Nas mãos de botânicos e, mais tarde, também de fãs de culturas exóticas, o dendrobium das orquídeas do sul da Ásia já remontava ao início do século XIX. Até o momento, várias dúzias de espécies dessas plantas espetaculares foram descritas, e elas são extremamente raras por natureza, e algumas são até atribuídas à flora ameaçada de extinção.
Uma situação completamente diferente com orquídeas, que são especialmente criadas ou aclimatadas para crescer em condições internas. Esta é uma das plantas mais populares da família das orquídeas. Um dandrobium nobre é um favorito reconhecido entre floristas, uma orquídea com brotos suculentos poderosos, folhagem elíptica verde clara e belas flores perfumadas. Plantas dessa espécie foram trazidas ao Velho Mundo na primeira metade do século passado. E a beleza do dendrobium merecia um acréscimo ao nome da espécie, em tradução significando “nobre”, “excelente”, “famoso”.
Mas, além da atratividade externa, essas orquídeas têm outra vantagem, muito apreciada pelos amantes de vasos de plantas. Eles simplesmente se adaptam ao conteúdo da sala, e o cuidado com o dendrobium da orquídea em casa está sob o poder mesmo de um entusiasta inexperiente.
Características de dendrobium orquídeas
Dendrobium orquídeas – isto é principalmente epífitas, na natureza habitando não no chão, mas a existência principal, ligado aos troncos, raízes e galhos de plantas lenhosas. As orquídeas desse gênero pertencem ao tipo simpodial, ou seja, formam novas rosetas foliares nos rizomas da base do antigo.
Dendrobium dispara, no início ereto, e com o crescimento prolongado que se torna o alojamento, é coberto de folhas elípticas ou lineares. Durante sua vida, com duração de 2 a 4 anos, o pseudobulbo de dendrobium atinge um comprimento de um metro e meio, depois é exposto e, dando as saídas de suas filhas, morre.
Nos seios da folhagem alternadamente em crescimento, formam-se brotos de inflorescências ou brotos novos, fáceis de usar para a propagação da reprodução da orquídea denbrobium. As flores são unidas em inflorescências racemosas altas, dependendo do tipo e maturidade da planta, de 5 a 20 corolas podem ser abertas.
A forma das flores da orquídea dendrobium nobilis e sua paleta única não deixa nem os apreciadores desta cultura indiferentes. Hoje você pode encontrar e crescer em uma sala de plantas com flores brancas, lilás, laranja e até coloridas. É por isso que esta espécie é a mais valiosa para os floristas de todo o mundo.
Quais são as condições para a manutenção da orquídea derribium nobilis e cuidados em casa para os representantes deste gênero único?
Condições para o cultivo de orquídeas dendrobium
Entrando na casa da loja, o dendrobium nobil e as orquídeas das espécies aparentadas florescem bem e são frequentemente apresentadas ao novo dono como sendo ideais, completamente sem princípios. Mas sem o cuidado adequado para a orquídea dendrobium nobilis em casa, provavelmente, não será capaz de florescer repetidamente e, provavelmente, morrer.
O fato é que em estufas, onde as plantas são cultivadas para fins comerciais, elas usam estimuladores de crescimento e fertilizantes de ação prolongada que fornecem à flor um suprimento de nutrientes e forças por vários meses. Quanto mais cedo a planta cair em condições adequadas e sentir o cuidado do agricultor, mais tempo será capaz de agradar as pessoas ao redor com floração incrível, com duração de até 8 semanas. (Leia sobre a orquídea Phalaenopsis e cuide dela)
Na natureza, dendrobiums são plantas com sazonalidade pronunciada. Em seu ciclo de desenvolvimento, há períodos de crescimento ativo, floração e dormência. E para cada período de tempo, terá que criar suas próprias condições.
Para dendrobium, orquídeas da floresta tropical, você precisa de uma luz longa, brilhante, mas não direta. Em casa, isso pode ser feito nas janelas das direções sul, sudeste ou sudoeste. Em outros lugares quando cuidar de um dendrobium de orquídea terá de cuidar da iluminação artificial.
Na estação quente, a planta tolera facilmente a manutenção ao ar livre, uma varanda ou uma loggia, é importante apenas que a temperatura não caia abaixo de 10-12 ° C, e a flor não recebe raios solares abrasadores.
Se a planta não tem luz, o dendrobium sinaliza uma falta de floração e um tom escuro de folhagem. Com o excesso de sol, a folhagem se ilumina, fica amarela e, na estação quente, murcha.
Durante o período de crescimento ativo durante os meses de verão, o dendrobium sente-se bem a 25 ° C durante o dia e a 20 ° C à noite. O clima quente e seco faz com que a planta diminua e, às vezes, pare o crescimento. Neste momento, não há rega suficiente. A flor reage positivamente à irrigação com água morna e purificada.
Com o início do outono, a temperatura do dia deve ser 15-20 ° C, à noite, o ar deve ser ainda mais arrefecido a 7-12 ° C. A iluminação neste momento não muda, mas regar a flor que está no frescor deve ser muito mais rara. Se o cuidado com o dervrobium da orquídea, como na foto, em casa é correto, estimula a formação de botões florais e o crescimento de pedúnculos. Assim que houver sinais de uma floração próxima, o pote é transferido para o calor.
Para uma orquídea localizada em uma sala aquecida, é importante manter não apenas o regime de temperatura e cuidar de uma iluminação adequada. O dendrobium da orquídea precisa de alta umidade. E se no verão a fábrica estiver confortável em condições naturais, então no inverno é necessário usar umidificadores domésticos ou pôr um pote em uma pálete com cascalho ou musgo úmido.
Dendrobium: cuidar de orquídeas em casa
Para a planta abundantemente florescer e expandir, dando novos pseudo-bulbos, deve sentir o constante cuidado e apoio do florista. Cuidados para o dendrobium orquídea inclui:
- rega regular;
- cobertura superior;
- irrigação e banho em dias especialmente quentes.
Particularmente freqüente regar a planta recebe durante todo o período de floração e crescimento. Mas aqui é necessário levar em conta que a presença constante no ambiente úmido das raízes da orquídea é inaceitável. O substrato entre a rega deve secar.
A melhor maneira de regar é mergulhar em água filtrada, cuja temperatura é dois graus mais quente que o ar ambiente. O umedecimento do solo pode ser combinado com o curativo superior, adicionando fertilizante líquido para orquídea à água.
Estimular a floração pode ser, regulando a rega e o fluxo para as raízes dos nutrientes. Com o fim da estação de crescimento, a rega é reduzida, e o curativo superior é completamente cancelado até que os botões florais apareçam novamente na planta. A restauração precoce do dendrobium, que é habitual nos cuidados de verão da orquídea, não ativa o desenvolvimento das gemas, mas o crescimento das saídas das filhas.
Transplante e reprodução de orquídeas dendrobium
Como outras orquídeas interiores, o dendrobium não é muito bom para transplantes frequentes, portanto este procedimento executa-se não mais do que durante 2-3 anos.
O transplante de dendrobium é necessário por várias razões:
- com o crescimento das raízes, deslocando o substrato da panela;
- quando revelar podridão ou pragas;
- com deterioração da qualidade e decomposição do substrato dentro do recipiente.
A planta precisa de um solo especial de granulação grossa, que pode ser comprado na loja ou feito independentemente de pequena argila expandida, musgo esmagado, fibra de coco, carvão e casca de árvores coníferas.
O transplante é uma excelente ocasião para a reprodução vegetativa de orquídeas dendrobium. Você pode obter plantas jovens de duas maneiras:
- usando para pousar os soquetes filiais formados no topo do pseudobulbo adulto;
- tendo recebido brotos dos botões dormentes laterais da parte aérea cortada nas estacas.
Se a orquídea é grande o suficiente, você pode dividir o arbusto. Mas ao mesmo tempo em cada nova planta deixe pelo menos três pseudobulbos suculentos. A elasticidade perdida dispara para piorar as raízes e aclimatar mais tempo.
Para estacas de orquídeas, dendrobium e enraizadas no substrato, pequenas rosetas são arranjadas em condições de estufa. Na luz brilhante, no calor, as plantas rapidamente formam raízes para a vida independente. Você pode transplantar os processos para o chão, quando vários rizomas com um comprimento de 3 a 5 cm aparecem.