O jardim Dill, conhecido pelas pessoas há mais de mil anos, encontra aplicação nas cozinhas de diferentes países e regiões. A planta na forma de extratos, caldos e fragrâncias encontra aplicação em cosmetologia, mas não menos demanda os verdes de uso de endro e medicina. Ainda assim, os habitantes de Hellas e Roma Antiga usavam o endro como um anestésico natural. Hoje, graças a um estudo detalhado da composição das ervas, sua aplicação pode ser muito mais ampla.
Então, quais são as propriedades úteis do endro, e há alguma contra-indicação ao usar verduras condimentadas para comida? Durante todo o verão, os verdes de endro das camas ficam sobre a mesa, a folhagem fresca é colhida para o inverno. Todos podem adicionar raminhos esmagados de endro a sopas e saladas? E como é útil para o corpo?
Composição e conteúdo calórico do endro
A cultura verde goza de merecida popularidade entre os cozinheiros e gourmets, graças ao sabor fresco e um cheiro brilhante peculiar apenas a esta planta.
O aroma do endro é devido à abundância de óleos essenciais, mas esta não é a única vantagem da planta.
Para 100 gramas de vegetação, contendo apenas 38 kcal, é necessário:
- 0,5 gramas de gordura;
- 2,5 gramas de proteína;
- 6,3 gramas de carboidratos.
Por que o endro é útil para o corpo e que doenças ele pode aliviar? A primeira linha de vitaminas, disponível em aneto, é o ácido ascórbico. Quando 100 gramas de verduras frescas são consumidas por dia, uma pessoa recebe mais de 110% da quantidade necessária de vitamina C.
Além disso, em dill, há beta-caroteno, tocoferol e vitaminas do complexo B. A composição de macronutrientes da folhagem do endro inclui cobre, potássio e sódio, magnésio, zinco e outras substâncias vitais. O endro em salada ou ensopado reabastecerá o corpo com ferro e fósforo, e os ingredientes ativos do funcho terão um efeito desinfetante, calmante e anestésico.
Por que o endro é útil para o corpo?
Qual é o uso e o dano do endro para o corpo? Em que doenças o uso de ervas e pratos será benéfico e quando é melhor recusar o ramo de endro?
Óleos essenciais na composição da folhagem de endro não são apenas responsáveis pelo seu aroma, mas também contribuem para a ativação dos processos digestivos.
Devido a isso, um alimento tão pesado para o estômago, como carne gordurosa, na presença de endro é digerido e absorvido pelo organismo muito mais fácil e rápido. Qual é o uso de endro para o corpo? O efeito desinfectante dos fitoncidos em combinação com o ácido ascórbico e outras substâncias activas serve:
- Supressão da flora patogênica no corpo;
- aumento da resistência a infecções intestinais;
- A manutenção de imunidade antes de doenças catarrais sazonais.
O caldo Dill é usado para dispepsia e até mesmo, segundo alguns especialistas, dificulta o desenvolvimento de células cancerosas.
O leve efeito antiespasmódico do endro para o corpo é útil em doenças do sistema respiratório, por exemplo, tosse e espirros alérgicos e frios. Além disso, o óleo essencial desta planta tem uma propriedade anti-histamínica e pode aliviar o sofrimento das pessoas alérgicas. Para as mulheres, o endro é útil na menstruação dolorosa. Os pratos temperados com ervas e a infusão tomada para fins medicinais ajudarão:
- acalmar a dor;
- reduzir espasmos.
No verde do endro útil para o organismo, além de outras vitaminas e microelementos, o cálcio é suficiente, o que é indispensável para a saúde do sistema ósseo. Portanto, pessoas maduras e idosas podem servir como um bom preventivo contra a osteoporose. Em qualquer idade, o endro ajuda a curar fraturas, contusões e rachaduras.
Os flavonóides na composição do dill e numerosas vitaminas do grupo B perfeitamente tonificam, normalizam a atividade mental e nervosa.
Raminho de endro:
- Remover imperceptivelmente a sensação de ansiedade;
- ajudará a superar a fadiga após um dia de trabalho;
- ajudará a recuperar da doença.
O remédio herbal normaliza com segurança e suavidade a pressão. Dill é capaz de acalmar e aplaudir na hora certa. A ação da decocção da decocção e da folhagem fresca se estende às funções sexuais, do que o endro é útil para homens cujo fundo hormonal é reduzido por causa de alterações ou doenças relacionadas à idade. Um efeito semelhante da grama tem sobre as mulheres.
Formas de usar endro para a saúde
Açafrão fresco aromático – um tempero indispensável para saladas, marinadas e pratos quentes. Os cozinheiros preferem tratar da verdura, e os guarda-chuvas elegantes com sementes encontram a aplicação só em preparações de casa. Mas existem substâncias úteis em todas as partes da planta, portanto, folhas verdes, caules e sementes de plantas são adequados para a preparação de infusões medicinais, caldos, óleos e extratos. Em tais meios de dill um peso de propriedades úteis e quase não há contra-indicações.
O número de óleos essenciais é liderado por sementes, que na forma de infusões e decocções são há muito tempo consideradas uma ferramenta eficaz para o uso de gases, dores de cabeça e processos inflamatórios do aparelho geniturinário.
Em casa, é mais fácil preparar uma infusão de sementes e brotos de endro e também preparar uma decocção de cura desta planta:
- Para infundir uma colher de chá de sementes secas e despeje um copo de água fervente.
- Após 30 minutos, um analgésico suave e sedativo pode ser tomado duas vezes ao dia por 100-120 ml.
A decocção tonificante da erva-doce útil para o organismo é feita a partir de duas colheres de sopa de sementes secas ou matérias-primas vegetais esmagadas, maçã e casca de laranja, uma pequena quantidade de folhas de framboesa ou de groselha:
- A mistura seca é preparada com um litro de água fervente e mantida no fogo por cerca de 10 minutos.
- Quando o produto esfria, o líquido é filtrado e tomado de manhã e à noite por 150-200 ml.
Como todas as propriedades ativas das plantas são transferidas para essas infusões, é melhor consultar um especialista antes de obter os recursos. Mas os meios externos do endro possuem propriedades úteis, e quase não têm contra-indicações, por isso não causam nenhum dano exatamente. Mas o mingau dos verdes esmagados ajudará a retirar um tumor e uma coceira depois de uma mordida de insetos. Comprimir com uma composição tão simples atrai o pus da execução de feridas e alivia a inflamação.
Cosmetologists dill é bem conhecido como um hidratante, aliviar a fadiga e inflamação do remédio da pele.
Máscaras e compressas, que incluem vegetação esmagada, clarear os pontos de pigmentação, apertar e saturar a pele com as vitaminas do rosto, pescoço e mãos. Especialmente úteis são esses procedimentos no inverno, quando o corpo experimenta uma deficiência natural de vitaminas. E aqui vem para o resgate cubos de gelo de endro, útil para o organismo e deste lado.
Contra-indicações ao usar endro
Apesar do excelente conjunto de qualidades úteis e a composição vitamínica do endro para usar esta planta impensadamente e incontrolavelmente em qualquer caso, é impossível. Os benefícios do endro e danos à saúde, que é possível com o entusiasmo pela automedicação desta planta, dependem das doses e métodos utilizados.
Sob pressão reduzida, quantidades excessivamente grandes de endro no cardápio só agravam a situação e podem causar desmaios.
Há também uma intolerância individual aos óleos essenciais do endro. Se o endro for uma nova planta picante na dieta, é melhor começar a usá-lo com uma pequena porção, e aos primeiros sinais de uma reação alérgica dos verdes terá que ser abandonado.