Myrtus, considerado um símbolo de paz, juventude, amor e casamento, tem sido reverenciado e cultivado em vários países. E hoje os produtores de flores estão ansiosos para ver a murta em sua coleção, o cuidado domiciliar para o qual um iniciante pode aprender.
Na cultura de pote, muitas vezes você pode encontrar duas variedades desta planta perene. Essa murta é comum, ou Myrtus communis e Myrtus microphylla, de folhas pequenas. Na natureza, a variedade de espécies é muito mais ampla. Hoje, os botânicos têm cerca de cem variedades dessa cultura, encontradas nas regiões subtropicais e tropicais dos dois lados do equador.
Evergreen myrtle em cultura de pote
O respeito especial pela murta desde os tempos antigos era apreciado no Mediterrâneo e no Oriente Médio. Uma atitude respeitosa foi preservada até hoje. Mas se a murta for uma das plantas favoritas de jardins e parques em regiões com um clima quente, então em países com clima moderado, arbustos ou pequenas árvores de até 2 metros de altura serão plantados em estufas ou vasos.
Cuidar de uma árvore de murta em casa não é difícil, e a planta é grata pelo cuidado de flores e até de frutas. As flores de murta lembram as flores da camélia chinesa. Graças a grandes estames salientes, parecem fofos e adornam perfeitamente a casa na primeira metade do verão.
Se, durante os cuidados da murta, a polinização artificial for realizada, no outono, os arbustos serão cobertos com frutos preto-azulados. Sementes que estão dentro da fruta madura dão mudas e podem ser usadas com sucesso para a reprodução da cultura da sala.
A cultura é valorizada como uma fonte de óleo essencial, cujo aroma é fácil de ser sentido pelo alongamento nos dedos de um par de pequenas folhas coriáceas que cobrem os brotos densamente.
Cultivar uma murta perene trará muitas observações interessantes e momentos agradáveis ao floriculturista. Mas como cuidar de murta em casa? Quais são os requisitos para o conteúdo desta espécie mediterrânica?
Como cuidar de murta?
Na sala, a murta provou ser uma planta sem princípios e gratamente receptiva. Com o cuidado competente da murta, modelagem regular da coroa e seleção adequada de lugares agrada a cultura do pote com vegetação densa, forma compacta e ausência de doenças.
A planta é fotofílica, é muito boa para regar e borrifar, mas não é aconselhável colocar uma panela de murta em quartos quentes e abafados. Na estação fria, um animal de estimação verde precisa de um inverno frio.
O melhor lugar para murta é onde a planta estará sob um sol brilhante, mas não escaldante, por um longo tempo. Se a panela é exposta na janela do sul, ao meio-dia os arbustos são úteis para sombrear. Mas no lado norte a planta se sente desconfortável, a folhagem perde o brilho, o crescimento desacelera e a floração em condições de falta de luz dificilmente pode ser esperada.
Como cuidar de murta em diferentes épocas do ano? Da primavera ao meio do outono, enquanto não há geadas, a panela pode ser mantida na varanda, na loggia ou no jardim, apenas um pequeno abrigo do vento e do sol. Aqui a planta é regada, alimentada e protegida de pragas, porque o risco de seu ataque fora das instalações é bastante aumentado. No inverno, o cuidado com a murta em casa muda, o que é causado pelo ciclo natural de desenvolvimento das plantas e pela mudança da estação.
Mudanças sazonais no cuidado da murta
Como cuidar da flor de murta com o início do outono e inverno? Neste momento, a planta retarda o crescimento, descansa da vegetação ativa e estabelece as bases para a futura floração. A temperatura ideal do conteúdo de mirtilo no inverno é de 6-10 ° C. A frieza não contribui para a rápida evaporação da umidade e seu consumo pela murta, então a água diminui, assegurando que o solo e as raízes não sequem completamente.
Encha o solo no inverno é extremamente perigoso por causa do risco de perder todo o mato, que na terra fria e úmida inevitavelmente apodrece as raízes.
Se a planta permanece invernada à temperatura ambiente normal, necessita rega regular e irrigação obrigatória da coroa. Tal medida ajudará a murta a lidar com a permanência em um ambiente de sala seca. Um sinal de falta de umidade e desconforto testado neste caso é o desbotamento e a queda das folhas. Se você não tomar medidas urgentes e não se importar com a murta, o animal doméstico permanecerá sem folhas até a primavera, e no verão recusará a floração.
Top dressing, poda e enxerto de murta
A cobertura superior de uma murta de arbusto de quarto passa duas semanas e combinou com a rega ordinária. Apoiar os aditivos minerais e planta orgânica deve ser na primavera e no verão. No inverno, essa medida de cuidado não é mais necessária.
Para obter uma coroa compacta e lisa, como na foto, ao cuidar de uma murta em casa, inclua brotos de poda e prischipku.
A planta perene há muito tempo ganhou o amor dos produtores de flores, interessados no cultivo de bonsai. Forma de folhas pequenas da planta é ideal para esses fins, permitindo alguns anos de cuidadoso cuidado para obter os contornos mais bizarros.
Myrtle tolera facilmente a poda. Mas é melhor conduzi-lo na primavera, quando o crescimento ativo ainda não começou. No verão, mudanças cardeais na forma do mato não são realizadas, mas durante esse período o beliscão do crescimento jovem é muito eficaz, fazendo com que as hastes sejam mordidas.
O início da primavera não é apenas o melhor momento para a poda, mas também para o transplante de uma árvore de murta.
O sistema radicular desta cultura não é caracterizado pelo rápido crescimento, mas uma vez em 3-4 anos a planta adulta ainda é transferida para um vaso de maior capacidade, e é útil para replantar plantas jovens anualmente. Myrtle se sente bem em um solo leve e solto de valor nutricional moderado. Para ele, e uma mistura universal para culturas decorativas, e um substrato caseiro de turfa, turfa, areia e húmus. Com o devido cuidado, a murta em casa cresce e agrada o proprietário por muitos anos, tornando-se um símbolo vivo de bem-estar, amor e paz.