Acontece que uma planta saudável e próspera perde de repente a elasticidade das folhas. Por que as orquídeas têm folhas flácidas, o que fazer para restaurar o turgor? Há várias razões e levará tempo para restaurar a beleza. É claro, uma vez que a fundição perdeu sua elasticidade, os processos bioquímicos no sistema foram violados. Falta de umidade, superaquecimento da planta, ou doenças de raiz são as principais razões pelas quais a orquídea desaparece. Se você não tomar medidas, as folhas ficarão amarelas, a planta morrerá.
Causas de folhas moles em orquídeas
Geralmente, as folhas inferiores ficam macias. Se a parte do solo não tiver comida suficiente, e as raízes não tiverem tempo para preencher a necessidade, a redistribuição ocorre às custas das folhas mais baixas. Seu suprimento de energia é transferido para o topo.
Sobreaquecimento
Perigoso para a flor é o superaquecimento da planta. No meio-dia quente sob luz solar direta, até mesmo uma janela sombreada aquece fortemente. Neste momento, a folha evapora intensamente a umidade. Mas o substrato também aquece, a evaporação é criada no vidro. Raízes, neste caso, não só recebem pouca umidade, mas também frio, o calor do substrato é gasto em evaporação.
Se houver um superaquecimento, é necessário:
- remova a planta profundamente no quarto por 2-3 horas, de forma que a temperatura das folhas e raízes gradualmente niveladas;
- depois de pulverizar a planta, limpe as folhas com um pano ou água úmidos;
- Encontrar para a orquídea um lugar que exclua o superaquecimento secundário.
Na água de irrigação, você pode adicionar um medicamento contra o estresse, uma gota de epine ou ácido succínico. O turgor pode se recuperar rapidamente ou dentro de 3-4 dias, dependendo do grau de desidratação.
Geladura e pragas
Por que as orquídeas têm folhas flácidas no inverno e o que fazer com isso? Permanecer em um rascunho na temperatura negativa levará ao congelamento das folhas. Eles vão cair em um pano. Se a planta tiver um inverno rigoroso na janela, o congelamento chegará a uma temperatura abaixo de 15 graus. Geladura não é tratada. Os tecidos são cortados para que a podridão não se desenvolva neles. Mas não há necessidade de transplantar uma flor ferida.
Nas folhas uma colônia de ácaros se divorciou, eles sugam o suco, a planta é oprimida e outra folha verde cai. Especialmente perigoso para orquídeas são os ácaros vermelhos e incolores. Esses insetos têm medo da umidade, são criados apenas em ar seco.
Depois de qualquer procedimento com água, você precisa drenar os seios das folhas e o centro da roseta. A água estagnada é prejudicial à planta. Use para o cuidado da planta é sempre água mole sem sais de dureza. Os sais se depositam no substrato, envenenam e fecham os poros, que contêm umidade.
Falta de umidade
E se as orquídeas enrugassem as folhas devido à falta de rega? Não há intervalo de tempo claro quando o substrato da orquídea precisa ser umedecido. Depende da secura do ar e da temperatura no apartamento. No sol do meio-dia e tempo chuvoso, a seleção de umidade muda as raízes. Você precisa regar o substrato seco. Portanto, sempre antes de regar, certifique-se de que o solo esteja seco. A planta após a secagem, basta regá-lo com a adição de ácido succínico. Rega por imersão durante uma hora em água 30-400 C.
Por que as orquídeas têm folhas flácidas após o transplante, o que devo fazer? É importante escolher a composição correta do solo. A casca tratada incorretamente não absorve água. Então, não importa quantas vezes eles sejam regados, a água será filtrada sem parar nos poros. O conteúdo dos potes deve ser alterado.
Problemas de raiz
O estado do sistema radicular pode ser avaliado pela sua cor. Se as raízes são verdes ou claras com um fluxo prateado, elas são saudáveis. Aparecendo áreas marrons indicam podridão. E se a orquídea murchar, mas ficar firme no vaso? Talvez este sinal, a planta não receba oxigênio suficiente, estando em um substrato denso. Se a planta não for transplantada por muito tempo, algas, microorganismos se desenvolvem na superfície da casca e migalhas, a casca se esvai e os poros entre as partículas se tornam menores. Então as raízes não têm nutrição suficiente e as folhas murcham. O mesmo acontece se você usar doses infladas de fertilizantes. Em ambos os casos, você precisará substituir o substrato enquanto o sistema raiz estiver intacto.
A casca é retirada de árvores antigas, longas e coníferas que se encontram na floresta. Não deveria haver alcatrão. As peças são tratadas três vezes com água fervente de acordo com um esquema especial. É necessário abrir tantos poros quanto possível para que o substrato mantenha a umidade.
Muitas vezes, os distúrbios alimentares das folhas estão nas doenças do sistema radicular. Se as orquídeas murcharem, você deve fazer isso:
- Certifique-se de que a planta não está superaquecida e não está excessivamente seca.
- Agite o soquete, se estiver bem preso no pote, então o sistema radicular é preservado. Mas a auditoria precisa ser feita. As raízes podres estão cobertas de muco ou murchas. As partes do paciente devem ser removidas, as seções abertas devem ser tratadas com drogas anti-sépticas que não contêm álcool. Quando enraizamento, use drogas especiais – Maxim, Alirin.
- Se a planta tiver até uma raiz viva, ela é plantada em uma pequena panela adequada e cuidada de acordo com o esquema usual.
- Não há raízes deixadas, uma roseta é colocada sobre um recipiente com água, de modo que o pescoço é 2-3 cm acima da água.As folhas são limpas diariamente com água com ácido succínico. As raízes vão crescer novamente.
No futuro, até que a planta não retorne a forma perdida, até que as feridas se curem, fertilizando e estimulando a rega não pode ser feito.