Um belo arbusto, todo coberto de requintadas folhas esculpidas da mais diversa coloração, há muito tempo conquistou o amor dos cultivadores de flores. Mesmo aqueles que absolutamente não sabem nada sobre plectrantus, com certeza, há pelo menos uma planta no local ou no apartamento, como descrito semelhante a esta flor.
Um dos tipos mais comuns de plectro para o cultivo doméstico é:
- roda rotacional eletricamente condutora;
- arbusto arbustivo;
- Eletrato de Ertendal;
- plectratus hadiensis.
Praticamente todas as variedades da flor produzem um aroma delicado de hortelã, graças ao qual o eletrato também é chamado de “hortelã do quarto”.
Todos os tipos de flores são plantas decíduas decorativas. Eles têm uma tampa de folhagem bonita, luxuriante, consistindo de folhas com uma forma arredondada com uma borda ondulada. Esta forma da placa da folha é característica da maioria das variedades, mas também existem variedades que diferem significativamente de suas contrapartes.
Assim, o papagaio de carvalho possui folhas, como duas gotas de água semelhantes a carvalho (daí o nome). Além disso, produz aroma conífero em vez de hortelã. Os brotos da planta estão eretos e a placa foliar é coberta com uma pilha comprida.
Plectratus pode ser cultivado como uma planta separada ou plantada para flores maiores (palmeiras).
Plectratus rotiforme
Na literatura científica, essa espécie é freqüentemente chamada de plectrante de Madagascar. A planta tem a forma de um arbusto com brotos retos. As folhas são muito grandes, com até 6 cm de comprimento, levemente alongadas (como um ovo). A cor principal da chapa foliar é verde brilhante. E os chicotes e folhas do Plectrantus são arredondados, cobertos com uma penugem suave, enquanto os próprios brotos são rosa escuro.
Na variedade doméstica de floricultura com folhas verdes é raro, na maioria das vezes cultivadas outras variedades que têm uma cor mais decorativa da placa:
- Plectranthus coleoides “Marginatus” – nas folhas verdes desenha-se uma borda “branca”;
- Plectranthus “Verde sobre Verde” – na borda da folha há uma borda amarela com um leve tom verde;
- Plectranthus coleoides “Display” – a superfície das folhas é vermelha, a parte central da placa e as franjas são verdes, e o verso da folha tem um tom verde claro;
- Plectranthus coleoides “Otto Mann” – as folhas alaranjadas são cobertas com uma borda amarela com uma coloração esverdeada, ligeiramente deslocando-se para a parte central da folha;
- Plectranthus coleoides “Easy Gold” – o meio da placa da folha é ligeiramente pintado de verde, e a cor principal da folha é amarelo dourado.
Depenadores de Bushworm
Um dos maiores arbustos é coberto com folhas monofônicas na forma de um coração com uma superfície enrugada e levemente pubescente. Com os devidos cuidados, a planta consegue atingir 1 m de altura. Os tiros também são cobertos por cotão.
As folhas do plectrant do arbusto têm um cheiro muito forte da hortelã, que pode repelir a traça. Por esta razão, a planta é muitas vezes referida como uma “árvore toupeira”.
As características individuais das espécies incluem:
- Crescimento ativo. O arbusto constrói rapidamente um chapéu de folha caduca e forma novos brotos, especialmente no verão, e quase não tem período de descanso. Com o início do outono e antes do início do inverno, o crescimento da flor desacelera um pouco, mas não para completamente.
- Floração abundante. No meio do inverno este tipo comum de Plectrantus joga fora muitas pequenas inflorescências azuis que se assemelham a espiguetas que emitem um aroma fragrante. Floração dura até o final da primavera.
Alguns produtores aconselham cortar a inflorescência, para não estragar a aparência decorativa geral do arbusto.
Plectrantus Ertendal
O arbusto exuberante requer beliscar regularmente para manter a forma, uma vez que sem esse procedimento, seus brotos podem exceder 0,5 m de comprimento. A superfície da placa da folha é verde, coberta com veios prateados mais claros, mas o lado contrário da folha é uma cor rosa rica. A forma da placa de folha é redonda, com uma ponta ligeiramente pontuda e uma borda ondulada. As folhas do Plectranthus durante o toque exalam um leve cheiro de cânfora.
O Plectrant Ertendal com seus rebentos crepitantes é ideal para criar um canteiro de flores ou para crescer em um vaso de flores.
Durante a floração, a planta lança grandes espigas de até 30 cm de altura no topo dos ramos, as espigas. Cada flor é também bastante grande (quase 1,5 cm de comprimento), pintada de branco.
Em caso de iluminação muito brilhante, a vermelhidão da parte de trás da folha pode ir para a sua superfície. Para restaurar a planta à sua aparência anterior, é necessário reorganizar a panela em um local mais escuro.
Plectratus hadensis
Ela cresce em um pequeno arbusto compacto, formando pequenos ramos pendentes. As folhas são pintadas em uma cor verde clara e cobertas com uma penugem espessa, por isso esta espécie também é chamada de plectro de feltro. Folhas carnudas e fuzzy são geralmente monofônicas, mas também existem variedades variadas de flores.
A espécie é especialmente popular entre os povos da Índia, onde é usada para cozinhar vários pratos. Talvez por esse motivo a planta também seja chamada de abelha da Índia.
Em condições naturais, o eletrodo hadiensis é capaz de atingir tamanhos maiores do que com plantas cultivadas em sala. Existem até espécimes de até 75 cm de altura e folhas grandes (até 9 cm de comprimento).
A planta é uma das espécies mais fotofílicas. Para o crescimento ativo, precisa de uma boa iluminação.
Os tipos comuns de plectro descritos estão bem estabelecidos após o enraizamento e são capazes de aumentar rapidamente a massa verde. Eles não têm requisitos especiais para atendimento. Basta simplesmente pegar um ponto brilhante com luz difusa, regar regularmente e ocasionalmente alimentar uma flor. Para isso, o plectro vai agradecer aos proprietários com um chapéu de limão inteligente e vai atrair a sorte, como dizem os sinais das pessoas.