Numerosas fotografias das espécies da flor do kalatei impressionam a imaginação dos produtores de flores, não com inflorescências bizarras, mas com uma folhagem única para cada variedade. A terra natal deste tipo de plantas herbáceas variegadas é a zona tropical do continente sul-americano.
Os grandes kalatei com uma altura de 70-80 cm são valorizados pelos apreciadores de plantas de interior por folhagem de uma forma oval ou elíptica bastante simples, com um padrão original no lado da folha da placa e uma cor densa de bordeaux do lado posterior. Cada tipo de kalatei, como na foto, tem seu próprio ornamento único. Em algumas variedades, placas de folha com até 20-40 cm de comprimento são marcadamente onduladas.
Existem plantas de interior decorativas e decíduas que encantam os floricultores com inflorescências pontiagudas de cores diferentes. Reunindo em sua coleção de casa uma mistura brilhante de kalatej, você pode transformar um peitoril da janela do quarto na aparência de uma floresta tropical real.
Kalateja Varshevicha (Calathea warscewiczii)
Esta espécie também pertence às espécies florescentes de kalatei. Kalacheeu Varcevic pode ser reconhecido por densas folhas verdes escuras com traços leves, divergindo da veia central. Se o lado superior do lençol tiver um padrão aveludado, a superfície posterior, como muitas outras camadas da sala, será de cor púrpura.
A inflorescência da calatea de Varshevich aparece a partir do seio da folha, tem um garfo de uma bráctea branca ou rosada espiralada, a partir da qual aparecem pequenos coronéis amantes de insetos. Após o murchamento da flor kalatei, na foto, em seu pecíolo são formadas jovens rosetas usadas pelos cultivadores de flores para reprodução de uma planta de casa incomum.
Calathea crocata
Um dos tipos mais decorativos de catale, cultivado em casa. Não só isso, a espécie tem uma folhagem ondulante surpreendentemente bela de um tom verde-arroxeado profundo. Uma característica brilhante desta espécie é grande numerosas inflorescências, incomum para kalatei de cor laranja-amarelo. É graças à cor, perto da cor do açafrão, que o Krokata kalathea recebeu seu segundo nome.
Muitos cultivadores conhecem este visual elegante como um kalate de açafrão. Em comparação com espécies relacionadas, esta planta é compacta o suficiente e não ocupa muito espaço, mesmo em um peitoril da janela. Mas a natureza da planta não é muito complacente, para conseguir o crescimento florido e estável da folhagem escura só é possível se todos os requisitos para o atendimento deste hóspede dos trópicos distantes forem atendidos.
Em uma foto de uma flor deste tipo é bem visível, como as inflorescências laranja-alaranjadas parecem contra um contexto da folhagem quase preta. A cultura decorativa e decídua responde perfeitamente ao acabamento, não tolera a luz solar direta e não sofre transplante, o que lhe dá a oportunidade de aumentar a massa verde.
Calathea decorada com ornamentos (Calathea ornata)
Kalatea decorada decorada a partir de um número de espécies aparentadas alongadas-ovóides com veios centrais pronunciados e um padrão contrastante de faixas brancas. À disposição dos cultivadores de flores hoje existem muitas cultivares relacionadas a esse belo tipo de kalatei. Mas na maioria das vezes nas coleções você pode encontrar o caladay de Sunderian com densas folhas largas e ovais de oscar verde escuro.
Decorativos à planta dão finas riscas rosa ou brancas, em pares, saindo da veia central até as bordas da chapa. A parte inferior da folha é acastanhada ou cor de vinho.
Em casa, o calathea de Santarean não cresce acima de 50 cm, mas na natureza a coroa pode crescer significativamente e alcançar até dois metros de altura.
Kalateia listrada (Calathea zebrina)
Apesar de todos os tipos de kalatei não diferirem no temperamento complacente e fazer com que o florista preste constantemente atenção a si mesmo, esse tipo de caráter é completamente caprichoso.
Kalatea listrado ou Zebrina é muito sensível à secura do ar, requer um solo muito solto nutriente e atenção à rega. Na natureza, a flor desse tipo de kalatei, como na foto, cresce rapidamente e forma um poderoso meio-arbusto perene de até um metro de altura. Com bons cuidados, uma kalatea igualmente grande se torna na casa.
O orgulho especial do kalatei listrado são as folhas grandes. Uma folha leve e brilhante de 50 centímetros de comprimento é decorada com pinceladas decorativas de cor verde escura, a parte inferior do lençol é densamente borgonha.
Kalatea Lansifolia (Calathea lancifolia)
As espécies de kalatea apresentadas na foto referem-se a alguns cultivadores de flores, mas muito apreciados, florescendo variedades de plantas. Em casa, nos trópicos do Brasil, a kalatea lansifolia vive em condições de temperaturas quase constantes, alta umidade e abundância de alimentos. A mesma atmosfera terá que ser mantida pelo apreciador de plantas de interior, para admirar as flores do kalatei retratado na foto.
Kalatea lansifolia é uma planta de grande porte, cuja altura pode chegar a 80 cm As flores estão localizadas em pedúnculos curtos localizados na base de uma saída de folhas. Cor das corolas brancas ou levemente rosadas. As folhas são alongadas, finas, de cor verde clara, com manchas escuras ao longo da veia central. No lado de trás, as placas de folha da calatea da forma lansifolia têm uma cor violeta-avermelhada.
Calathea makoyana
Perto das espécies de plantas anteriores é Calathea Mako, um nativo do Brasil. A folhagem desta espécie é também coberto com manchas de contraste, mas a placa de chapa de metal é mais arredondada, e no seu padrão lado de trás repete-se completamente, não só nos tons de verde e vermelho acastanhado.
Calathea rubifarba (Calathea rufibarba)
As folhas alongadas e afiadas desse tipo de kalatei, como na foto, em comparação com outras espécies dessa planta, podem parecer comuns. A folhagem tem uma cor verde suave, que em algumas variedades se estende para o lado de trás. E, no entanto, a kalatea é muito atraente devido à forma ondulada de placas de folhas densas, assentes em estacas de cor castanho-púrpura longas.
Em casa, a planta requer boa nutrição e colocação em luz difusa. Na observância das condições da manutenção o florista pode receber amarelo pequeno, como em uma foto, flores kalatej.
Calathea bachemiana
As folhas deste tipo de kalatei são bastante estreitas e longas, até 35 cm, mantêm-se em finas estacas alongadas e formam uma roseta densa acima da superfície do solo. Uma característica da espécie é a coloração prateada da parte superior da placa foliar, na qual um ornamento verde escuro na forma de um ramo elegante é claramente visível.
Flores kalatei Bachem não tão decorativo, como no kalatei açafrão, mas eles muito animam o quadro geral e são de interesse para os fãs de culturas tropicais.
Calatea rosepitca (Calathea roseopicta)
Kalatea rosyopicta – vem do Brasil, onde as plantas atingem 80 cm de altura e encantam a aparência de folhagem variada, que é igualmente difícil de encontrar mesmo em outros tipos de kalatei.
Muitas vezes nas coleções de amantes de plantas de interior encontram-se kalateya medalhão. Esta variedade pode ser reconhecida por folhas de couro oval redondo com ornamentos multicoloridos. A veia central é rosa, pinceladas verde-oliva são visíveis em torno dela, e perto da borda da placa da folha há uma faixa figurada de cor cremosa ou branca. A parte de trás das folhas desta kalatei flor, localizada em panquecas, carmesim, muito brilhante.
Calathea loeseneri
Originária das regiões equatoriais do Equador, Colômbia e Peru, existe a Kalaneya de Loseneri. Esta planta não se distingue pela originalidade da coloração da folhagem, mas ocupa um lugar digno nas coleções de floristas, devido à folhagem lanceolada luz e as elegantes cores estreladas do kalatei.