Observando os ossos oblongos dentro das datas favoritas e filhas favoritas, muitos amantes de plantas domésticas se perguntavam: “Como é que uma tamareira real brota de tal migalha, e o que acontecerá se a semente for plantada em casa?”
As datas doces, vendidas nas lojas, são os frutos da palma do gênero Phoenix dactylifera. Na natureza, uma árvore poderosa cresce a um tamanho gigantesco, dando enormes pinceladas de fama em todo o mundo.
Para o cultivo interno, são oferecidas mais espécies miniaturas adaptadas para ambientes internos. Essas palmeiras podem ser vistas e compradas em lojas de flores. Se você quiser cultivar independentemente a tamareira do osso, a probabilidade de sucesso é grande.
Obviamente, para esperar até que a árvore atinja sua altura real de 30 metros e dê a primeira colheita de datas, ela não funcionará. Mas observar o crescimento e o desenvolvimento de uma planta incomum atrairá pais e filhos.
Como crescer uma tamareira de um osso?
Para o plantio, sementes que acabaram de ser extraídas de frutos maduros serão necessárias. Completamente ajustar ossos das datas da loja. O principal é que eles são saudáveis, não danificados por insetos ou mofo e não têm tempo para secar, caso contrário, a probabilidade de obter brotos é reduzida drasticamente:
- Antes que você possa cultivar uma palmeira a partir de uma semente de data, as sementes são imersas em água limpa e morna por 24-48 horas. Durante esse tempo, o fluido é alterado várias vezes. O procedimento ajudará a liberar os ossos dos restos da polpa, o que eliminará a moldagem dos ossos no solo e acelerará a aparência dos brotos.
- O plantio é realizado em um substrato pronto para palmeiras ou uma mistura de areia e turfa. O solo é moderadamente umedecido e o recipiente é colocado no calor. Nas próximas 2 a 3 semanas, os cuidados com a palma em casa são regulares, mas muito cuidadosos com rega e arejamento.
- Aparecendo brotos da tamareira são extremamente sensíveis ao encharcamento, por isso, quando cultivados em uma estufa, eles são regularmente ventilados e o condensado que se forma é removido.
Antes que os ossos estejam imersos no chão, às vezes eles são aconselhados a arranhar suavemente para facilitar a germinação. É muito mais útil e seguro germiná-los em vermiculita úmida. O recipiente com as sementes é colocado em calor e observou que o substrato não fica completamente seco. Nesse caso, após 10 a 14 dias, assim que o florista vê as primeiras raízes, os ossos são transferidos para o solo e os vasos são expostos ao calor em um local bem iluminado.
Se o germe não aparecer no tempo necessário, não se desespere. Talvez o osso tenha secado antes de plantar e levará mais tempo para “revitalizá-lo”. Às vezes, brotos da tamareira foram encontrados até seis meses após a semeadura no solo.
Aparecendo a partir da tamareira pedra tem medo de danos às raízes, por isso toda a manipulação do transplante é importante para realizar com muito cuidado e cuidado. Caso contrário, uma pequena muda se aclimatará por um período extremamente longo ou poderá morrer completamente.
Como em casa para cuidar da palma seguinte? Ao contrário das plantas comuns para as tamareiras, até o primeiro vaso precisa de um tamanho muito impressionante. A plântula com uma única folha “infantil” ainda fechada é transferida para uma capacidade de 0,3-0,5 litros. O próximo transplante é realizado até que a raiz radicular da planta penetre no orifício de drenagem.
As mudas precisam de um ponto brilhante onde a planta não esteja no escuro, mas ela não será perturbada pelo sol do meio-dia. Irrigação para a tamareira dos ossos e após a germinação deve ser escassa. Overmoistening ameaça o desenvolvimento da podridão e da morte da planta imatura, mas também não é necessário secar a serapilheira.
Como em casa devo cuidar de uma palmeira?
A tamareira, como outras culturas de árvores, não é caracterizada por um rápido crescimento. Mas a fábrica reage ao desconforto e cuidado insuficiente para uma palmeira em casa imediatamente. Isto é especialmente verdadeiro para espécimes jovens.
Que condições são necessárias para uma palmeira, para que a planta se sinta “em casa” e responda bem ao cuidado?
Seja uma palmeira cultivada em casa ou uma planta trazida de uma floricultura, a cultura precisa encontrar um lugar com iluminação adequada. Na natureza, as árvores grandes são facilmente toleradas pelo sol escaldante, mas é melhor que a palma da mão interior que gosta de luz não seja submetida a tais testes. Ótima localização – na profundidade da sala voltada para o sul, bem como nas janelas leste ou oeste.
Desde maio, quando a temperatura média diária supera o limite de 12 ° C, a tamareira não é ameaçada. Portanto, as plantas ousadamente transferem para o ar livre sob a proteção de culturas maiores, em uma varanda ou loggia.
Se a florista não tiver a oportunidade de levar a palma para o ar, a planta desenvolve-se bem à temperatura ambiente normal. Mas no inverno, o conteúdo será ideal em ar mais frio, aquecido a apenas 16-18 ° C. Uma temperatura crítica para uma tamareira é um resfriamento a 12 ° C. Neste caso, o crescimento pára, a palmeira pára de comer e pode sofrer com a decomposição das raízes se a irrigação não for interrompida a tempo.
Não há requisitos especiais para a umidade do ar ambiente na planta. Mas na estação quente, assim como no inverno, quando o aquecimento está na sala, a manutenção regular da palmeira em casa inclui a pulverização da coroa e a limpeza das folhas com um pano úmido.
A planta não tolera a estagnação da água. Portanto, ao sair em casa, a tamareira é regada para que o solo não seque, mas não está constantemente molhado. No verão, rega é realizada com mais freqüência, em intervalos de inverno entre os procedimentos são aumentados e orientados para secar 2-3 cm da camada superficial do substrato. Se a água de irrigação penetra da panela na panela, ela é imediatamente removida e o fundo do recipiente é limpo. Não se esqueça da poderosa camada de drenagem. Quanto maior a tamareira e o pote destinados a ela, mais espessa é a camada de argila expandida ou migalhas de tijolos no fundo.
A tamareira percebe com alegria a fertilização primavera-verão, para a qual formulações complexas líquidas são usadas para grandes culturas ornamentais decíduas. Se a palmeira for transportada para o jardim durante um verão, com uma periodicidade de 7 a 10 dias, a planta pode ser alimentada com uma cama de ave, usando uma forma granular ou infusão.
A frequência de transplante da tamareira mostrada na foto durante o cuidado em casa depende da idade e do tamanho da planta. Mudas jovens são transferidas para uma panela maior uma vez por ano, e os espécimes adultos são em vão tentando não se incomodar. Se um transbordo é necessário, é realizado, primeiro peneirando bem a terra e tentando não danificar as raízes sensíveis da planta. Transplantando a tamareira é realizada no solo acabado, oferecido por lojas especializadas.
Para o arranjo de drenagem, você pode levar um miolo de tijolos ou argila expandida no tamanho dos orifícios de drenagem. Se as raízes da tamareira ainda estiverem visíveis no fundo do vaso, na primavera, você pode fazer isso substituindo a camada superior do solo. O substrato antigo é cuidadosamente removido e o solo nutriente fresco é coberto em seu lugar. Então a palma da mão é regada.