Gentian, cuja foto é frequentemente usada para criar cartões postais, não é apenas uma planta espetacular, mas também uma planta útil. É um arbusto herbáceo de baixo crescimento que pode ser anual ou perene. Na natureza, essa flor cresce em todos os lugares, está ausente apenas em regiões com clima frio, onde a maior parte do ano o solo fica escondido sob a neve. Em casa, pode ser cultivada para decorar o jardim ou criar um tapete vivo, e não menos atraentes pequenas flores ficarão em vasos. Genciana também é conhecida na medicina popular – sua gama de aplicações inclui várias doenças do trato digestivo e do sistema respiratório.
O que é esta planta?
Todas as variedades de genciana pertencem à família da genciana. Este é um grande grupo de plantas, que tem mais de 400 variedades. Não crescem em altura – os arbustos individuais podem atingir, em média, até 150 cm – até 20-50 cm, enquanto as flores crescem em grupos. Em condições naturais, os tapetes vivos são formados nas planícies e nas encostas das montanhas e, em casa, você mesmo pode criar uma imagem semelhante.
A genciana é uma planta herbácea para terrenos abertos, que pode ser cultivada em quase todas as condições.
Sua principal característica é flores brilhantes. Eles são pequenos e podem ter uma cor diferente, do amarelo ao azul brilhante. Em um arbusto, um grande número de inflorescências são formadas, que aparecem e desaparecem durante a estação quente.
No período de floração ativa na foto, a genciana parece brilhante e espetacular. Suas variedades podem diferir, mas elas são agrupadas por causa de características botânicas semelhantes:
- raiz reta e forte, partem pequenos ramos;
- o caule principal é reto e curto;
- as flores são únicas, uma inflorescência é formada em uma brotação;
- Após a floração, formam-se caixas de frutas, onde são encontradas sementes para plantio.
Visualmente e na foto a genciana é diferente. Algumas variedades têm uma cor azul, azul ou púrpura, o resto pode adquirir tons amarelos e outros. O momento da floração também depende da variedade de genciana. Isolar variedades precoces que começam a florescer na primavera, no meio e no final – somente no verão ou no outono.
Antes de escolher uma variedade, é importante prestar atenção não apenas à sua aparência, mas também às exigências do clima e do período de floração.
Crescendo em casa e cuidado
Em condições naturais, a genciana pode crescer em condições adversas e se adaptar mesmo a um clima frio, por isso não é difícil cuidar dela. No entanto, na natureza, as plantas escolhem apenas as áreas em que crescerão com mais conforto. Quando crescer em casa, você deve cuidar disso sozinho.
Reprodução de uma planta
Genciana reproduz de duas maneiras – vegetativa e usando sementes. O segundo método é adequado para todas as variedades e as sementes podem ser coletadas independentemente. Eles podem subir por 6-12 meses. O processo de cultivo de sementes de genciana vem em várias etapas:
- estratificação – congelamento de sementes por 1-3 meses a uma temperatura não superior a 7 graus;
- a semeadura pode ser realizada no outono, enquanto as sementes não precisam ser colocadas no solo, o suficiente para se espalhar pela superfície e pressionar levemente;
- quando a semeadura da primavera é importante manter um teor de umidade constante;
- os primeiros rebentos aparecem após 2-3 semanas.
O modo vegetativo de reprodução não é adequado para todas as variedades. Alguns deles podem ser propagados por estacas. Para fazer isso, a parte aérea com várias folhas é separada e colocada na água até que as raízes apareçam. Em seguida, ele pode ser plantado no campo aberto.
Instruções de cuidados
O cuidado com a genciana depende do seu grau, mas alguns requisitos são adequados para todas as suas variedades:
- plantas devem ser plantadas em áreas que são expostas à luz solar direta (no entanto, uma espécie como a genciana é flácida, prefere a penumbra);
- rega abundante – é necessário assegurar que as camadas superiores do solo sejam constantemente umedecidas, mas a estagnação do líquido também não pode ser tolerada;
- para a composição das flores do solo são despretensiosas, mas melhor cultivar em solos com acidez neutra;
- em solo insuficientemente fértil, é necessário adicionar fertilizantes minerais para plantas de jardim com flores todos os meses (metade da dose indicada na embalagem).
Há anuários e variedades perenes de genciana. Mesmo aquelas variedades que crescem por vários anos, toleram bem as mudanças de temperatura e são resistentes à geada. Eles não precisam estar preparados para o inverno ou protegidos da neve.
Genciana na medicina popular
As propriedades curativas da genciana são devidas à sua composição. É usado por curandeiros contra várias doenças do trato gastrointestinal, respiratórias e outros sistemas. Como substâncias activas, esta planta contém glicosídeos – componentes biologicamente activos que participam em vários processos vitais.
Genciana foi usada para tratar uma série de doenças:
- processos inflamatórios de órgãos internos;
- tosse;
- como agente antiparasico;
- em doenças de uniões;
- para a remoção de alergias e muitos outros sintomas.
Os caldos de genciana provaram ser eficazes para melhorar o apetite e como um meio restaurativo. Eles também são tomados com artrite de várias origens, para curar feridas e para normalizar a digestão.
Contra-indicações para usar
Apesar da ampla gama de atividade genciana, não é adequado para todos os pacientes. A erva pode causar reações alérgicas a qualquer um dos seus ingredientes ativos. Eles são manifestados pelo aumento da temperatura corporal, deterioração da saúde, inchaço das membranas mucosas e até mesmo o aparecimento de uma erupção cutânea na pele. Além disso, com graves violações dos órgãos internos, a decocção não será tão eficaz quanto os medicamentos da farmácia.
As propriedades curativas e contra-indicações da genciana devem ser discutidas com o médico assistente. Como qualquer outro método popular e médico, deve ser usado apenas em indicações e após um exame preliminar.
Variedades e variedades
A família genciana inclui mais de 400 variedades e variedades. Essa diversidade se deve ao fato de que as flores crescem em diferentes continentes e são forçadas a se adaptar a diferentes condições climáticas. Para o cultivo em casa, você pode escolher qualquer uma das variedades – para garantir que as condições de cores confortáveis não sejam difíceis.
Genciana vulgar (pulmonar)
A genciana pulmonar é uma planta baixa que pode atingir até 50-60 cm de altura. Cresce em prados e planícies abertos, tolera bem as geadas. As flores são simples, azul ou azul brilhante. O mato precisa de rega abundante, na natureza, muitas vezes cresce em baixada.
Amarelo genciana
Amarelo genciana – esta é uma das maiores variedades, pode crescer até 1,5 m.Ela difere por floração incomum – flores individuais em inflorescências complexas. Eles são pintados em amarelo brilhante, aparecem na segunda metade do verão. Na foto, a genciana amarela parece brilhante e espetacular.
Genciana, cruciforme
Folha-cruz de genciana (em forma de cruz) refere-se a variedades tardias. Tem um tronco robusto reto de até 50 cm de comprimento, densamente coberto de folhas verdes. O período de floração ocorre no segundo semestre ou no final do verão. Em forma de cruz de genciana pode ser reconhecida pela cor característica das pétalas – elas têm um tom turquesa, roxo ou lilás.
Genciana dahuriana
Genciana dahur é também uma das variedades médias que floresce na segunda metade do verão. Ao contrário de outras variedades, sua haste não é forte o suficiente, mas pode chegar a 50 cm ou mais. Os arbustos altos podem ter brotos localizados no solo. As folhas são de cor verde pálido. As flores são únicas, grandes, têm uma cor azul brilhante.
Gentecca é um raso
A genciana é flácida – esta é uma variedade tardia. Suas hastes são altas, retas, podem crescer até 80 cm com cuidado e manutenção adequados. Na natureza, começa a florescer no final do verão, e o período de sua floração afeta o início de setembro. A variedade é caracterizada por uma forma incomum de pétalas. Eles são pontiagudos, podem ter uma cor azul com uma tonalidade roxa ou ser completamente brancos.
Genciana Maior
A genciana é uma planta baixa, seus maiores representantes crescem até 70 cm, o nome é explicado por folhas incomuns. Eles são estreitos e localizados na base da planta e nos entrenós, podem ter um comprimento de até 20 cm cada. As inflorescências únicas são alongadas e têm uma forma característica. As pétalas chegam a 2 cm de comprimento, as inflorescências praticamente não abrem. O caule principal é forte, brotos adicionais podem ser macios e cair no chão. A floração ocorre no verão.
Kian da Genciana
Gotachevka besstebelnaya (Kocha) na natureza cresce em regiões montanhosas. Seu caule praticamente não se eleva acima do solo e pode atingir no máximo 15 cm, a variedade pertence aos primeiros. A floração é abundante, começa no início de maio e pode durar até meados de junho. As inflorescências são pequenas, têm um matiz azul rico. Esta variedade é bem adequada para criar um tapete vivo na área local.
Genciana sete vezes
Genciana sete vezes é uma das variedades mais despretensiosas. Adapta-se a quaisquer condições climáticas, tolera facilmente as geadas. As inflorescências têm uma cor azul com um leve tom lilás. A planta começa a florescer no final de junho.
Primavera genciana
Genciana de primavera refere-se a variedades precoces. Ele não atingir tamanhos grandes – arbusto médio cresce apenas 10-15 cm floração ocorre cedo, os primeiros brotos aparecem no meio ou no final da primavera, quando a temperatura deixa cair durante a noite .. As flores são pequenas, pintadas de azul ou azul, podem ter um tom roxo.
Genciana é um grande número de variedades e variedades que estão espalhadas por todo o globo. Na medicina popular é coletado e colhido para o tratamento de um grande número de doenças, e também usado como um fortalecimento geral e meios imunoestimulantes. No entanto, a aparência da genciana no momento da floração torna possível usá-la para decorar canteiros de flores, áreas locais e cultivar uma casa em vasos. Os arbustos anuais ou perenes adultos florescem abundantemente, formando um tapete vivo com flores de diferentes tonalidades.