Desde os tempos antigos, as pessoas têm tratado o lírio com reverência. Acredita-se que esta flor já cresceu no Jardim do Éden e sua fragrância foi apreciada pelas primeiras pessoas. Depois de muitos séculos, o lírio foi associado às personalidades divinas da mitologia grega e romana. No cristianismo nominal, a flor tornou-se um símbolo de pureza e pureza. E na Sagrada Escritura é chamada a mais bela de todas as flores silvestres.
Frequentemente usado para enfatizar o poder do lírio. Na França, ela por muito tempo ostentou os emblemas dos grandes monarcas da antiguidade. Mais tarde, ela apareceu no brasão real e nas bandeiras. Mesmo em nosso tempo, o lírio é usado nos braços de algumas províncias francesas. Além disso, o lírio derramado de ouro adornava o famoso templo de Salomão. Qual é o segredo da popularidade de uma simples flor de jardim? Vamos tentar entender.
Descrição geral da beleza refinada
Lírios crescem quase em toda a Europa. Eles são familiares para os habitantes da parte norte do continente americano e da Ásia. Ele adorna os jardins e as parcelas do país da Rússia. Sua delicada fragrância é apreciada não só pelas mulheres, mas também pelos homens. Portanto, muitos poemas e músicas são compostos sobre isso.
Lily pertence à família “Lily”. Seus parentes próximos são tulipas, cebolas e groselhas. Como eles, as flores são plantas perenes que crescem de bulbos. Na natureza, existem diferentes tipos de lírios. Os biólogos têm cerca de 80 opções. Muitos deles se tornaram a base para o surgimento de novas variedades e híbridos.
Bulbo de lírios são balanças suculentas indubitadas. Eles estão fixados na parte inferior da planta, no lugar do crescimento das raízes. Portanto, eles são considerados soltos. Eles são diferentes em tamanho. Por exemplo, o diâmetro minúsculo atinge apenas 1 cm, e os grandes podem ser de cerca de 30 cm, sendo os bulbos ovóides ou esféricos.
As raízes das plantas são:
- basal;
- retratores;
- sobrecarga.
Raízes basais e retraídas crescem na região bulbosa do bulbo. Raízes Nadulkovye são formadas nas hastes para uma temporada. Depois que os brotos murcham, as raízes morrem.
Ao transplantar os lírios, é aconselhável não danificar as raízes principais localizadas na base do bulbo.
O lírio do jardim tem uma haste reta que cresce até 250 cm de altura. Algumas espécies atingem apenas 15 cm, mas isso não as priva de charme. Ao longo do comprimento dos rebentos, as folhas de lírio são adornadas. Dependendo do tipo, eles podem se sentar no formulário:
- espirais;
- espirais;
- roseta basal.
Há lírios cujas folhas estão firmemente pressionadas contra o caule vertical. Na base do seu muito mais do que no topo da filmagem. Outras variedades da flor são caracterizadas pela aparência nas axilas da chapa foliar dos bulbos de ar. Eles, como regra, estão ligados ao caule da planta.
Decore os rebentos da inflorescência original na forma de:
- cilindro;
- o cone;
- guarda-chuva
Em cada pincel, em média, cresce até 16 gomos. As variedades reais podem ostentar 30 flores de cada vez. Todos eles são descartados na ordem da fila. Primeiro, abaixe os botões superiores. Cada um deles não desvanece no prazo de 9 dias, portanto, em geral, o lírio floresce cerca de duas semanas.
A flor de lírio inclui 6 pétalas (algumas variedades têm mais). Eles cercam o pistilo e 6 estames com grandes anteras localizadas dentro do botão. A forma das flores é diferente:
- na forma de uma tigela;
- tubular;
- como um grande sino;
- variante plana de broto;
- em forma de funil;
- estelar;
- chalmóide.
Dependendo disso, o tamanho dos botões do lírio também varia. Por exemplo, as variações de diâmetro chalmoid podem ser de cerca de 10 cm, são muito semelhantes aos modelos de lanternas chinesas. Espécies em forma de funil da flor têm um diâmetro de 4 cm, e ao longo do comprimento chegam a 15 cm, e os brotos planos chegam a 25 cm.
Colorir as flores de lírio é simplesmente incrível com a sua diversidade. Eles são laranja e damasco, rosa pálido e vermelho brilhante, branco-neve e roxo escuro. Beleza incrível – opções de duas cores com um estouro de arco-íris. Há flores com pequenos pontos, traços graciosos e até mesmo com uma borda original nas pontas das pétalas. Na natureza, não há lírios azuis. Quando os brotos florescem, a fruta é formada na planta. Caixas longas e cheias de sementes planas amadurecem em novembro. Assim termina a temporada de floração de encantadoras belezas do jardim.
Para apreciar constantemente os lírios, é importante plantá-los adequadamente. Qual é o segredo de plantar estas lindas flores? Apenas algumas operações seqüenciais.
Regras básicas para o plantio de lírios
A dacha suburbana apareceu lírios delicados e tenros, é importante plantá-los corretamente. Especialmente nesta necessidade espécies exóticas. Existem várias regras para plantar e cuidar de lírios:
- seleção de um local adequado;
- preparação do solo;
- profundidade de desembarque de bulbos;
- esquema do arranjo de lírios no jardim da frente.
Antes de escolher um lugar para plantar flores, você deve pensar em como eles vão ficar juntos com outras plantas. Se você quer criar variedades altas, elas podem ser plantadas em pequenos grupos. Outra opção é colocar flores na parte de trás do canteiro de flores para criar um fundo exclusivo para plantas em miniatura. Variedades de baixo crescimento são maravilhosamente combinadas com roseiras ou peônias.
A proximidade de lírios com rosas permite que você crie abrigos confiáveis do frio do inverno. Sob o véu das flores, é improvável que sofra de geadas severas.
A maioria das espécies de lírios gosta de áreas ensolaradas do jardim ou da penumbra. O principal é não plantá-las sob as árvores, onde há pouca luz e solo seco. Em vista disso, ao adquirir bulbos de uma planta, você deve se familiarizar com as preferências desse tipo de flor.
Para lírios no jardim poderia muito tempo para adornar o canteiro de flores, é necessário preparar o terreno antes de plantar. Para fazer isso, ele traz um pouco de húmus pronto, areia pura e turfa natural. Tal solo fertilizado ajuda a fortalecer o bulbo e, como conseqüência, o desenvolvimento ativo da flor. Além disso, dependendo da variedade de lírios, escolha um primer adequado. Alguns preferem um ambiente ácido, outros alcalinos. Para a maioria das cores, o solo neutro é adequado.
Se o local for escolhido e a terra estiver preparada, você deve entender como plantar os lírios corretamente. Primeiro de tudo, é importante levar em conta a variedade de flores e o tamanho de seu bulbo. Considere também a habilidade do lírio de liberar as raízes nos brotos.
Quase sempre o material de plantio é baixado no solo até uma profundidade que é 3 vezes maior que seu diâmetro.
Dependendo da natureza do solo, a profundidade do plantio dos lírios é determinada. No solo arenoso, os bulbos são plantados muito mais profundamente do que no solo pesado. Devido a isso, durante um verão quente, a planta recebe uma quantidade suficiente de umidade. Nos meses frios do inverno, esta profundidade permite criar uma temperatura adequada para a lâmpada. E no início da primavera, a planta não tem medo de geadas inesperadas. Além disso, um grande número de bulbos jovens e hastes são formados em profundidade.
Para garantir um cuidado confortável para os lírios no jardim, escolha o esquema apropriado de plantas de plantio no jardim de flores. Existem várias opções:
- Opção de fita de linha única. Para isso, os bulbos com raízes são plantados a uma distância de cerca de 15 cm entre si e a largura entre as fileiras é de até 50 cm.
- Método de duas linhas. É usado para lírios de altura média. O intervalo entre as plantas é de 15 ou 25 cm, o espaço entre as linhas é também de 25 cm e a largura do espaço entre as fitas não é inferior a 70 cm.
- Método de três linhas de plantio. Na maioria das vezes é usado para lírios anões. Lâmpadas individuais são colocadas em buracos com um intervalo de cerca de 15 cm, as linhas principais e linhas adicionais são colocadas, bem como na versão de duas linhas.
O processo de plantar flores fofas é feito dessa maneira. Primeiro cavando buracos nos lugares marcados. Sua profundidade deve ser três vezes mais profunda que o diâmetro do material de plantio inicial. No fundo dos funis, despeje uma base protetora, preparada a partir de areia pura e cinzas. Acima de colocar lâmpadas. Para que eles subam rapidamente, as raízes se espalham com cuidado, depois pressionam suavemente contra a areia. Então, a cova está coberta de terra, despejada com água fria e coberta de turfa.
Você pode plantar lírios na primavera, outono e até no verão. Versão de primavera ajudará a proteger os bulbos da planta de congelamento. Neste momento, o sistema radicular é particularmente ativo, o que contribui para uma sobrevivência bem sucedida. Lírios plantados no outono, podem com segurança criar raízes antes do início do inverno. Graças a esta planta será capaz de suportar as geadas da primavera. No inverno, ele será protegido por um abrigo adicional, feito por um proprietário cuidadoso.
Dicas úteis para cuidar de lírios
Para garantir que o lírio do jardim seja bem cuidado, recomendações simples devem ser seguidas. Primeiro de tudo, é importante fertilizar as plantas durante toda a temporada. Para isso, cinzas e fertilizantes especiais são usados. Para cada metro quadrado de solo, 50 gramas dessa mistura são espalhados. O processo é repetido 3 vezes:
- no começo da primavera para fortalecer as raízes;
- durante a formação de botões;
- depois dos lírios florescerem.
Para o fertilizante de primavera, você pode aplicar uma solução de nitrato de amônio a partir do cálculo de 40 gramas por 10 litros de água. Também podkormkoj bom considera-se pus, diluído em um líquido. Proporção: 1 parte de pus de vaca para 10 litros de água.
É importante que os lírios garantam a rega adequada. Como regra, a água deve ser despejada sob a raiz para que não caia nas folhas. Caso contrário, as gotículas atrairão os raios solares, que podem causar queimaduras. Apesar do fato de que os lírios não gostam de escarro excessivo, durante a estação seca eles precisam de rega regular.
A prática mostra que as plantas bulbosas não gostam quando nos dias de verão o solo superaquece. Isso leva a uma interrupção no crescimento da planta e sua exuberante floração. Para evitar o problema, a cobertura do solo com materiais naturais ajudará. É especialmente importante usar palha, grama inclinada e até serragem.
Muitas vezes em folhas ou botões de lírios aparecem besouros e moscas lilás. Livrar-se deles ajudará produtos químicos especiais projetados para tais pragas. Alguns produtores de flores coletam larvas de insetos manualmente, o que também é eficaz.
Plantio e cuidado de flores de lírio implica monitoramento constante da planta. Se espécies altas são esperadas, então o suporte é preparado para elas. Quando os caules crescem, eles os amarram a eles, de modo que eles não quebrem ou caiam. Residentes de verão experientes tentam pensar com antecedência onde melhor colocar os suportes.
Para lírios sempre pareciam atraentes, gomos murchas devem ser limpos a tempo. Os pedúnculos são cortados após a floração da planta. No final da estação, é desejável cortar as brotações para que no inverno elas não se tornem um condutor de ar frio para a lâmpada. Além disso, eles não serão prejudicados por abrigo adicional de folhagem, serragem ou lapônia de coníferas. Como você pode ver, quando você sabe tudo sobre lírios: desembarque, partida e descrição externa, é mais fácil escolher a opção certa. Existem muitas variedades de flores delicadas conhecidas em nosso território? Mais do que realmente plantado em um site.
Bem-vindo ao reino dos lírios refinados
Quase todo amante de flores pode imaginar uma clareira na qual centenas de lírios crescem. Todos eles têm diferentes formas, cores, altura e sabor. É fácil escolher o mais bonito deles? Dificilmente. Talvez, com tal situação, o botânico americano Jan de Graf enfrentasse. Para resolver a situação, ele sistematizou variedades de lírios em grupos. Na base de cada um deles a origem da planta foi tomada, uma vez que a maioria deles requer condições idênticas para o cultivo. Todas as flores do lírio foram divididas nos seguintes grupos:
- Asiática;
- Marchon;
- candidum;
- Americano;
- longo florido;
- tubular e orleans;
- oriental;
- interespecífico;
- decorativo.
Depois de considerar alguns deles, você pode visitar o reino encantador de flores de soda.
Grupo asiático de híbridos
Este grupo inclui lírios que não requerem atenção especial. Eles são encontrados em diferentes lugares do planeta, mesmo na Sibéria e no Alasca. Flores toleram perfeitamente invernos severos. Para isso, os brotos são cortados no nível do solo para que a neve os cubra completamente. Lírios do grupo asiático têm pequenos bulbos brancos que se desenvolvem bem em solos pouco ácidos. Todos eles são bastante resistentes e despretensiosos às condições de cultivo. Eles se multiplicam com crianças bulbosas. Bloom no meio do verão.
O grupo asiático inclui híbridos que crescem até 1,5 m de altura, bem como espécimes anões – até 40 cm de altura. Alguns deles produzem bulbos minúsculos nas axilas da placa foliar. Para isso, eles são chamados de flores bulbosas.
Na coloração eles são:
- branco-neve;
- creme;
- amarelo e laranja;
- vermelho escuro e brilhante;
- combinações de vários tons.
As variedades mais famosas do lírio do grupo asiático não são incomumente admiradas.
Tipo de Adeline
Flores encantadoras do grupo asiático pertencem às primeiras plantas de jardim. Crescer para tamanho médio. Na maioria das vezes os botões são de cor amarela. Sua forma lembra a taça oriental. Quase sempre diferem no número abundante de cores para a estação.
Flora fugiu
Belezas Terry crescem a um metro de altura. Em cada inflorescência há até 30 pedaços de gemas, cujo diâmetro atinge 20 cm, dependendo do clima, de maio a agosto. Perfeitamente tolerar invernos rigorosos.
Marchongs Encaracolados
Encantadores híbridos deste grupo distinguem-se pela resistência especial. As flores são resistentes ao frio, podem crescer em um único local e são resistentes a várias doenças. Eles são cultivados até na Sibéria. Nas latitudes médias, é melhor plantá-las em uma área sombreada para protegê-las dos raios solares abrasadores.
Cavaleiro árabe da variedade
Os magníficos lírios altos do grupo Marchon são considerados de longa duração. Eles suportam facilmente as geadas do inverno e florescem abundantemente em um período quente. Em cada haste cresce uma enorme inflorescência de 50 botões. Eles são amarelo-vinho com pequenas manchas e estames laranja. A forma das flores lembra o turbante oriental.
Ouro da Guiné
Lírios desta variedade têm botões de cor amarelada, às vezes com um tom rosa, cores. A base da flor é laranja ou amarela, as bordas são ligeiramente mais claras. Todas as pétalas no interior são cobertas com muitos pontos de cor escura. Na haste cresce até 10 pedaços de botões. Bloom gradualmente.
Kandidums brancos como a neve
O ancestral desse grupo era um lírio branco. Embora não inclua tantas variedades, mas todas elas diferem em aroma persistente. As gemas geralmente se parecem com um amplo funil ou dutos. Cor – amarelo, terracota ou branco.
Variedade de Apolo
O lírio branco do grupo candidum cresce a um metro de altura. Característica da variedade – não tem folhas de caule, elas são coletadas na base em uma roseta. As placas das folhas inferiores são muito maiores do que as superiores, que a planta faz contra o fundo de outras cores do jardim da frente. Botões de lírios delicados, com cerca de 7 cm de diâmetro, são coletados nos cachos originais no topo da parte aérea. A única desvantagem é que as flores são propensas a doenças, por isso exigem cuidados especiais.
Espécies de lírio de terracota
Na maioria das vezes, as flores desses espécimes têm uma forma aberta. Eles olham para cima e cheiram bem. Eles surpreendem com sua cor rica. Causar uma sensação agradável durante a floração.
Grupo americano de híbridos
As plantas deste grupo são notáveis pela sua beleza e encanto. Muitas vezes há variantes de duas cores de híbridos americanos. Se os botões estiverem claros, você poderá ver manchas vermelhas nas pétalas. Esses lírios amam muita luz, crescendo em espaços abertos, precisam de rega regular. Para o inverno, eles devem ser cobertos, para que os bulbos não sejam afetados pelo frio.
Cherrywood – um híbrido americano brilhante
Muitos residentes do verão plantam em suas parcelas lírios vermelhos deste grupo. A cor rica e o aroma agradável dos botões que deliciam os olhos no meio do verão surpreendem com a sua elegância. Eles preferem solos não ácidos e requerem rega regular. Invernos russos bem tolerados. Ao plantar, a drenagem é sempre adicionada aos poços para que as plantas se adaptem rapidamente e não adoeçam.
Lírios de cerejeira não gostam de transplante, por isso é melhor escolher imediatamente o lugar certo para uma beleza tão elegante.
Variedades de lírios Colonoid
Os lírios extraordinariamente bonitos desta variedade são considerados os mais populares no território da Rússia. Eles toleram perfeitamente invernos rigorosos e mudanças de temperatura, são resistentes a vários fungos e vírus. Flor por 3 meses, e nas latitudes do sul até o meio do outono.
O correto plantio e cuidado do lírio das colônias dá bons resultados aos amantes das flores do jardim. Normalmente tais plantas são plantadas em abril em solo preparado. Se tiver muita argila ou areia, é desejável adicionar um pouco de turfa ou humus doméstico.
Em um local adequado, cavar buracos a uma distância de cerca de 12 cm O fundo é coberto com uma mistura de drenagem. Coloque as lâmpadas e adormeça no chão. No final do plantio, a área deve ser regada abundantemente.
Cuidados da planta inclui:
- rega moderada a cada dois dias;
- aparar caules que se desvaneceram no meio do outono;
- abrigo adicional para o inverno;
- top dressing 3 vezes por ano (início da primavera, durante o aparecimento de brotos, após o florescimento);
- se necessário, faça os suportes;
- transplantado não mais de uma vez em 3 anos.
Realizando estas regras simples para o cuidado de flores, você pode se alegrar constantemente com a sua presença na área suburbana.
Infelizmente, acontece que os lírios são atacados por pragas que devoram botões, folhas ou bulbos. Estes incluem moscas lilases, besouros, pulgões, ursos, larvas de besouros de maio. Para combatê-los eficazmente, é melhor usar preparações químicas. Esse cuidado com os lírios traz muita alegria e satisfação.