A figueira ou figueira é uma das primeiras plantas cujo valor foi reconhecido e glorificado pelas pessoas. Doce, rapidamente satisfaz fig fome, propriedades úteis que não deixam indiferentes curandeiros Grécia, Roma, Oriente Médio e Ásia, tem sido repetidamente descrito na grande literatura, retratado em pinturas e esculturas de artistas da antiguidade e do Renascimento. E hoje, quando a composição bioquímica de frutas frescas e secas é totalmente estudada, o figo não perdeu sua popularidade.
Nos últimos quatrocentos anos, as figueiras expandiram significativamente a área de crescimento. Os figos são cultivados não apenas na pátria histórica, no Oriente Médio e no norte da África, mas também no continente americano. A cultura amante do calor criou raízes também na costa do Mar Negro na Rússia. Mas por causa do armazenamento a curto prazo, frutas frescas em todo o mundo são principalmente submetidas a secagem e processamento.
Conteúdo calórico dos figos
E apenas as bagas de vinho arrancadas, e secas ao sol, saborosas, nutritivas e contêm muitas substâncias bioativas. No entanto, o conteúdo calórico do figo e seu valor nutricional são diferentes neste caso.
100 gramas de figos frescos contêm:
- 1,5% de proteínas;
- 0,4% de gorduras vegetais;
- 4,9% de carboidratos;
- 12,5% de cinzas;
- 1,4% de umidade.
Frutos ricos em fibras, à medida que amadurecem, acumulam uma quantidade significativa de açúcares, o que determina o sabor da sobremesa e o alto valor nutricional. Várias bagas frescas satisfazem perfeitamente a fome, mas, ao mesmo tempo, 100 gramas de fruta representam apenas 74 calorias.
Como resultado da secagem, as propriedades úteis dos figos são totalmente preservadas e até mesmo multiplicadas. Mas junto com a perda de umidade, a concentração de carboidratos aumenta.
Contendo até 37% de açúcares, os frutos secos trazem no corpo 254 kcal para cada 100 gramas. Isso deve ser levado em conta se uma pessoa receber uma dieta ou se for necessário um controle estrito do peso.
Quão útil é o figo
Como outros produtos de origem vegetal, frutas figo contêm vitaminas e sais minerais, açúcares e ácidos orgânicos, fibras e outros compostos que podem afetar a saúde de uma pessoa. Portanto, o uso e dano de figos para o corpo é determinado pela sua composição bioquímica. Na composição de frutas frescas e especialmente secas muito:
- vitaminas B vitais;
- micro e macroelementos, entre os quais magnésio e ferro, potássio e cálcio;
- indispensável para a digestão ativa da celulose.
Embora os figos não possam ser chamados de fonte de ácido ascórbico, a rutina contida em sua polpa auxilia na assimilação dessa vitamina. O mesmo componente em conjunto com flavonóides e antioxidantes naturais fortalece os vasos, é responsável pela regeneração e rejuvenescimento celular.
A fibra áspera, que deixa a maior parte da fruta do figo, limpa perfeitamente os intestinos e ativa o seu trabalho, luta contra o acúmulo de toxinas e resiste ao desenvolvimento da microflora patogênica.
Propriedades úteis de figos
Os principais campos de aplicação terapêutica das propriedades dos figos são gastroenterologia, cardiologia e neurologia. Matérias-primas vegetais são usadas para fazer laxantes, fortalecendo capilares e preparações cosméticas.
Quão úteis são os figos para uso independente? A introdução de seus frutos na dieta será mais benéfica:
- Frutas frescas são usadas no tratamento de doenças do sistema vascular, incluindo hipertensão, tromboflebite, varizes.
- Os figos são um excelente laxante. Ele limpa rapidamente e suavemente os intestinos, estimulando o seu trabalho e removendo toxinas acumuladas e toxinas do corpo. Aliás, efeitos desinfetantes, antibacterianos, anti-inflamatórios de frutas são manifestados.
- Possuindo propriedades diaforéticas, os frutos de figo ajudam a remover o calor.
- Com o uso externo, a polpa amacia e nutre a pele. Propriedades úteis de figos podem remover vermelhidão e irritação.
Hoje, os médicos estão estudando o efeito da fruta nas células cancerígenas, bem como a possibilidade de usar figos em doenças inflamatórias do fígado.
Com uma ressaca, após um envenenamento doméstico ou outra intoxicação, os figos com benefício e sem danos ao corpo facilitam a condição, acelera a recuperação.
Figos de leite de tosse: receita e recursos de aplicação
A carne fibrosa e macia de figos na medicina popular tem sido usada há muito tempo como fleuma enfraquecida, expectorante. Para fazer isso, prepare uma decocção de frutas secas no leite. A medicina quente efetivamente suaviza a garganta irritada, reduz a dor e acelera a recuperação. Um doce sabor da decocção é muito popular entre adultos e crianças.
A receita de um figo com o leite de uma tosse é muito simples. Um copo de leite é tomado com 2-3 figos, que são cuidadosamente lavados com água quente. Os ingredientes são colocados em fogo pequeno e, mexidos, fervidos até que dois terços do volume original sejam deixados no recipiente.
Para tossir remédio foi mais útil, deve ser embrulhado e deixado por várias horas para insistir. O caldo é tomado quente três vezes ao dia por 100-150 ml de cada vez. As propriedades tão úteis dos figos serão reveladas com força total.
Figos durante a gravidez e amamentação
Figos em abundância contêm fibras alimentares, vitaminas e oligoelementos, que serão úteis para uma mulher que está esperando por um bebê ou já está amamentando um bebê.
Durante a gravidez, um feto em crescimento coloca pressão no sistema digestivo. Como resultado, a constipação não é excluída. Lidar com eles e evitar novos distúrbios ajudará uma pequena quantidade de frutas frescas ou secas como uma sobremesa ou um lanche leve.
Deve ser lembrado que se envolver em figos durante a gravidez não vale a pena por causa do alto teor de açúcar. Você pode incluir a fruta no menu somente depois de certificar-se de que ela não cause reações alérgicas ou outras reações negativas.
Contra-indicações para o uso de figos
Como muitos outros produtos de origem vegetal, os figos têm propriedades úteis e contra-indicações para comer. Com extrema cautela deve ser atribuído ao fruto daqueles que sofrem de doenças do trato gastrointestinal na fase aguda. Não inclua figos na dieta se houver uma tendência a diarréia.
Recusar-se a comer figos terá diabéticos e alergias intolerância individual a frutas exóticas. A última categoria de risco inclui mulheres grávidas e lactantes. Os figos com amamentação são introduzidos no cardápio com muito cuidado, não só acompanhando a reação do corpo da mãe, mas também a criança.
Uma alta concentração de ácidos orgânicos em frutas frescas pode levar a uma exacerbação da gota, pancreatite e urolitíase. Somente quando observamos as regras de segurança pessoal, deliciosos doces frutos dão muito prazer e não prejudicam a saúde.