O canteiro de flores adquire um novo visual quando floresce exuberantemente. Um aroma de tirar o fôlego e panículas desgrenhadas de cores vivas tornam este pedaço de terra incrivelmente bonito. Por um lado, as flores se assemelham a verdadeiros gigantes, por outro – cobras desgrenhadas incomuns. A primeira reação a eles é tocar e abraçar. Chegando mais perto da planta, você pode imediatamente ouvir o cheiro inebriante de baunilha e notas de grama seca, com as quais é impossível dizer adeus.
Se o dono quer impressionar seus convidados e vizinhos, então ele deve aprender os segredos de plantar e cuidar de espiguetas Liatrice. No campo aberto, a cultura mostrou-se resistente ao frio e caprichosa. No entanto, o arbusto terá uma aparência apresentável quando for cuidado.
O cheiro proveniente das flores é usado na luta contra a traça. Se o galho em flor no armário for mantido por meio ano, os insetos não se aproximarão das roupas a uma distância de 10 m.
Olho do Encantamento
Antes de se familiarizar com variedades populares, é importante prestar atenção à descrição da própria erva. A altura de cada pedúnculo é de 40 a 80 cm, há casos em que as flechas atingem 1-2 metros. As primeiras flores aparecem em junho e as últimas – no início de agosto. A paleta de cores é brilhante e variada. Consiste em tais sombras:
- branco;
- roxo;
- vermelho;
- roxo;
- azul.
Na foto, o lyatris glume é excelente graças às panículas fofas. Eles são freqüentemente chamados de “penas de estepe” ou “estrelas brilhantes”. Várias flores florescem de um único feixe. Pétalas são incomuns, porque são apresentadas na forma de antenas finas. No complexo, eles criam uma inflorescência magnífica, que parece bastante harmoniosa contra o fundo de folhas finas (3 cm de largura). Muitos são surpreendentes a maneira de dissolver as espigas – que começa a partir do topo e termina na parte inferior.
No outono, o “tapete” gramado coberto é coberto por uma camada de bronze de pétalas caídas. Este tipo não estraga o desenho paisagístico do jardim, mas, ao contrário, o torna enigmático. Muitos jardineiros deram seus corações para as 3 variedades maravilhosas de Liatrix Spikelet.
A planta contém néctar valioso, por isso atrai insetos: abelhas e plantas de mel. Portanto, é melhor plantá-lo a uma distância segura do playground.
Sobre o Liatrice “Blue”
A tonalidade púrpura original com uma tonalidade vermelha de panículas surpreendentes encaixa perfeitamente no exterior da villa. A altura das hastes não ultrapassa os 50 cm, a inflorescência é de quase 35 cm, o que permite plantar a cultura ao longo do meio-fio ou fazer uma cobertura, mas apenas em miniatura. Você pode admirá-lo por 30 a 45 dias da temporada de festas.
O sol escaldante e o déficit de umidade não afetam a Liatrice com o pico Azul. Ele permanecerá tão atraente e encantador. Ao mesmo tempo, a flor não tolera um verão chuvoso. A umidade causada pela estagnação da água leva à deterioração das raízes e ao aparecimento do oídio. Também não combina com tipos de solos argilosos e pesados.
O problema é que a água subterrânea está muito próxima da superfície ou o derretimento da neve é prolongado por muito tempo. Neste caso, a cultura é plantada nas colinas, colinas ou formam um monte – a colina alpina.
Alba, mas não Jessica
Para o jardim da Liatris, o pico “Alba” é uma verdadeira “noiva”. Quando uma leve brisa começa a perturbar as panículas refinadas brancas, o canteiro de flores transforma-se em um trecho / véu do vestido de noiva. Essa decoração branca como a neve é digna apenas de uma atriz de classe mundial. Duração da floração – do final de junho a agosto. O caule sobe quase 100 cm acima do solo.
Os tubérculos estão muito próximos da superfície. Durante as chuvas / chuvas, o solo pode ser lavado. Portanto, é necessário periodicamente coletar arbustos.
Os produtores de flores são aconselhados a cobrir os rizomas com húmus decíduo (12 cm). Ele servirá como fertilizante e um suporte confiável para a planta.
“Flamingo” rosa ou roxo
Uma viagem à África se tornará sem sentido se o turista não vir esses pássaros impressionantes. Você pode criar seu próprio “continente do futuro” (outro nome para esta parte do mundo) com a ajuda de um tipo delicioso de Liatris do pico “Flamingo”. É incrível, mas essa variedade é rosa e roxa. Na maioria dos casos, a última opção é mais popular que a primeira. O nome, talvez, a flor recebeu por causa de orelhas desgrenhadas, que se assemelham a plumagem desses habitantes africanos.
Aterrissar para o preguiçoso
Spikelet Liatris (spikata em latim) é amado por seu caráter “complacente”. No entanto, um lugar para ele é escolhido brilhante, quente e espaçoso. O solo deve ser fértil e fertilizado com esterco, composto ou minerais despejados. Pratique dois métodos de crescimento de “estrelas brilhantes”: sementes e tubérculos.
As sementes se deitam no chão, as raízes são soltas e
A semeadura é realizada na primavera – no início de abril ou no outono – nos últimos dias de outubro. A cama é primeiro cavada, trazida em um curativo natural, e então solta e rega com uma pequena quantidade de água. Na parte inferior, faça a drenagem de pedras, areia ou seixos. Os poços são formados por uma profundidade de 1,5 cm, perfazendo-os a uma distância de 10 cm e após a emergência, as plântulas são plantadas em local permanente. Três anos após o plantio, Liatrice Koloskovy agradará ao cultivador com suas majestosas flores.
Para as regiões do sul, não é necessário envolver a planta no inverno. Nas partes do norte do país, recomenda-se cobri-lo com cobertura morta ou estopa. Isto também se aplica a territórios com invernos sem neve.
Tubérculos não são bonitos, mas fortes
Esta é uma das formas mais rápidas e confiáveis de reprodução. Quando no outono a folhagem verde sai, os bulbos são desenterrados, o solo é arrancado e dividido em várias partes. Diâmetro de cada tubérculo é de 2 cm.Em seguida, eles são classificados e enviados para secar no sótão ou na despensa.
Em maio / agosto, pequenos sulcos de 7-10 cm são formados na área preparada e são preenchidos com húmus (1/3 da fossa). O passo da localização dos arbustos é de 20 cm, em alguns casos de 30 cm.
O arbusto mãe é dividido em tubérculos. Faça isso mesmo durante a floração. Ao mesmo tempo, certificando-se de que a muda jovem tinha um forte pescoço basal e brotos saudáveis. A distância dos poços é de 30 cm, a profundidade é de 20 cm.
Sinais de atenção para a planta
Como foi notado, plantar e cuidar de espiguetas Liatrice não requer profissionalismo e habilidades especiais. A cultura pode ser muito tempo sem ser regada. No entanto, afrouxar e matar a terra ao redor do mato é um procedimento vital. Mulching fará o solo arejado e macio. Removendo regularmente ervas daninhas, o cultivador de flores prolonga a vida da flor. A introdução de fertilizantes minerais (na primavera – nitrogênio contendo, no verão – potássio-fósforo) promove o florescimento abundante do Liatrix das espiguetas. Com tais sinais de atenção, o canteiro de flores se transformará em um enfeite de jardim majestoso e refinado.