Abutilons com flores na forma de sinos ou reminiscentes das corolas abertas de hibisco estão se tornando mais populares entre os amantes de plantas de interior. E a razão aqui não é apenas em floração exuberante, mas também na despretensão da cultura, bem como na facilidade de sua reprodução.
Propagação da semente de Abutilone
Sementes bastante grandes de Abutilon antes do plantio no solo são pré-germinadas, para as quais é conveniente usar várias lãs de algodão ou guardanapos. Os discos são colocados em um recipiente raso, umedecido de forma que eles estejam completamente impregnados com água, mas o fundo do recipiente não fica estagnado.
Para a germinação, é melhor tomar água morna fervida, derretida ou persistente. Em cima da camada úmida, coloque as sementes e cubra o recipiente com uma tampa ou filme.
Inchaço de sementes para a propagação de abutilone começa já dentro de algumas horas. É melhor manter o recipiente aquecido a uma temperatura de cerca de 25 ° C. A aparência das raízes se tornará perceptível após 4-8 dias. Os brotos em miniatura são transferidos para o solo, no entanto, não vale a pena adiar o transplante, pois as raízes de rápido crescimento podem ser facilmente danificadas. Este método é útil se houver dúvidas sobre a germinação de sementes selecionadas para propagação de abutilona.
Se o material da semente estiver bem maduro e fresco, ele pode ser semeado diretamente em um substrato leve nutritivo, ou até melhor – em pastilhas de turfa.
Neste caso, é importante não permitir a penetração excessiva de sementes. Ótimo, se sobre as sementes será uma camada de solo apenas um par de milímetros. No substrato, os brotos recebem um conjunto completo de nutrientes e uma quantidade suficiente de umidade. Eles rapidamente se aclimatam após a colheita e logo atingem o tamanho de um espécime pronto para o florescimento.
Mergulhe as mudas no estágio de duas folhas reais. Neste tamanho, potes com um volume não superior a 50-100 ml irão adaptar-se às plantas. E então, à medida que a flor interna cresce, o abutilone é transplantado para os recipientes maiores.
Se a casa já tiver uma planta adulta, ela pode ser usada para obter mudas e propagar a abutilona da variedade amada.
Embora as sementes desta flor cresçam bem, mas um espécime jovem e pronto a florescer possa ser cultivado durante um ano, o método vegetativo tem muitas vantagens:
- Quando estacas de abutilone podem ter certeza de que a planta filha irá manter todas as propriedades dos pais, incluindo a folhagem variegada e outras características dos híbridos.
- Reduz significativamente o tempo de plantio até o aparecimento das primeiras flores na albumina.
Como cortar o abutilone?
Em casa, a abutilona desenvolve-se muito rapidamente e durante a estação de crescimento, que dura desde a primavera até o final do outono, dá brotos de comprimento considerável. Portanto, na cultura do oleiro, os abutilões são necessariamente submetidos a um corte de cabelo, ajudando a coroa a se enrolar e a permanecer compacta. Além disso, a formação contribui para uma floração exuberante, porque os botões aparecem apenas em rebentos jovens.
A poda é realizada na primavera e no final do verão, quando a principal onda de floração da abutilona é completada. Neste caso, não só os brotos fracos e danificados são removidos, mas também cortam pelo menos um terço do comprimento dos galhos fortes. As estacas resultantes, que têm pelo menos 2-3 internódios, não devem ser descartadas, porque este é o melhor material de plantio.
As estacas de abutilona são suficientes para liberar as camadas inferiores das folhas, os brotos e as flores restantes, e depois colocar em água e cobrir o recipiente com um pacote. Depois de alguns dias a uma temperatura acima de 22 ° C no final da haste, você pode notar o aparecimento de espessamento e os rudimentos de raízes brancas finas.
Para proteger a planta da decomposição, um comprimido de carvão ativado ou vários pedaços de carvão podem ser jogados na água.
A formação de raízes com um comprimento de 3 a 7 cm significa que o abutilone pode ser transplantado para um local permanente. Para uma flor jovem abutilona pote suficiente cerca de 7 cm de diâmetro.Na parte inferior, faça uma drenagem poderosa, em cima do qual uma pequena camada de solo é derramado e as mudas são cuidadosamente transferidas para ele.
Polvilhe com um broto de substrato úmido deve ser muito cuidadoso, porque as raízes da abutilona são frágeis e podem se romper. Pela mesma razão, é melhor não compactar o solo após o transplante. O enraizamento e a aclimatização das estacas de abutilon ocorrem em poucas semanas, como evidenciado pelo aparecimento de folhas jovens. Bem, se desta vez a planta está em uma estufa ou coberta com um pacote que cria um microclima permanente.
A temperatura para o enraizamento da flor de abutilone não deve ser alta. O nível ideal é 20-22 ° C.
Durante três ou quatro semanas, ocorre o enraizamento das estacas, logo após as estacas serem plantadas em substrato úmido de turfa e vermiculita. Tais plantas após um mês de permanência na estufa também podem ser transplantadas em vasos individuais. Por via de regra, as jovens mudas florescem ativamente em poucos meses, e depois do fim da estação, a vegetação já pode tornar-se uma fonte das subsequentes estacas de abutilone.
Polinização da flor de abutilone e obtenção de sementes
A propagação de abutilona também pode ser obtida por sementes obtidas por polinização de plantas em casa. Transferindo o pólen de uma planta para outra, você pode obter sementes híbridas com propriedades sem precedentes.
Uma ferramenta para esse trabalho pode ser um cotonete limpo e seco ou um pincel fino. É este o meio de propagação da albumina que os criadores usam.
E o sucesso da polinização é indicado pela formação no local da flor de uma caixa multifacetada, que começa a secar depois de cerca de um mês e depois se abre.
A semeadura é realizada da maneira descrita acima, e um vídeo sobre a albumina e detalhes do processo de reprodução da flor ajudará a evitar erros irritantes nessa questão interessante.