Na natureza, os adênios são plantas ou arbustos perenes, semelhantes a árvores, que crescem em regiões áridas da África central e meridional, da Península Arábica e da ilha de Socotra. Adenium em casa é uma espetacular flor interna, atraindo imediatamente a atenção com um caule espesso incomum, folhas densas nas pontas dos brotos e floração brilhante. Durante o período de vegetação, as plantas varietais adornam flores simples e duplas em tons de branco, rosa, vermelho carmesim e roxo.
Devido às flores suculentas inesperadamente exuberantes, a cultura recebeu um segundo nome, adenium “rosa do deserto”, e ficou incrivelmente popular com os floristas do mundo inteiro.
Pela primeira vez adenium botânicos interessados no século XVIII, quando a primeira tentativa foi feita para classificar suas espécies, mas ainda há muitas interpretações diferentes do sistema adotado no ambiente acadêmico. Costuma-se distinguir 10 tipos de adenomas que diferem:
- forma de caudex, flores e folhas;
- dimensões;
- características da vegetação;
- um lugar de crescimento natural.
Apesar das diferenças visíveis, alguns especialistas culturais acreditam que todas as espécies existentes pertencem ao mesmo tipo de adenium, e as variações na aparência são causadas por diferenças climáticas, de solo ou outras.
Adenium deusum (A. Obesum)
Esta espécie é a mais comum, conhecida e mais estudada. Na natureza, adenium gordura ou gordura pode ser encontrada no continente africano e no Oriente Médio. A extensão da planta mais interessante é uma faixa larga que se estende do Senegal no oeste até a Arábia Saudita no leste.
O nome adenium é devido a Aden, ou ao presente Iêmen, onde esta planta extraordinária foi descrita pela primeira vez.
Para resistentes à seca, altas temperaturas do ar e raios solares diretos, o adenium do dewum é caracterizado por períodos de vigília e repouso, quando perenes:
- lança folhas alongadas, coriáceas ao toque, cinza-esverdeadas com um comprimento de 6 a 15 cm;
- pára o crescimento;
- não forma novas cores.
Este estado é observado na estação fria e nas estações secas. Com o início da vegetação, a folhagem jovem aparece nos topos dos ramos. Nos botões de verão aparecem, transformando-se em flores tubulares de guindaste e tons de rosa. O diâmetro da corola de 5 pétalas na gordura do adenoma selvagem varia de 4 a 7 cm, as variedades de flores são muito maiores, até 12 cm, e são mais diversas em cor e forma.
haste castanho acinzentado espessada pode crescer a um medidor de espessura, o cáudice parte substancial localizado sob o solo, e mantendo-se fora do barril Adenium Obesum toma a forma de árvore ou arbusto de altura e três metros.
Por causa do crescimento lento, limitação do tamanho do vaso, e também devido à poda e modelagem da casa, é improvável que o adenium cresça a tal tamanho, mas agradará com formas bizarras e cores brilhantes.
Adenium multiflorous (A. Multiflorum)
A terra nativa da planta, que afeta especialmente a floração abundante, é a região central e sul. Aqui, o adenium de fluxo múltiplo prefere estabelecer-se no solo arenoso e alcalino.
espécies simples satisfeito com pequenos grupos de solo e não tem medo da seca, conservação de reservas de umidade do engrossado, tem a forma de um tronco de baobá em miniatura com casca acinzentada suave e escondido sob o solo com raízes fortes.
Na natureza, as plantas do adenoma multi-fluxo podem atingir uma altura de três metros e em muitos países estão sob proteção do Estado devido ao risco de extinção. Ameaças às espécies são amantes de culturas exóticas, caçando espécimes de flores exuberantes, gado e macacos, alimentando-se de tubérculos de plantas.
Devido à incrível abundância de flores, o adenium é chamado de lírio Impala, mas na cultura esta espécie é menos comum do que Adenium é obesa, devido ao crescimento lento e ao início do florescimento após os 4 anos de idade.
Adenium arabicum (A. Arabicum)
O nome de adenium arabicum fala por si. Esta espécie com um enorme caudex atarracado cresce na Península Arábica.
Dependendo das condições climáticas, a aparência da planta pode variar. Em áreas com secas crônicas, os adenomas são em forma de arbustos, onde têm mais umidade, podem parecer árvores fortes e grossas na base com ramos fracamente expressos. Em adenium arabicum folhas razoavelmente grandes, rosadas, com uma tonalidade roxa ou marrom escuro e flores rosa-avermelhadas.
Em casa, o Adenium Arabic pode ser cultivado a partir de sementes, para depois se envolver na formação de seu caudex e tronco.
Adenomal Somali (A. Somalense)
A espécie somali de adenium é um habitante nativo da África, crescendo em diferentes áreas do seu alcance a uma altura de um ano e meio a cinco metros. A planta é caracterizada por uma forma cônica do tronco e um florescimento praticamente contínuo, se a planta consegue fornecer a abundância do sol.
Folhas verdes alongadas têm uma cor verde brilhante. Freqüentemente veias brancas ou leves são visíveis na lâmina foliar. Para o inverno, as plantas perdem a folhagem e precisam de descanso. Flores menores com mais estreitas do que gordura adeniana, pétalas de flores aparecem em galhos finos. Coloração de corolas de 5 pétalas – rosa, carmesim, vermelho com clarificação no pescoço. As espécies podem cruzar com Adeniumum desusum, que é o que muitos criadores usam. Além disso, a variedade somali é fácil de cultivar, as mudas florescem pela primeira vez em um ano ou meio após o plantio, quando o caule sobe a uma altura de 15-18 cm.
Adenium crispum (A. somalense var crispum)
Parece muito decorativo adenium krispum, considerado uma subespécie de plantas somalis. Uma característica da cultura – estreitas folhas longas com veias esbranquiçadas e bordas onduladas, que deram o nome desta espécie, bem como um caudex subterrâneo de nabo. Numerosas raízes sutis só aumentam a semelhança com a cultura de raiz.
Este tipo de adenoma para a casa é interessante não apenas pela forma do caule e pelo tamanho médio, mas também pelas flores originais, ao contrário das flores do adenio somali. As corolas cor-de-rosa, menos frequentemente vermelhas, são amplamente abertas, as pétalas têm uma curvatura perceptível.
Adenium é novo, tanzaniano (A. somalense var., Nova)
Uma das subespécies recentemente descritas das espécies da Somália – vem dos semi-desertos da Tanzânia e das regiões vizinhas. Em Adenium Crispum, esta planta está relacionada com o aparecimento de folhas, e corolas rosa ou avermelhadas se assemelham mais às flores do Adenium da Somália.
Adenium bohmianum (A. boehmianum)
No final do século XIX, botânicos descobriram e descreveram o aparecimento de Adenium bomchianum do norte da Namíbia. Esta espécie é conhecida não tanto pela decoração, mas como uma planta venenosa, entre a população local merecia o nome de Yad do bosquímano.
Na natureza, forte, atingindo uma altura de três metros da planta de bom grado ramo, crescem lentamente e ao longo do tempo espessamento no tronco é suavizado. As folhas localizadas em espiral estão apenas no topo da parte aérea, são de couro, com uma folha de 8 a 15 cm de comprimento e uma tonalidade prateada-verde com veios bem marcados.
Quase arredondadas por causa das pétalas largas, as corolas podem ser rosa, lilás, framboesa. Uma característica da flor de adenium desta espécie é a rica cor púrpura do pescoço.
Adenium swazicum (A. swazicum)
Adenium O nome reflete seu lugar de origem – Suazilândia. arbusto em forma de altura de 20 a 50 cm planta parece um pouco uma reminiscência de seus parentes, como pode ser visto acima do solo apenas alguns brotos verdes acinzentados ou luz com folhas estreitas longas e 6 cm cor rosa ou pintura roxa. raízes poderosas mentir sob o solo e no adulto plantas são praticamente invisíveis.
Em casa, Adenius Suazilândia longa e voluntariamente floresce, raramente descarta a folhagem, despretensiosa e fria. Não é de surpreender que esta espécie seja prontamente usada por criadores para obter híbridos interespécies com adenium deum.
Adenium oleifolium (A. oleifolium)
O adenium oleifolium africano difere de seus “irmãos” em crescimento extremamente lento e tamanho modesto. O arbusto com um rizoma poderoso e espesso e tronco liso atinge uma altura de 60 cm.
Estreita, com um comprimento de 5 a 12 cm, as folhas são pintadas em tons de verde-oliva e estão localizadas no topo dos galhos. Flores de adenium rosa podem ter um centro amarelo ou branco. A descoberta dos botões coletados na inflorescência ocorre simultaneamente com o aparecimento da folhagem.
Adenium Socotran (A. socotranum)
Na ilha de Socotra, no Oceano Índico, uma espécie endêmica de adenomas cresce, de acordo com a descrição, não encontrada em outras partes do intervalo desta planta. Em comparação com adeniums casa – este é um verdadeiro gigante, crescendo a uma altura de 5 metros.
Um barril que lembra uma garrafa pode consistir em várias partes fundidas, nas quais as faixas transversais são necessariamente visíveis. Os galhos são incomparavelmente mais finos que o tronco principal. São finas e frágeis, coroadas de verde-escuro com veias brancas, folhas brilhantes de até 12 cm de comprimento, as flores de adenium rosa claro têm um diâmetro de 10 a 12 cm, uma borda mais brilhante passa ao longo da borda das pétalas.
Híbridos e variedades de adenoma para a agricultura doméstica
Embora o local de nascimento de Adenium seja a expansão da África e do Oriente Médio, os centros de criação e seleção dessas plantas se tornaram regiões bastante diferentes. Os principais fornecedores de novas variedades e híbridos são os países do sudeste da Ásia, Tailândia, Índia, Malásia e Filipinas.
O clima local é excelente para reprodução da cultura. Aqui muitas vezes há exposições de bonsai com base em adenium, a partir daqui sementes e mudas estão espalhadas por todo o mundo.
Hoje, a conveniência especial para os cultivadores de flores é usada pelos adiosums tamanho Mini, com uma altura de apenas 12 a 17 cm, e para florescer, as migalhas começam aos 2 anos, abrindo flores de 6 cm nas pontas dos brotos.
Outro objeto de interesse claro são formas variadas de adenomas com folhas variadas ou folhas completamente descoradas.
À disposição dos produtores de flores hoje há muitas plantas híbridas e variedades de adenium com flores simples, terry, monofônicas e coloridas. No entanto, não é incomum para os vendedores que usam a grande popularidade das plantas para dar o seu pensamento positivo e propor variedades falsas notórias.