Asplenium como uma planta de interior é usado por causa da beleza das folhas enormes, que podem atingir quase um metro de comprimento. Suas folhas são especiais, complexas e chamadas vayi. Asplenium planta tropical requer o cuidado da luz, calor e cuidados constantes. Das muitas espécies, apenas algumas poderiam existir em casa. O asplênio limpa perfeitamente o ar da sala, ao mesmo tempo em que enche o oxigênio.
Métodos de reprodução de asplenium
Diversidade de espécies de asplenium não só na estrutura diferente de folhas pinadas, raízes. Eles também se reproduzem de maneiras especiais. Assim, asplenium bulbous, diferentemente chamado asplenium viviparous, a reprodução leva ao brotamento da pequena fábrica terminada da folha mãe. O broto maduro tem raízes e folhas, cai e brota ao lado do arbusto da mãe.
O assentamento de asplênio, o residente mais comum dos apartamentos e relativamente paciente nos cuidados, é multiplicado pela divisão dos rizomas durante o transplante, uma vez que dá brotações laterais.
Em cultura encontra-se, mas o asaklenium asak não é amplamente difundido, o waii do qual é semelhante a penas longas, onduladas nas bordas. Esta espécie de asplênio multiplica-se por esporos crescendo na parte inferior das folhas.
Estas são as formas específicas preferidas de reprodução de samambaias domésticas.
Condições para reprodução de asplénio
Não importa como as plantas de interior se multipliquem, a melhor época é a primavera. Neste momento, os processos vitais dos organismos vivos são naturalmente ativados. Todos os transplantes, reproduções conduzem depois do resto de inverno de fábricas.
É importante criar uma temperatura próxima a 20 no substrato e no ar. O solo quente e úmido acelera a germinação ou o enraizamento das plantas.
Para crescer novas plantas use solo de luz suave. Consiste em:
- folha de terra – 2 partes;
- turfa – 1 parte;
- húmus – 2 partes;
- areia – 1 parte.
Tradicionalmente, como para todas as plantas tropicais, carvão e vermiculita são adicionados ao solo. Para novas plantas, o musgo como componente de samambaias é melhor substituído por fibra de coco.
Para o cultivo de plantas a partir de esporos e brotos vivíparos, é preparado um berço com uma superfície plana. A camada de drenagem inferior é ligeiramente coberta com um substrato de turfa, e sementes de asplênio são semeadas em tal substrato. Cada um dos modos de reprodução requer certas habilidades.
Propagação do asplênio pela divisão do arbusto
A divisão do mato ocorre na primavera. Se um grande arbusto cresce e o pote não é suficiente para a alimentação, o mato requer um transplante. É hora de começar a se reproduzir.
Todas as partes da planta são frágeis. Portanto, a extração de asplênio para a reprodução do recipiente deve ser tratada com cuidado.
É necessário saber que após a divisão de uma planta adulta, seu crescimento não se recuperará em breve. O sistema radicular dificilmente se adapta às novas condições. Portanto, é possível dividir apenas um arbusto, no qual novos pontos de crescimento são formados no rizoma do conjunto. Se não houver o suficiente, todas as aldeias e a planta adulta podem morrer.
Após o transplante, você precisa ser paciente e esperar até que a capacidade de trabalho das raízes seja restaurada. Neste caso, os pratos para transplante devem ser largos e ligeiramente apertados. A propriedade dessas plantas no início de ocupar toda a terra proposta, e só então para aumentar as folhas deve ser levada em conta. O vaso plantado é selecionado com um vaso com cerca de 7 cm de diâmetro, uma vez que as mudas jovens são transplantadas com frequência, à medida que as raízes se desenvolvem. Cada vez que o substrato é substituído e o volume do pote aumenta.
Seqüência de operações para enraizamento:
- No recipiente com furos de drenagem, o empilhamento de argila previamente embebido é empilhado, e de preferência os pedaços de espuma de plástico são misturados com musgo de pântano.
- Uma camada de terra pronta é derramada, você pode usar o solo para orquídeas, com vermiculita e musgo cortado.
- Um arbusto separado com um sistema radicular tratado contra o decaimento é plantado em um copo preparado, deixando o pescoço não coberto.
- Organize as raízes da planta cuidadosamente, polvilhadas com solo logo acima do pescoço, sem compactação.
- Deitar abundantemente uma rega fresca, com água mole, estacionária durante 12 horas, enquanto o solo assente, expondo o gargalo.
- A água restante deve deixar o recipiente pelo dreno.
Plantado apenas para reprodução de ninho de asplênio aberto na parte superior com um pacote transparente, mas não amarre na parte inferior, permitindo que o ar flua. Durante o enraizamento, certifique-se de que o solo esteja um pouco úmido, regado com gotículas de cima, evitando o apodrecimento das raízes. O enraizamento pode levar de 3 a 7 semanas, dependendo do grau e do calor do ar e do solo. Após o aparecimento da vegetação jovem, o pacote é removido gradualmente para acostumar a planta ao habitat.
Reprodução de asplênio vivíparo
Este tipo de samambaia difere de outros na formação de botões ninhada nos vayas. Na natureza, pronta para continuar, uma pequena planta cai no chão e dá brotos. A planta cultivada é criada, não esperando a queda do broto, quando várias folhas se formaram sobre ele. É arrancado juntamente com um pedaço de folha e colocado na superfície do substrato, ligeiramente polvilhado com uma fina camada de terra e levemente umedecido com spray.
Se um broto jovem estiver entranhado na panela por si só, é cuidadosamente extraído e plantado. Tal planta se desenvolve rapidamente, é necessário cobri-la somente nas primeiras duas semanas, de modo que a terra na superfície não seque até que as raízes estejam profundas. O transplante em uma tigela separada deve ser feito após o crescimento das primeiras folhas a 4 cm, e ao multiplicar o asplênio vivíparo, a placa deve ser larga e as plantas podem ser plantadas várias vezes, mas não interferem entre si. Da próxima vez, ao substituir a terra, eles podem ser plantados um de cada vez.
Cultivo de asplênio a partir de esporos
A reprodução de esporos é pouco frequente. O método é demorado, o processo é longo. Disputas ao vender em lojas especializadas são chamadas de sementes de asplênio. Esta semente pode ser obtida durante toda a temporada durante a estação de crescimento. Esporângios, em que o desenvolvimento dos esporos do osso estão localizados no dorso das folhas, criando uma coloração marrom da placa. Para coletá-los, basta raspar o esporângio em um pedaço de papel e secá-lo em um envelope de papel.
Será necessário encontrar um local quente e sombreado para instalar um minitubleto ou criar umidade sob um capô de vidro acima da tigela. O processo de germinação é longo, de um mês a três. Um substrato necessariamente quente e úmido durante a germinação em uma fina camada de turfa colocada em um tijolo, imerso 5 cm na água.
O líquido deve ser derramado enquanto evapora. A aeração diária da estufa é obrigatória. É importante que o tijolo seja recém-cunhado, o musgo seja descontaminado e a água destilada passe pela unidade de destilação e seja armazenada em um frasco de vidro, parafinado dentro do frasco. Você pode comprar destilado em laboratório ou farmácia.
Deite o conteúdo da saqueta na turfa molhada. Quando há uma vegetação densa para organizar uma luz de fundo. Quando as folhas crescem, as plantas são afinadas, deixando 2,5 cm entre as mudas. Quando você chegar a uma placa de folha do tamanho de uma caixa de fósforos, as plantas são plantadas em vasos, você pode 2-3 peças por contêiner.
Desta forma, é possível aumentar o asplênio a partir de uma disputa pelo paisagismo de uma paisagem campestre. Então, nos vasos de plantas são plantadas várias plantas para o esplendor.