Floração de tulipas marca o triunfo da primavera. Se o local é decorado ano após ano com tulipas, o plantio e o cuidado no campo aberto é um ponto-chave desse sucesso. Plantas bulbosas perenes da Ásia têm sido objeto de admiração tanto em sua terra natal como no Velho Mundo, onde caíram em meados do século XVI.
Graças ao amor universal por essas flores, em cem anos a Holanda foi chamada de país das tulipas, e hoje dezenas de milhares de variedades dessas plantas espetaculares, mas bastante acessíveis, estão distribuídas em todo o mundo.
Tulipa plantando tempo no chão
Tulipas de variedades cultivadas florescem na primavera ou na primeira metade do verão. Portanto, o melhor tempo de plantio é o outono. Dentro de 3-4 semanas, os bulbos aclimam e formam o sistema radicular, mas não formam a parte aérea. Isso permite que as tulipas para o inverno bem, e com a chegada do calor dar forte folhagem e revelar grandes coronetas.
Determinando o termo de plantar tulipas, é importante não se enganar! Se os bulbos caírem no chão muito cedo, eles podem dar folhagem. E o inverno que vem pegará as plantas de surpresa. A parte aérea congelará, a parte subterrânea enfraquecerá e não poderá garantir a floração da primavera. O plantio tardio ameaça o fato de que as tulipas não têm tempo para se enraizar, geadas severas irão matá-las ou estragá-las.
Como escolher o tempo ideal? Quando plantar as tulipas no solo em diferentes regiões?
Cultivadores de flores experientes são aconselhados a prestar atenção não ao calendário, mas ao clima fora da janela. O melhor começo para as plantas será o plantio no solo, resfriado a uma temperatura de 10-12 ° C.
Na zona intermediária, essas condições são formadas em meados de setembro. Ao sul, as tulipas são plantadas mais tarde, ao norte os termos são deslocados para o final de agosto.
Se por algum motivo as tulipas não caíssem nos canteiros de flores no outono, elas poderiam ser plantadas na primavera. Infelizmente, neste caso, as plantas têm menos tempo para se prepararem para o florescimento e o acúmulo de nutrientes para o próximo ano. Para obter o resultado desejado e simplificar o cuidado das tulipas no campo aberto, antes de plantar o bulbo, é melhor crescer em vasos de turfa com substrato solto de nutrientes. Antes de plantar bulbos por dia fresco no compartimento vegetal da geladeira.
As tulipas são transferidas para canteiros de flores quando ficam mais quentes e o solo aquece para +15 ° C. Este método pode ser usado em todas as regiões, incluindo áreas nas quais as tulipas em campo aberto não sobrevivem ao inverno.
Plantar tulipas para crescer ao ar livre
Para flores brilhantes, as tulipas de jardim requerem:
- sol ou penumbra transparente;
- terreno nutritivo e necessariamente solto com reação neutra ou levemente alcalina;
- proteção contra o vento;
- rega moderada.
Adequado para o cultivo de tulipas, o local é cavado em uma baioneta cheia, torrões soltos, esmagadores, escolhendo ervas daninhas e introduzindo fertilizantes de nitrogênio e potássio, por exemplo, húmus e cinzas de madeira. Solo denso e pesado misturado com areia, turfa.
Sob as tulipas, assim como sob outras culturas bulbosas, não é necessário introduzir matéria orgânica fresca, que é frequentemente uma fonte de cáries bacterianas e doenças fúngicas.
A profundidade dos sulcos para o cultivo de tulipas no campo aberto depende do tamanho das lâmpadas. Portanto, eles são pré-classificados, ao longo do caminho, separando os espécimes doentes e danificados. Uma saudável meia hora imersa em uma solução rosa densa de permanganato de potássio e completamente seca.
As lâmpadas grandes adultas fazem com que as ranhuras tenham uma profundidade de 20 a 30 cm, vertendo no fundo de uma almofada de drenagem de 10 cm de areia grande. As crianças são plantadas, pressionando levemente, nos poços com a mesma drenagem, mas duas vezes menor, isto é, a uma profundidade de 7 a 10 cm Quando o solo é nivelado, a área é coberta com palha.
Cuidado da tulipa após o plantio em campo aberto
Somente para cuidados constantes e competentes, as tulipas reagirão com uma abertura em massa de cores brilhantes. As culturas bulbosas, por via de regra, despretensiosas, mas ainda exigem a atenção da aparência das primeiras folhas, até o final do outono. O cuidado das tulipas após o plantio inclui:
- rega, especialmente abundante durante o conjunto de botões, floração em massa e dentro de 2 semanas após a sua conclusão;
- remoção de ervas daninhas em torno de aterrissagens;
- arrumado, de modo a não danificar o sistema radicular e as lâmpadas, afrouxando;
- tripla cobertura adicional de flores.
Após a rega, o solo sob as plantas deve ser úmido a uma profundidade de 30-40 cm, ou seja, por metro de área, dependendo do tipo de solo, é necessário usar pelo menos 10-40 litros de água.
Fertilizantes em forma líquida ou granular fazem parte do cuidado das tulipas após o plantio. Eles são feitos três vezes:
- Na fase do aparecimento das primeiras brotações, usando uma mistura de 2 partes de nitrogênio, 2 partes de sais de fósforo, 1 parte de compostos de potássio;
- No momento em que os brotos verdes apareceram, alimentando as plantas com nitrogênio, fósforo e potássio na proporção de 1: 2: 2;
- Após a floração, usando compostos de potássio-fósforo, completamente desistindo de nitrogênio.
Falando sobre o cuidado das tulipas, não se deve esquecer de um procedimento simples, mas útil. Quando as flores murcham, elas são cortadas juntamente com os talos de flores. Isso permitirá que as lâmpadas não consumam precioso para o crescimento de bulbos.
Se as cápsulas com sementes são formadas nas hastes, os grandes bulbos não têm que esperar, e as crianças não serão capazes de ganhar uma massa significativa.
Antes de cultivar tulipas, você precisa saber que em um só lugar a cultura não pode durar mais de 4 anos. Então aumenta o risco de acúmulo de bactérias perigosas, fungos e pragas do solo, os bulbos naturalmente envelhecem e requerem transplante. Os bulbos restantes no solo gradualmente vão mais fundo, então no ano seguinte, os brotos são mais difíceis de penetrar na superfície. Como resultado, as flores são menores, os pedúnculos tornam-se mais fracos e mais curtos.
Tulipas são escavadas quando as folhas desbotam completamente e caem. É útil derramar a área liberada com uma solução de fitosporina, permanganato de potássio ou qualquer fungicida disponível. Plantas que permanecem no solo para o inverno, a fim de evitar o congelamento, densamente mulch com turfa, serragem ou cobrir com lapnika.