Poucas plantas, na natureza que vivem nos trópicos, podem se adaptar às condições da faixa intermediária. Para essas culturas ornamentais despretensiosas é o óleo de mamona, plantio e cuidado no campo aberto, além do qual até mesmo o habitante de verão menos experiente não será difícil.
Tendo visto o óleo de mamona uma vez, é difícil confundir com algum outro grande, com folhas em forma de dedo até 80 cm de diâmetro e escovas cobertas de espinhos de cápsulas de sementes. A cultura tem uma moral despretensiosa e uma taxa de crescimento invejável. Mesmo na faixa intermediária, a altura da mamona pode chegar a 3 metros. Em um clima mais familiar, a mamona é perene com sementes ricas em óleo de mamona. No campo, as caixas de sementes não amadurecem, e a planta, chamada “mamona” ou “palmeira de Cristo”, é cultivada anualmente.
Plantio de mamona para terreno aberto e cuidado com mudas
Kleshchevina cresceu com a ajuda de grandes sementes convexas com uma superfície pintada. Durante os meses de primavera após a semeadura, eles serão capazes de germinar, crescer mais fortes e dar as primeiras folhas reais. O plantio de mudas de óleo de mamona para solo aberto e o cuidado das mudas são realizados no início da primavera.
Para acelerar o aparecimento dos rebentos, as sementes com uma casca densa são embebidas durante 24 horas em água morna. Então eles são plantados em copos separados ou vasos de turfa, aprofundando 1-2 cm.
Mudas são muito grandes, grandes tamanhos são usados para o plantio. No futuro, quando chegar a hora de pousar em terreno aberto, ajudará a salvar o sistema radicular da mamona de danos.
Vidros com sementes cobertas com um filme e colocar mais perto da janela, onde a temperatura estará dentro de 15-17 ° C. Quando tem 7 dias, os recipientes são trazidos à luz. Os primeiros tiros podem ver-se não antes do que durante 18-20 dias. Até então e depois, até o momento do pouso e manutenção do óleo de mamona no campo aberto, as mudas são fornecidas com:
- rega, mantendo um substrato de umidade moderada;
- luz solar brilhante, mas não direta, necessária para a formação de uma coroa saudável e não esticada;
- temperatura ambiente;
- falta de calado.
Quando plantar mamona em campo aberto? A melhor época é maio, quando não há perigo de retornar aos resfriados, e o solo aquecerá o suficiente. Uma semana antes de começarem a endurecer as colheitas, levando-as para o ar fresco.
Plantar mamona em terreno aberto com sementes
O método de mudas é adequado para o plantio e tratamento de óleo de mamona em campo aberto na Sibéria e outras áreas onde a primavera pode ser prolongada, e o verão não é tão longo quanto gostaríamos. Nas regiões do sul, não é necessário cultivar mudas. É suficiente preparar adequadamente as sementes e plantá-las imediatamente em um local permanente de residência das plantas.
Para acelerar a germinação, o tratamento da superfície da semente de mamona, especialmente a ranhura lateral com lixa, ajudará. Germinação de óleo de mamona não exceda 50%, o processamento e aumentando o número de sementes ajudará a aumentar o número de arbustos.
As sementes são incorporadas em um solo escavado e solto, previamente misturado:
- com húmus;
- se necessário, com areia;
- com turfa.
Para uma mamona de crescimento rápido e potente, você precisa de muita energia e luz. Seu sistema radicular requer um substrato solto e bem drenado, mas um local frequentemente visitado por ventos não é muito adequado devido ao perigo de quebra de brotações.
Semeadura é realizada a uma profundidade de 6-8 cm em maio, com o plantio de mamona no solo nos Urais, o Noroeste realizada um pouco mais tarde, quando o solo se aquece, e as mudas não congelar ligeiramente. Para obter um arbusto tridimensional, você pode colocar não uma, mas 2-3 sementes no buraco. Mudas aparecem em três semanas. Com os brotos que apareceram acima do solo, eles removem cuidadosamente o crescimento duro e inibidor das folhas da casca da semente.
Plantio de óleo de mamona no campo aberto
A última semana de maio e a primeira metade de junho – a época de plantar óleo de mamona no campo aberto, e depois cuidar de uma planta incomum, mas muito espetacular.
Durante a estação quente, a carne de mamona se desenvolve ativamente, gastando muita nutrição e umidade. Portanto, algumas semanas antes da transferência das mudas para o canteiro de flores, elas perfuram buracos até a profundidade de até meio metro, que são preenchidos com solo, adubo ou húmus do jardim. O substrato é regado e fechado até o momento do plantio com um filme espesso.
Quando uma planta jovem chega a tal lugar, ela rapidamente se aclimatará e começará a formar uma coroa exuberante. As mudas são plantadas em vasos de turfa ou com um monte de terra intacto no mesmo nível que o da mamona plantada antes.
Simultaneamente com o pouso no solo, um suporte firme para uma grande planta ornamental é escavado. O local de pouso da mamona em campo aberto é um pouco compactado e regado de forma a encharcar a terra a uma profundidade de 15-20 cm.
Cuidado para óleo de mamona depois de plantar em um terreno aberto
Kleshchevina é uma das plantas ornamentais mais controversas e pouco exigentes. A principal tarefa do residente de verão que decidiu decorar seu terreno com uma vegetação tão grande é organizar e conduzir:
- rega regular;
- alimentação complexa, projetada para alimentar as plantas e compensar o que o besouro da mamona levou;
- afrouxamento do solo sob arbustos;
- capinar até que as plantas cresçam e possam suprimir as próprias ervas daninhas.
Antes do surgimento das gemas, as plantas são alimentadas com compostos complexos, com predomínio de nitrogênio. Ajudará a mamona a crescer caules e folhagens. Na segunda metade do verão, um grande anual pode ser suportado por qualquer fertilizante com microelementos, potássio e fósforo, e também não se esquece da rega abundante.
Uma vez a cada cinco dias para cada mamona derramado nada menos que um balde de água. Em períodos de seca, o solo é umedecido 2-3 vezes com mais freqüência.
Na faixa do meio a planta não faz inverno. Primeiro, a parte acima do solo morre, depois vem o tempo do sistema radicular. Ao plantar óleo de mamona no campo aberto para o inverno, todos os verdes são removidos com antecedência, o solo é limpo de resíduos de plantas, cavar, introduzindo fertilizantes orgânicos. De modo que o solo não é empobrecido, com o início da primavera neste lugar a planta não deve ser plantada.
Cuidados para o óleo de rícino é realizado em luvas, de preferência em tempo nublado, à noite horas ou no início da manhã, antes do aparecimento do sol as plantas são venenosas. A ricina contida é tóxica quando ingerida pela boca ou pelo sistema respiratório.