Entre as plantas decorativas e decíduas, a planta Plectranthus é muito popular entre os produtores de flores. Não só parece bonito devido à forma interessante e cor das folhas, mas também é uma das flores mais despretensiosas. Plektrantus transfere calmamente a rega perdida, se os donos de repente se esquecerem dela ou se saírem inesperadamente por muito tempo. Apesar de tudo, cresce rapidamente e logo um pequeno talo se transforma em um arbusto chique.
Com esta flor está associada a muitas crenças populares, enquanto a sua reputação é bem merecida. Afinal, a planta tem propriedades medicinais com um campo de aplicação bastante extenso.
Variedades do nome da planta
O habitat do plectrant é considerado o subtrópico da África do Sul, mas se enraizou perfeitamente em um clima mais severo, com nomes diferentes em diferentes países. Assim, no frio da Escandinávia planta hera sueco é chamado, e em espaços abertos do nosso vasto país – “árvore de toupeira” ou “sala de hortelã” por causa dos odores folhas emitidas característicos após tocá-los.
Graças à estrutura especial das inflorescências, em particular, a corola na forma de um estímulo, a flor também é chamada de “galo corvo” ou “esporóforos”. Uma variedade, cujo cheiro assusta pequenos insetos, é popularmente chamada de “mugogon”.
Descrição geral da aparência
Plectratus tem várias espécies, a maioria dos quais tem pendurado, brotos bem foliares pendurados no pote em grandes quantidades. Isso permite usá-lo para pendurar vasos ou para criar canteiros. Cílios laterais de espécies de ampel podem crescer até 1,5 m de comprimento. Há também variedades verticais de plantas que crescem na forma de um arbusto de até 40 cm de altura.
Praticamente todos os tipos de plantas têm a mesma forma arredondada da folha com uma borda dentada desigual (exceto para o papagaio de carvalho, em que eles se parecem com carvalho). Mas a superfície e a cor da placa decídua são individuais para cada variedade. Pode ser liso ou forrado com cotão, monocromático ou com uma borda branca, fosca ou brilhante.
As folhas e brotos da flor são capazes de acumular e reter a umidade por um longo tempo, em conexão com o que é referido como semi-suculentas. A planta é coberta com um chapéu de folha caduca durante todo o ano, tem uma cor permanente e não cai.
A principal vantagem da planta são as elegantes folhas de pinheiro, mas também floresce com pequenas inflorescências brancas, azuis ou roxas, semelhantes a um guarda-chuva. Muitos produtores acreditam que o florescimento do Plectratus só estraga a aparência do arbusto.
Para que as flores não tomem suco extra da hera, elas são aconselhadas a removê-lo antes de desabrochar.
Possíveis dificuldades em cultivar uma flor
Apesar da natureza simples, quando cultivada em condições de ambiente, o plectro pode ser afetado por pragas e doenças, porque nenhuma flor está imune a isso.
A maioria das doenças na planta são resistentes à imunidade, no entanto, as lesões são possíveis:
- Míldio. Um sinal da doença são as manchas cinzentas na superfície da placa da folha, e a razão é o excesso de temperatura do solo. Em primeiro lugar, o homem da terra deve poder secar bem e reduzir ainda mais a frequência da irrigação. A bucha em si é bem pulverizada com uma solução aquosa à base de soro de leite, composta por 3 partes de água e 1 parte de soro de leite. Você também pode usar drogas de loja especiais.
- Rotação da raiz As causas do surgimento da doença e das formas de tratar o mato são análogas ao combate ao míldio.
Além disso, o plectro pode perder sua decoração como resultado de:
- exposição à luz solar direta – as folhas ficam descoloridas e queimadas;
- longa secagem do solo – ocorre a murcha do mato;
- excesso de rega – folhas começam a ficar amarelas e cair, também é possível apodrecer do sistema radicular.
Quanto às pragas, às vezes o eletrato é atacado:
- um ácaro aranha;
- escudos;
- moscas brancas;
- pulgões.
A razão para a sua aparência é o ar muito seco na sala ou plantas infectadas na vizinhança. Na maioria dos casos, os danos causados por pragas deixam os pardais cobertos por uma camada pegajosa. Para se livrar de convidados não convidados, a flor deve ser tratada com inseticidas. Classes com uma superfície lisa da folha podem ser pulverizadas com uma solução de sabão.
Bonita e útil
Plectranthus usa-se não só para decorar um interior – o aroma alocado para ele limpa o ar na sala. O cheiro de hortelã ajuda com dores de cabeça e acalma os nervos. Mas o que é bom para uma pessoa realmente não gosta dos habitantes prejudiciais de armários e pragas de tapetes de lã. Percebe-se que a mariposa prefere evitar as premissas em que há um vaso, e os sacos de tecido com folhas colocadas no armário a salvam do casaco de pele.
Propriedades úteis do plectro são amplamente utilizadas para fins médicos.
As folhas trituradas do plectrant, presas ao local da picada por pequenos insetos, acabam rapidamente com a coceira e removem a irritação.
Folhas inteiras mergulhadas em óleo vegetal fervido (resfriado), facilitarão a condição no caso de diátese de umedecimento infantil. Para fazer isso, eles precisam se conectar à ferida. Óleos essenciais, alocados pelas folhas da flor, ajudam na congestão nasal, asma e tosse, se você mastigar uma folha fresca.
O efeito terapêutico do plectrante é também observado quando se utiliza a folhagem para banhos, em particular, no tratamento complexo da enurese em crianças. Primeiro você precisa preparar uma infusão concentrada de 0,5 colher de sopa. folhas frescas e 1 litro de água fervente e deixe fermentar por 1-2 horas. Antes de ir para a cama, tome a água do banho, despeje a solução concentrada (depois de filtrada) e deixe a criança deitar-se por pelo menos 15 minutos.
As folhas secas também mantêm suas propriedades úteis. Assim, uma mistura de folhas esmagadas e talco de bebê na proporção de 1: 5 é usada para tratar assaduras em pacientes acamados.
As folhas e raízes do plectrant são usadas pelos povos da Índia para preparar vários pratos.
Sinais folclóricos
Os produtores de flores, que cultivam o Plectratus há anos, associam-no a muitas admissões e superstições. Acredita-se que a planta atrai riqueza e sorte, por isso deve necessariamente estar em todos os lares. Mas a energia negativa da flor, pelo contrário, repele, agindo como uma espécie de protetor da casa dos espíritos malignos e das emoções negativas.
especialistas experientes dizem plantas que florescem concede boa sorte não só para seus proprietários imediatos, mas também aqueles que estão envolvidos em cuidar deles e apenas por um longo tempo está próximo, por exemplo, em um ambiente de escritório.
Pode-se dizer com certeza que a planta não levará muito tempo, mas com gratidão responderá aos cuidados e dará prazer estético.