Ventos de vento delicados, com folhas e corolas tremulamente dissecadas, são igualmente boas na floresta e entre as plantas de jardim mais luxuosas. Anêmonas, plantio e cuidado no campo aberto, atrás das quais não são tão complexas quanto parece à primeira vista, estão bem estabelecidas nas áreas suburbanas.
O principal é prestar atenção à seleção de uma planta adequada e levar em conta suas características. No mundo das plantas, existem mais de 170 espécies de anémonas, diferindo:
- um habitat natural;
- tamanho, cor e forma das flores;
- estrutura;
- requisitos para temperatura, solo e outras condições de crescimento.
Como plantas de jardim são cultivadas mais de duas dezenas de espécies, incluindo as formas mais bizarras e variedades de híbridos de anêmonas. Todos eles são perenes com diferentes graus de resistência ao gelo.
Na estação fria, as plantas vivem em tubérculos e rizomas espessos. Eles são usados para plantar anêmonas em terreno aberto na primavera ou no outono.
Condições para o plantio de anêmonas no campo aberto
De acordo com as observações de jardineiros experientes, as anêmonas de rizoma são menos exigentes e mais resistentes ao inverno do que seus parentes tuberosos de grandes cores. Mas não importa que tipo de flor você goste, o melhor lugar para ele será uma penumbra transparente, protegendo as pétalas tenras do sol escaldante, mas não bloqueando o pleno acesso ao calor e à luz. Estando na área aberta, as plantas florescem bem, mas suas pétalas descolorir e cair rapidamente. Na sombra das coronárias se abrem com menos frequência e mais tarde.
Todas as anémonas desenvolvem-se bem num solo moderadamente húmido e solto, mas a estagnação da água é muito dolorosa. Simplifique o cuidado de anêmonas no plantio aberto em um substrato neutro ou levemente ácido, permitindo o ar e a umidade.
Se o solo é denso, propenso a aglomeração, vale acrescentar areia a ele. Para reduzir o risco de deterioração no período de outono-primavera, a escolha de um local elevado para o plantio ajudará.
Quando plantar anêmonas no solo
Anêmonas rizomáticas, muitas das quais são encontradas na faixa do meio, são fáceis de criar raízes no jardim, se forem cuidadosamente escavadas e transferidas da floresta. Variedades tuberosas toleram os invernos ainda pior, e alguns deles não resistem a temperaturas extremas. Tais plantas no outono são removidas do solo, e os tubérculos são armazenados em um local fresco até o calor retornar.
Anêmonas de aterrissagem no solo aberto no outono só são possíveis para plantas resistentes e em regiões onde é garantido que as flores se enraizem e hibernem.
Na primavera, quando o ciclo natural da vegetação começa e à frente de um período quente, as plantas se aclimatam melhor e mais rápido. Anémonas rizomatosas reproduzem-se com segmentos radiculares com vários pontos de crescimento. Se houver plantas adultas no local, é mais conveniente plantá-las até a floração, enquanto a parte acima do solo não desbota, e as anêmonas não se perdem entre outras vegetações.
Quando as anêmonas da planta no chão? Termos específicos dependem dos hábitos da própria planta e do clima da região. Nas regiões do sul, as anêmonas são plantadas em áreas abertas de abril a setembro. Quanto mais ao norte, maior o risco de geada da primavera ou outono da vegetação e da parte subterrânea.
Quando o momento de plantar anêmonas:
- o local para eles é cuidadosamente cavado com antecedência;
- Todas as ervas daninhas são removidas do solo, especialmente aquelas que se reproduzem pelas raízes;
- o solo é misturado com húmus selecionado, e spruce é necessário, então farinha de dolomita, que solo rassislyayuschey.
Para fornecer flores com boas condições para o desenvolvimento e simplificar a manutenção em campo aberto, o plantio de anêmonas é realizado para que os brotos de crescimento estejam a uma profundidade não superior a 3-5 cm da superfície do solo.
As anêmonas de tubérculos são plantadas em um travesseiro de areia, o que ajuda a remover o excesso de umidade e, mesmo no ano chuvoso, neutraliza o decaimento de raízes e tubérculos.
Decaimentos fúngicos e bacterianos são os principais inimigos de tais plantas, por isso, antes de plantar os tubérculos são tratados com um fungicida e um estimulante de enraizamento. Além disso, se um plantio de primavera for feito, os tubérculos secos são imersos por 2 horas em água à temperatura ambiente, ajudando os perenes a acordar mais rápido. No outono, o material de plantio seco é plantado no solo. O solo acima das plantações é compactado e regado.
Até que as plantas cresçam e fiquem mais fortes, elas precisam de proteção. Pode tornar-se uma cobertura de turfa, que protege a terra de secar ao longo da estação e um crescimento esmagador das ervas daninhas.
Cuidado de anêmona em campo aberto após o plantio
Desde o momento da plantação, sempre que passa, as anêmonas em campo aberto, como na foto, recebem cuidados regulares, incluindo:
- manual, muito cuidado capina do site;
- afrouxamento da camada superficial do solo;
- proteção de plantas contra vento frio e baixas temperaturas.
Plantadas na primavera, as plantas imediatamente começam a regar moderadamente. E com o crescimento da vegetação, as anêmonas são alimentadas. As plantas de rizoma são suficientemente cobertas com uma mistura de turfa e húmus, e as variedades híbridas tuberosas e de raça grande devem receber um conjunto mais completo, incluindo minerais e oligoelementos.
Para prolongar a floração ajuda a remover bigodes desbotados. Neste caso, os nutrientes são gastos na formação e crescimento de novos botões.
Obter um rizoma de cuidado adequado cresce bem e até mesmo disseca de forma independente, então eles precisam se diluir e limitar o espaço disponível para viver. Eles são totalmente adequados para o plantio de anêmona no solo na Sibéria, nos Urais, na Terra Não-Negra, isto é, onde as flores mais luxuosas só podem ser cultivadas em cultura de contêineres.
As anêmonas de tubérculos não são tão agressivas, algumas nem inverno no solo, e as espécies mais resistentes ao frio precisam de cuidadosas coberturas de folhagem, lapnikom, material não tecido. Os tubérculos mais tenros após a secagem são secos à temperatura ambiente e depois armazenados numa sala seca ventilada, por exemplo na cave, a uma temperatura de 3-5 ° C acima de zero. Se os invernos puderem conter tubérculos no solo, a cada 3-5 anos, as plantações serão rejuvenescidas.