Pátria da madressilva é comestível Territórios do Noroeste da Rússia. Esta planta é um arbusto que atinge uma altura de até 2 metros. Muitos tipos de madressilvas têm qualidades decorativas valiosas, é por isso que elas são comuns não apenas na natureza selvagem, elas se tornaram hóspedes frequentes de terrenos domésticos, parques e jardins da frente.
Esta planta é usada não só em jardinagem. Os povos que habitam a extensão natural de seu habitat há muito tempo usavam a madressilva para o tratamento de várias doenças. Nós também oferecemos-lhe para aprender mais sobre as propriedades benéficas de madressilva comestíveis e contra-indicações para o seu uso.
O uso de madressilva fruta na medicina popular
Aplicação na medicina popular encontrou quase todas as partes da planta: raízes, folhas, flores, casca. Mas o verdadeiro depósito de saúde são justamente os frutos da madressilva – sementes oblongas, doces e azedas ou doces que lembram o mirtilo a gosto.
Das mais de 200 espécies de madressilva selvagem e cultivada, apenas algumas são comestíveis. Essas espécies podem ser reconhecidas pela cor da fruta – do azul ao azul-preto. As bagas de espécies venenosas são geralmente pintadas em vermelho vivo e laranja.
Composição de bagas
A ciência moderna explica as propriedades úteis dos frutos de madressilva com sua composição química única. Além de açúcares e ácidos orgânicos, eles contêm um grande número de vitaminas:
- C – promover o fortalecimento do sistema imunológico e participar da maioria dos processos metabólicos no organismo;
- A – responsável pelo estado dos órgãos de visão, pele, cabelos e unhas;
- B1 – promover o fortalecimento e reparo das células nervosas;
- B2 – responsável pela saúde de todo o corpo.
A composição mineral das bagas também é variada. Eles contêm sódio, potássio, magnésio, bário, iodo, alumínio, cobre, manganês e estrôncio, importantes para o funcionamento normal do corpo. As propriedades úteis das bagas de madressilva são também devidas ao alto teor de pectinas, antocianinas e taninos. Ao mesmo tempo, o conteúdo calórico do fruto é de apenas 30-32 kcal.
Aplicação de bagas
A medicina tradicional recomenda o uso de madressilva saborosa para combater muitas doenças. Em primeiro lugar – com avitaminosis. A madressilva é uma cultura inicial e, dependendo da variedade, frutifica em junho-julho. De fato, estas são as primeiras bagas ricas em vitaminas e microcélulas, que ajudam a superar as conseqüências de um pesado período de outono-inverno.
É difícil superestimar os benefícios da madressilva no tratamento da hipertensão e doenças vasculares. Esta planta é um parente próximo do viburnum e, assim como ele, ajuda a reduzir a pressão arterial. Mas, ao contrário do viburnum, as bagas de madressilva são mais lentas e o efeito de seu uso persiste por mais tempo. Além disso, os frutos desta planta ajudam a aliviar dores de cabeça, que muitas vezes sofrem de hipertensão, e as vitaminas A e B contribuem para o fortalecimento das paredes dos vasos sanguíneos.
A madressilva é um maravilhoso anti-séptico, por isso pode ser usado para várias infecções virais e bacterianas: garganta inflamada, gripe, feridas purulentas, conjuntivite, infecções dos órgãos digestivos, respiratórios e urinários. Além de destruir patógenos, fortalecerá a imunidade e terá efeitos antipiréticos.
Na medicina popular, os frutos da madressilva também são usados para tratar doenças da esfera sexual feminina, constipação, distúrbios metabólicos e muitas outras doenças.
Como usar bagas de madressilva?
Para conseguir um efeito duradouro para a saúde, o fruto da madressilva deve ser tomado diariamente, desde o início da frutificação, em 100 mg (cerca de meio copo) por dia. Além disso, as propriedades úteis da madressilva praticamente não perdem durante o congelamento, secagem e tratamento térmico, assim durante todo o ano você pode cuidar de si com um delicioso geléia, compotas, sucos e mors.
Bagas de madressilva não podem ser submetidas a congelamento repetido. Frutas descongeladas e, em seguida, congeladas podem causar distúrbios digestivos. O mesmo efeito é obtido pelo consumo conjunto de bagas de madressilva e groselha.
Contra-indicações
Apesar das propriedades úteis do fruto da madressilva, também existem contra-indicações para o seu uso:
- o efeito desta planta é insuficientemente estudado na gravidez e lactação, portanto é melhor evitar seu uso durante estes períodos;
- os frutos da madressilva geralmente causam alergias;
- no tratamento de crianças devem ser cuidadosamente atendidas dosagem, porque o consumo excessivo pode causar-lhes o aparecimento de erupções cutâneas (começar melhor com algumas bagas, aumentando gradualmente o seu número);
- Não recomendo comer madressilva com gastrite, úlceras do sistema digestivo e durante a exacerbação da cistite.