.
- Ao promover a excreção de ácido úrico, as sementes de melão impedem a formação de cálculos renais e do sistema geniturinário.
- A semente de melão contém ácido fólico, que é necessário na gravidez para o desenvolvimento fetal normal.
- Graças às propriedades expectorantes, o uso de sementes de melão ajuda a aliviar o curso da bronquite e outras doenças do sistema respiratório.
Tratar sementes de melão é bom porque sempre será complexo. Livrar-se de um problema, você pode fortalecer a resistência do corpo para vários mais e, ao mesmo tempo e adquirir uma aparência invejável.
Sementes de girassol na medicina popular: receitas comprovadas
Para fins terapêuticos, sementes secas de melão são usadas, moídas em pó, assim como suas decocções e infusões.
Sementes de abóbora, às quais o melão pertence, não são usadas de forma estragada, pois durante a germinação elas não apenas adquirem amargor característico, mas também se tornam tóxicas.
Com diabetes mellitus
Para reduzir os níveis de glicose no sangue, as sementes de melão secas são moídas em pó usando um moedor de café. Destes, a infusão é preparada na proporção de 1 colher de sopa. l. pó em um copo de água fervente. A droga é tomada em uma forma refrigerada à temperatura ambiente 3 vezes ao dia antes das refeições.
Com pedras nos rins e sistema geniturinário
Com a urolitíase, uma decocção de sementes de melão é usada. Para a sua preparação, 1 kg da semente é fervido em 5 litros de água em fogo baixo até que o volume diminua para 3 litros, então o líquido resfria, coe e é armazenado em local fresco. Tome o caldo deve ser aquecido. A dose recomendada é de 100 ml, três vezes ao dia, 30 minutos antes das refeições.
Outra opção para tratar sementes de melão com esta doença é baseada no cozimento da infusão. Vai demorar 1 copo de sêmen triturado e 3 litros de água morna fervida. As sementes são infundidas durante a noite, e no dia seguinte o líquido é tomado no lugar da água, sem quaisquer restrições de tempo e volume.
Por potência e por problemas com a próstata
Sementes de girassol para homens são difíceis de superestimar, mas você precisa saber como usá-las corretamente. Aqui, mais eficaz será o pó seco, que deve ser tomado com o estômago vazio de manhã e antes de dormir, a 100 gramas por dia. Se após a recepção, o peso é sentido no hipocôndrio esquerdo, então as sementes devem ser comidas com uma colher de mel: elas prejudicam menos o baço.
Com um atraso na micção com doenças da próstata, a condição pode ser aliviada tomando uma decocção de uma colher de sementes de melão em um copo de leite. Antes de usar, o caldo deve ser embrulhado e insistido por cerca de meia hora. É tomado três vezes ao dia por 200 ml.
Expectorante
Quando tossir e doenças do tracto respiratório superior, também, preparar “leite melão”, mas um pouco diferente. As sementes picadas derramam-se com a água fervida quente em uma proporção de 1 para 8 e moeram com um batedor até um estado leitoso. Depois disso, a mistura deve ser filtrada através de um filtro e adoçada. Tome deve ser um quarto de xícara várias vezes ao dia antes das refeições.
Com pancreatite e colecistite
Para melhorar o fluxo de bile e secreções do pâncreas, as sementes de melão são recomendadas para comer em uma forma natural, secas ao ar livre. Por conveniência da recepção, podem ser moídos em pó.
Em cosmetologia
Decocção de sementes de melão é uma ferramenta valiosa para cuidar do corpo. Eles são lavados, enxaguados após a lavagem, e também fazem banhos para mãos e unhas. Para a sua preparação 1 colher de sopa. l. sementes derramar um copo de água fervente, leve para ferver um segundo e cozinhe em fogo baixo por 3 minutos. Use a decocção no resfriado para temperatura aceitável e forma tensa.
Cure, mas saiba a medida
Aqueles que decidiram usar sementes de melão para cura, as propriedades benéficas e contra-indicações deste produto devem ser cuidadosamente pesadas e correlacionadas com sua própria história.
Deve-se notar o dano do consumo excessivo de sementes de melão. Qualquer remédio popular pode causar o mesmo dano que uma medicação sintetizada artificialmente com uma overdose. Também deve ser lembrado que as sementes contêm altos níveis de gordura.
É estritamente proibido tomar sementes de melão na úlcera do estômago e no duodeno e outras doenças associadas à secreção excessiva de suco gástrico. Tendo problemas com o baço, é indesejável tomá-los com o estômago vazio. Na gravidez, as sementes são inestimáveis para o desenvolvimento do feto, mas recomenda-se limitar seu uso a 100 gramas por dia para evitar a constipação e a gravidade no estômago. Você também deve saber que as sementes complicam a excreção de acetona do corpo, e isso pode exacerbar o curso da toxicose.
As sementes de melão são outro exemplo de como o produto que estamos acostumados a considerar o desperdício de alimentos esconde um potencial incrível. Receitas simples de sementes de melão não mostram menos eficácia do que produtos farmacêuticos caros, e virtualmente nenhum efeito colateral. A natureza não cria nada de supérfluo – você só precisa ser capaz de direcionar seus dons para o benefício do homem.