A planta do bigode dourado, cujas propriedades medicinais e contra-indicações são variadas, é nativa da América do Sul. Suas qualidades úteis tornaram-se conhecidas não imediatamente, levou tempo. Originalmente, essa flor era usada apenas para fins decorativos. Na Rússia, apareceu apenas no final do século XIX. Muitas vezes é chamado de “médico em casa”. As preparações medicinais preparadas na sua base ajudam com um número de doenças.
Representantes da medicina oficial concordam que os fãs de métodos folclóricos de tratamento de doenças atribuem as propriedades medicinais e contra-indicações ao bigode dourado, que estão longe da realidade.
Antes de usar esta planta, vale a pena consultar com um especialista. Em particular, não se recomenda colocar grandes esperanças nesta flor no tratamento de doenças crônicas oncológicas e muito severas.
Bigode dourado: aplicação na medicina popular
No ambiente natural, os espécimes adultos geralmente atingem uma altura de até 2 metros. É uma planta herbácea que pertence à família Commelin. Suas folhas são frequentemente comparadas com o milho. Os rebentos, graças a que esta flor tem o seu nome, assemelham-se a um bigode. Eles terminam em pequenas rosetas, com as quais a planta se multiplica. Flores de tamanho pequeno, têm um cheiro característico e são coletadas em inflorescências.
O espectro de uso da caligrafia perfumada como remédio popular é muito amplo. O uso de um bigode dourado, cujas propriedades medicinais e contra-indicações são questionadas em alguns círculos científicos, é explicado pela sua composição química. Concentra um grande número de substâncias biologicamente ativas. O suco da planta é saturado com dois flavonóides – quercetina e kaempferol.
Plantar ouro su: o que cura?
Segundo os adeptos da medicina tradicional, a substância contida nesta flor, chamada beta-sitosterol, lida bem com o tratamento das seguintes doenças:
- aterosclerose;
- problemas com o metabolismo;
- doenças do estômago e intestinos;
- diabetes mellitus;
- falhas no sistema endócrino;
- doenças da hematopoiese;
- obesidade;
- dor nas articulações, e também uma espinha dorsal e muitas outras coisas.
A presença de flavonóides – um grupo de polifenóis de origem vegetal, faz com que o expectorante, efeito antimicrobiano deste perene. Devido à presença dessas substâncias, os efeitos hemostáticos e vasodilatadores da caligrafia perfumada também são explicados.
Bigode de flor dourada: propriedades medicinais
Devido à presença de taninos e taninos em sua composição, esta flor é conhecida por seu efeito benéfico nas inflamações que aparecem em qualquer membrana mucosa. Estas substâncias possuem ação farmacológica adstringente.
Antes de usar mostarda dourada para fins medicinais, recomenda-se mantê-la em local frio (geladeira) por até 14 dias. A partir daí costumam-se preparar tinturas, óleos, caldos e pomadas. As propriedades terapêuticas não são apenas o suco da planta, mas suas folhas e brotos.
O tratamento com bigode dourado também é possível devido às seguintes substâncias em seu suco:
- Ferro
- Potássio.
- Cobre
- Vitamina C
- Níquel.
- Vitaminas do grupo B.
- Manganês e provitamina A.
Pectinas, contidas na caligrafia perfumada, ajudam a ativar o processo de ligação de toxinas no corpo e sua retirada subseqüente. Estes são adsorventes inofensivos que ajudam a eliminar metais pesados e radionuclídeos. Eles estão envolvidos na normalização da microflora intestinal.
Para a medicina popular, apenas as folhas que têm uma tonalidade violeta e se distinguem pela presença de pelo menos 10 pequenas articulações. Acima de tudo, as propriedades medicinais da planta acumulam-se no período do outono.
Bigode dourado: tratamento conjunto
Esta flor é mais conhecida pelo seu efeito positivo nas articulações doloridas. As dores que resultam de artrite e artrose podem ser atenuadas usando um remédio muito simples – uma compressa de bigode dourado. Sua preparação leva pouco tempo. Isso exigirá:
- Cortar as folhas da parte inferior do tronco.
- Esfregue-os cuidadosamente até ficar homogêneo.
- Transforme o mingau preparado em gaze dobrada em duas camadas.
- Aplique a compressa no local que dá dor.
Recomenda-se manter a compressa neste local até que as sensações dolorosas passem. Na maioria das vezes, não leva mais que 2 horas.
Para tratar as articulações, você pode usar não apenas uma compressa, mas também o suco da planta. Recomenda-se altamente não manter o suco cozido por muito tempo, é melhor beber-lo imediatamente. Para fazer isso, recomenda-se diluir 5 gotas de suco concentrado com água morna.
Antes de tomar qualquer infusão de plantas medicinais, você precisa consultar um médico. Em particular, isso se aplica às tinturas preparadas com o uso de álcool. Isto é devido ao fato de que o corpo pode reagir negativamente a esses meios e pode haver efeitos colaterais!
Bigode dourado em ginecologia
No tratamento de processos inflamatórios da esfera sexual feminina, é frequentemente recomendado que fragrância perfumada seja usada. Diferentemente das drogas recomendadas pela medicina oficial, os medicamentos baseados nesta fábrica perfeitamente lidam com micróbios perigosos, mas ao mesmo tempo afetam delicadamente a microflora benéfica natural.
Apesar das propriedades úteis de muitas plantas que são usadas para tratar doenças femininas, em alguns casos, seu uso em doenças extremamente agudas é ineficaz. Nestes casos, é necessário um impacto mais forte, que só pode ter antibióticos. A automedicação pode levar a consequências muito tristes!
No tratamento de doenças associadas aos órgãos genitais femininos, a infusão de um bigode dourado é mais frequentemente recomendada. Isso exigirá:
- Moer as folhas jovens.
- Deite-lhes um copo de água a ferver.
- Insista em folhas até esfriar completamente.
- Cepa e 1 colher de sopa. l. não mais de 4 vezes por dia.
- Todos os dias você precisa preparar uma infusão nova.
- O curso do tratamento não é mais do que uma semana.
Doe dourado bom e ruim
Muitas pessoas sabem que esta flor tem muitas propriedades úteis. Mas não se esqueça que o bigode dourado, como qualquer planta medicinal, tem algumas contra-indicações. Seu uso é prejudicial nos seguintes casos:
- doença renal;
- gravidez;
- adenoma da próstata;
- intolerância individual dos componentes.
Para abandonar esta planta é necessário para as crianças e aqueles que ainda não atingiram a idade adulta. Durante o curso do tratamento deve ser completamente limitado a beber álcool e fumar cigarros. Não é recomendado passar fome durante este período, assim como consumir vegetais e sucos de frutas em grandes quantidades. De sua dieta é excluir gorduras de origem animal, confeitaria e produtos lácteos. Fast food, refrigerantes e alimentos enlatados também não são bem-vindos.
Se você tiver dores de cabeça, reações alérgicas ou qualquer outro efeito colateral depois de tomar o remédio para bigode dourado, pare de tomá-los imediatamente e consulte um fitoterapeuta ou seu médico.