Uma abóbora despretensiosa, até as geadas de outono que decoram canteiros de jardim, é famosa pela sua versatilidade e propriedades úteis da polpa. Os fãs de lanches deliciosos e saudáveis não ignoram as sementes desta planta. Mas o principal tesouro – este óleo de abóbora, obtido a partir de sementes maduras e é considerado uma das gorduras vegetais mais úteis.
Se a polpa de abóbora por séculos tinha uma reputação de comida para os pobres, então o óleo, recebido pela primeira vez na Áustria medieval, era quase equivalente ao ouro. Não é de surpreender que uma coloração escura e esverdeada de um líquido espesso naquela época pudesse ser usada apenas como remédio, e quem teria decidido adicionar um produto tão precioso a mingau ou massa.
Enquanto isso, até hoje o preço do óleo de abóbora na farmácia pode variar de algumas dezenas de rublos a algumas centenas. O custo de um produto depende não apenas do volume da bolha, mas também da qualidade das matérias-primas, do óleo resultante e da tecnologia de produção. Em média, as sementes contêm até 40% de uma substância valiosa, por isso é fácil calcular que, para encher uma pequena bolha de 200 gramas, será necessário um meio quilo de sementes secas e purificadas de seis abóboras encorpadas.
Então, qual é o valor deste produto natural? Qual é o benefício e o dano do óleo de abóbora e como tomar um remédio de cura?
Ingredientes do óleo de abóbora
Se você considerar a composição do óleo de semente de abóbora, fica claro por que a substância foi tão apreciada pelos nossos ancestrais. Cada gota de líquido escuro contém elementos importantes para o corpo humano e compostos como vitaminas A e ácido ascórbico, E e F, P e um grupo de vitaminas B.
O óleo é rico em ácidos essenciais, incluindo linoléico, esteárico, palmítico e linolênico.
Estes compostos são lutando activamente com excesso de depósitos e de colesterol, e estão disponíveis no óleo e fitosteróis não fosfolepidy dar colesterol absorvida no tecido do intestino, evita a formação de tumores e estimula a hidratos de carbono e gordura metabolismo, tem um efeito positivo sobre a qualidade da pele e a sua regeneração.
Flavonóides na composição do óleo de abóbora são antioxidantes naturais, que também têm um efeito antimicrobiano.
Sua contribuição para a saúde humana é feita por tocoferóis e carotenóides, além de numerosos micro e macroelementos. Entre os minerais mais importantes estão o magnésio, o ferro, o selênio, o cálcio e o fósforo, além do zinco, que suporta o metabolismo e o estado do sistema imunológico, o que contribui para a produção de insulina.
No entanto, ao usar óleo de abóbora, não se esqueça que este é um produto extremamente nutritivo, cujo valor calórico atinge 899 kcal por 100 gramas.
Em que doenças o remédio natural é mais útil e como tomar o óleo de abóbora?
O uso de óleo de abóbora no tratamento de doenças do trato digestivo
Há alguns séculos, médicos recomendavam pacientes com queixas sobre o trabalho de certos órgãos internos para beber óleo de sementes de abóbora. O estudo da composição desse remédio produziu resultados surpreendentes. Acontece que os médicos da Idade Média não apenas não exageraram os benefícios do produto, mas também, por ignorância, minimizaram-no. Óleo de abóbora, rico em fosfolipídios, ácidos graxos valiosos e vitaminas, entre os quais é bastante rara vitamina K, é um excelente remédio popular para doenças do pâncreas e fígado.
Entrando no corpo, o óleo ajuda a restaurar as células do fígado e normaliza a secreção biliar. Esta é uma proteção natural eficaz contra o desenvolvimento de processos inflamatórios no fígado e vias biliares, a formação de tecido adiposo na mesma.
O óleo de abóbora é usado como agente hepatoprotetor se uma pessoa sofre de dano hepático causado por:
- doenças oncológicas;
- exposição a produtos químicos;
- álcool.
O mesmo efeito ativo do óleo de sementes de abóbora tem no estômago e nos intestinos. Existem muitas vezes em inflamatória demanda e propriedades de cicatrização de feridas do produto, que fornecem ácido linoleico e ácido linolénico otelnye vitaminas, clorofila, óleo transmite tonalidade esverdeada incomum e fitosteróis e flavonóides. óleo abóbora assistência inestimável torna o tratamento de doenças comuns, tais como úlcera péptica, gastrite gravidade variável, enterocolite e colite, gastroduodenite e flatulência.
Óleo de abóbora é aplicável para a constipação e também é reivindicado como uma preparação de natureza antiparasitária.
Aplicação de óleo de abóbora para saúde cardíaca e vascular
O estudo da composição bioquímica do óleo de abóbora confirmou que o produto está saturado com substâncias capazes de:
- ter um efeito favorável na elasticidade das paredes dos vasos sanguíneos;
- fortalecer os tecidos do sistema circulatório;
- proteger o coração e vasos sanguíneos dos efeitos negativos de várias naturezas e inflamações.
Os componentes do óleo das sementes de abóbora – é um bom assistente na luta contra o excesso de colesterol, o que é particularmente em pessoas de meia-idade e mais velhas muitas vezes forma placas escleróticas, contribuindo assim para um aumento na pressão e progressão da aterosclerose.
A aplicação profilática de óleo de abóbora é uma garantia de um longo trabalho produtivo do sistema vascular e do coração.
Para fins medicinais, o remédio é usado para hipertensão e aterosclerose, arritmia e isquemia, bem como para anemia.
Óleo de semente de abóbora para a saúde masculina e do trato urinário
O óleo de abóbora tem sido usado há muito tempo pela medicina popular como uma ferramenta comprovada e extremamente eficaz para a saúde e a longevidade dos homens.
De fato, um produto com uma composição única exibe todos os sinais:
- diurético;
- bactericida;
- anti-inflamatório;
- um agente antitumoral.
Devido à presença de caroteno, vitamina E, zinco, ácido ascórbico, de magnésio, óleo de sementes de abóbora pode ser utilizado igualmente com a terapia de medicamentos para manter a saúde da próstata, potência normalização e espermatogénese. O uso de pequenas doses de óleo ajuda a reduzir o risco de inflamação no sistema geniturinário muitas vezes e promove a regeneração de tecidos mucosos danificados.
Óleo de semente de abóbora para a saúde da mulher
O óleo de abóbora provou-se na prevenção e tratamento de doenças dos campos reprodutivos e sexuais femininos que são inflamatórios ou bacterianos por natureza.
O uso de óleo de abóbora pode afetar positivamente o fundo hormonal da mulher, o estado do sistema nervoso, e também aliviar a condição na menstruação dolorosa associada ao espasmo. Às vezes os médicos aconselham o óleo a reduzir a intensidade das manifestações do climatério. Para este complexo de vitaminas e oligoelementos, os ácidos e os antioxidantes naturais têm um efeito positivo no desenvolvimento do feto, o que é extremamente importante quando se utiliza óleo de abóbora de uma mulher grávida.
O uso de óleo de abóbora para o tratamento de várias doenças
Hoje, propriedades sedativas de óleo de sementes de abóbora, que estão em demanda por insônia, ansiedade irracional, dores de cabeça freqüentes e outras desordens, são ativamente estudadas e usadas. Introdução à dieta diária de pequenas porções de óleo de abóbora ou usá-lo para o preenchimento de pratos culinários e ajudar os jovens ea geração mais velha a se sentir mais alegre, fortalecer a defesa imunológica do corpo, reduzir o risco de câncer, inflamatórias, infecciosas e doenças alérgicas.
As propriedades anti-inflamatórias, anti-bacterianos e anti-alérgicas de óleo de abóbora é muito apreciado pelos médicos de clínica geral, de modo que o produto é amplamente utilizado em doenças inflamatórias do aparelho respiratório e boca, lesões cutâneas e certas doenças dermatológicas.
Os últimos incluem tais problemas de plano dermatológico e de cosmetologia como:
- acne;
- erupções alérgicas, diátese e urticária;
- queimaduras e outras lesões traumáticas da pele;
- seborréia e dermatomicose;
- psoríase e eczema;
- herpes;
- úlceras e escaras tróficas.
A aplicação externa e interna de óleo de abóbora dá bons resultados se usada para melhorar a qualidade das unhas, pele e cabelos.
Como aplicar o óleo de abóbora?
Antes de usar o óleo de abóbora dentro, você deve definitivamente obter uma recomendação de um especialista. Na presença de doenças dos órgãos internos, bem como em caso de anemia, distúrbios metabólicos e hormonais, o óleo de abóbora é recomendado para ser tomado uma hora antes das refeições, três vezes ao dia por uma colher de chá.
Não beba óleo com água, se houver sensações desagradáveis depois de engolir, é melhor tomar um gole de suco de frutas ou comer um pequeno biscoito de trigo.
A recepção executa-se por cursos, duração e expediência dos quais é mais correto especificar no perito tratando. E para manter o tom e o bem-estar, o óleo de abóbora pode ser consumido em conjunto com saladas de legumes, papas e outros pratos, onde o produto é adicionado como tempero útil picante. A única restrição – um produto valioso não pode ser aquecido, caso contrário, não só perde a parte do leão do bem, mas também muda suas propriedades.
Uso externo de compressas, loções e óleo de irrigação a partir de sementes de abóbora.
Contra-indicações para o uso de óleo de abóbora
Com muito benefício do uso de óleo de abóbora, o dano do uso indevido deste produto também é possível. Em qualquer caso, é necessário abandonar o uso de óleo com armazenamento expirado ou por muito tempo estava em condições impróprias, por exemplo, na luz ou em um quarto quente.
Além disso, antes de tomar óleo de abóbora, as pessoas com diabetes diagnosticada devem obter permissão do médico responsável pelo tratamento. O mesmo requisito aplica-se a pessoas propensas a alergias alimentares ou que sofram de exacerbação de doenças gastrointestinais. Como um efeito colateral de tomar óleo, pode haver um banquinho solto preso, o que não é útil se você está propenso a diarréia. Colecistite, acompanhada pela formação de pedras, óleo de semente de abóbora requer muito cuidado, caso contrário, evitar movimentos pedras dolorosas e doença aguda.