Gloriosa é uma planta exótica decorativa que cresce na natureza no clima quente da África do Sul e da Ásia. Pertence à família das melancas, a ordem da cor de lírio e seu segundo nome é a flor da glória. Nas prateleiras das lojas, as plantas jovens parecem pouco notáveis, mas com cuidado e manutenção adequados, elas se transformam em flores brilhantes com longos e espetaculares brotos. No entanto, a fim de tornar a planta gloriosa se sentir bem em um clima temperado e mesmo frio, vale a pena se familiarizar com todas as suas necessidades com antecedência.
Gloriosa – o que é esta planta?
Gloriosa é uma planta perene. Não é muito popular entre os jardineiros, então há um pequeno número de variedades. Basicamente, eles caem nas prateleiras na forma em que crescem na natureza, na floresta tropical. Criadores não fizeram esforços e não fizeram seus próprios ajustes, então todos têm a oportunidade de cultivar uma videira real da selva no peitoril da janela.
Glorioses podem ser reconhecidos por vários motivos:
- caules retos, verde claro, podem atingir 1-2 m de comprimento;
- rizoma – tubérculo;
- as folhas têm uma forma lanceolada alongada;
- Nas extremidades das brotações há antenas com as quais a planta pode ser presa ao suporte;
- flores brilhantes, grandes, solitárias, presas a pedicelos longos;
- No período desfavorável, a parte aérea da planta pode secar e, com o aquecimento, os processos vegetativos são restaurados.
Na foto, a gloriosa parece brilhante e espetacular, mas é melhor admirar sua flor de longe, e ao trabalhar com ela, vale a pena observar as regras de segurança. O fato é que a planta é venenosa para animais e humanos. Contém colchicina alcalóide, especialmente sua concentração em tubérculos e sementes. Para um adulto, é suficiente consumir 6 mg da substância para o resultado letal. Depois de trabalhar com a glirose, é estritamente proibido tocar sua boca e outras membranas mucosas.
Apesar do fato de que na natureza gliroid pode chegar a 2 m de altura, as casas são cultivadas em vasos. Para o plantio em terrenos abertos, não é adequado, porque mesmo flutuações menores da temperatura sazonal serão fatais.
Cultivo em casa
Com os devidos cuidados em casa, a gliose ficará espetacular. A principal coisa que vale a pena considerar, a planta está acostumada ao clima tropical quente e rega abundante durante a estação chuvosa, por isso não será capaz de transportar a geada. Existem várias maneiras de reproduzir a flor, mas a maneira mais fácil é comprar uma planta jovem na loja.
Ao crescer casas gloriosas, há uma maneira de plantá-lo no campo aberto. No verão, quando a temperatura do ar é realizada de forma estável no nível de 25-27 graus, ele pode ser colocado sobre a rua, e para remover os primeiros resfriamentos numa casa ou numa estufa com rizoma e torrão de terra.
Recomenda-se mover a planta em uma panela – isso reduz a probabilidade de danificar as raízes.
Caminhos de reprodução de gliosis
Na foto de gloriosa ao sair em casa pode diferir. Esta planta pode crescer grande ou dar pequenos rebentos em linha reta. Se já houver uma dessas flores no peitoril da janela, ela pode ser propagada de duas maneiras. Na natureza, após o período de floração, as sementes se formam nas pontas das brotações. Eles desmoronam no chão, criam raízes e no ano seguinte produzem pequenos brotos.
Reprodução por tubérculos
A maneira mais fácil de propagar o gliroide é através do rizoma. Refere-se às plantas tuberosas e, ao dividir o tubérculo, cada uma das partes forma ramificações longas inteiras. A reprodução é realizada na primavera, durante o transplante da flor em um novo recipiente. O procedimento é simples:
- o rizoma é removido do chão e cortado com uma faca em várias partes iguais;
- O local do corte deve ser tratado com carvão picado;
- Cada tubérculo é plantado em uma panela separada e polvilhado com terra alguns centímetros;
- o regador só pode começar quando o primeiro broto aparece e, antes disso, você pode aquecer a planta, colocando-a em uma superfície quente.
Quando o transplante de primavera de gloriosa pode ser visto que o velho rizoma formou um novo pequeno tubérculo. Eles só precisam ser cuidadosamente separados e transplantados em uma nova panela. Depois de um tempo, eles se transformam em plantas separadas de pleno direito.
Reprodução por sementes
A maneira de cultivar a gloriosa das sementes é maior. Ela cresce muito e, embora os brotos apareçam rapidamente, o primeiro período de floração não ocorrerá antes de 3 a 4 anos após o plantio. No entanto, se não for possível obter os tubérculos de uma planta adulta saudável, uma liana completa também pode ser cultivada a partir das sementes.
Para a reprodução por sementes é necessário realizar a polinização da planta. Gloriosa refere-se a flores auto-polinizadoras, e o procedimento pode ser realizado em casa:
- pólen com a ajuda de uma escova é transferido para as flores da mesma planta;
- depois da floração, as sementes começarão a se formar;
- eles devem ser coletados e plantados em solo fértil;
- Antes do enraizamento dos brotos, vale a pena cobri-los com vidro e ventá-los periodicamente. mantendo uma temperatura de pelo menos 20 graus.
Quando pequenas folhas aparecem nas mudas, as plantas podem ser transplantadas em vasos separados e montar um sistema de irrigação. Em condições de cuidado adequado, a glicosis cresce rapidamente, mas em casa a sua altura raramente excede os 50-60 cm. Pode cultivar plantas grandes se as levar para o exterior durante o verão. Pelo terceiro ano será possível observar como as primeiras flores brilhantes aparecem.
Instruções de cuidados
A gloryosis do quarto é uma planta que requer cuidados especiais. Está adaptado a um clima tropical quente com rega irregular mas abundante. A flor cresce bem em solo fértil. À mistura comprada é necessário acrescentar húmus, composto, turfa e areia. Fertilizantes são periodicamente aplicados repetidamente – é conveniente realizar o procedimento na primavera, quando a planta é transplantada em um vaso maior.
Existem várias recomendações sobre como cultivar uma glória grande e saudável e também aguardar a floração mais rapidamente:
- coloque o vaso de flores em um lado bem iluminado e, antes de retirá-lo no verão para a rua, gradualmente se adapte ao sol;
- o período de crescimento ativo é no final da primavera e início do verão – neste momento a flor precisa de rega abundante à temperatura ambiente;
- no outono, os processos da atividade vital diminuem, é necessário reduzir a rega e rearranjar a panela em um lugar menos iluminado;
- Glirosis prefere crescer em condições de alta umidade do ar, assim você também pode pulverizar as folhas do spray.
A Gloriosa precisa de suporte adicional, mas não a envolve, como muitas outras plantas, mas está presa por antenas, que estão localizadas no final das brotações. Ramos são amarrados de forma que eles não caiam e não sejam danificados sob seu próprio peso.
Como escolher um pote para gliroide?
O rizoma da flor não é muito grande, então um pequeno mas profundo vaso é adequado. No seu fundo, deve haver necessariamente aberturas para o fluxo de excesso de umidade e para ventilação das raízes. Além disso, antes de aplicar o solo, é necessário colocar uma camada de drenagem. Neste caso, você pode comprar drenagem de argila ou pequenos seixos. No centro da panela é colocado um suporte de alta – pois a planta irá aderir a gavinhas especiais, uma vez que seus brotos são longos e não são fortes o suficiente.
Variedades e variedades de gliose
Na natureza, não há mais de 10 variedades de gloriose. Para cultivo em casa, 3 variedades principais são mais frequentemente oferecidas. Eles crescem em diferentes regiões, mas também se sentem bem em casa em potes.
Luxo gloriosa
Gloriosa é um luxo – uma espécie que é mais encontrada na natureza. Ela cresce nos trópicos, preferindo um clima úmido, pode subir 1,5 km acima do nível do mar. Esta é uma flor grande – seus brotos atingem 2 m de comprimento, mas não são fortes o suficiente e devem ser presos ao suporte. As flores são grandes. As pétalas individuais crescem até 8 cm, do lado de fora elas são rosas, dentro de sua cor muda de amarelo (mais próximo do núcleo) para vermelho brilhante nas extremidades. O segundo nome da variedade é glorioso lindo.
Gloriosa simples
Esta variedade é amplamente distribuída nos trópicos da África. Seus brotos crescem até 1,5 m, as folhas são características para as espécies de gloriose. As flores são pequenas, as pétalas chegam a 3-5 cm, na base a largura é de cerca de 3 cm, têm uma cor amarelo-esverdeada com uma transição para vermelho, reta, quase não dobrada para dentro.
Gloriosa Rothschild
Gloriosa Rothschild é outra variedade desta planta que é adequada para crescer em casa. Ao contrário de outras variedades, tem ramificações ramificadas, cada uma das quais deve ser anexada ao suporte. As pétalas são bastante grandes, cada uma pode atingir até 10 cm de comprimento. Eles são vermelhos, cobertos com manchas roxas, nas extremidades ligeiramente curvadas para fora.
Gloriosa é uma das poucas plantas exóticas que podem ser cultivadas em casa. Não é muito caprichoso no cuidado e manutenção, é suficiente para manter o regime de temperatura ideal e regularmente umedecer o solo. Diferentes variedades de gloriose pertencem a plantas perenes, e as primeiras flores aparecem apenas alguns anos após o plantio das sementes no solo. No entanto, ao realizar todo o trabalho e o contato com a flor, é necessário observar as regras de segurança e usar luvas de proteção. Além disso, vale a pena limitar o acesso de animais domésticos a ele – a massa verde e os tubérculos contêm um forte veneno.