A terra natal dessas lindas flores é considerada a Guatemala e o México. No Velho Mundo, as dálias surgiram no século XVIII, onde começaram a implementar com sucesso seu plantio e cuidado no campo aberto. As flores receberam imediatamente dois nomes – Dalia e Dahlia. O primeiro nome da planta foi recebido em homenagem ao famoso botânico da Suécia – A. Dal, e o segundo – o cientista de Petersburgo – IG Georgi.
Variedades de uma flor
Dahlia é uma flor chique. Além da variedade de formas, difere em uma variedade de cores. Até o momento, os cientistas têm cerca de 30 espécies e cerca de 15.000 variedades de Dalia.
Cientistas-botânicos dividem a flor nos seguintes grupos:
- Simples
- Anêmona
- Colarinho
- Em forma de pion.
- Decorativo.
- Esférico.
- Pompons
- Cacto (agulha)
- Meio cacto.
- Ninfas
- Misto – outras variedades que não estão incluídas nos grupos anteriores.
Dálias coloridas e magníficas de cores diferentes (branco, bordô, escarlate, rosa, creme e muitas outras) são um ornamento dos nossos jardins de verão.
O sonho dos criadores é a dália azul. Mas os esforços dos botânicos ainda não foram coroados com sucesso.
No entanto, estas flores tenras não toleram invernos rigorosos russos, portanto, aqueles que querem apreciar a beleza de seus botões brilhantes durante todo o verão devem plantar tubérculos anualmente. Assim, nos subúrbios para plantar dálias no campo aberto pode ser em meados de maio. Mas em sua terra natal – na América Latina – esta incrível flor de beleza é perene.
Plantando dálias no campo aberto
O método mais conveniente e eficaz de cultivar dálias é plantar e cuidar no campo aberto.
Preparação do solo
O solo das flores é colhido antecipadamente. Prepare o terreno para pouso dalii deve ser antes da geada do inverno. No outono, o solo é desenterrado e fertilizante é introduzido nele – composto ou húmus, que é adicionado ao solo a uma taxa de 4 kg por 1 m.2.
Na primavera, o solo é enriquecido novamente, com uma mistura de composto e cinza, que estão espalhados por toda a área do canteiro de flores. Então o chão deve ser solto por ancinhos. O fertilizante também pode ser adicionado aos poços preparados para o plantio.
Dálias são plantadas na primavera em um solo com uma estrutura solta. Aumentar a sua permeabilidade à água e fertilidade ajudará a cascalho, areia do rio, escória de carvão esmagada. Tal drenagem protegerá a cultura da umidade excessiva, o que causa fungos e decadência fatais.
A dália está esgotando rapidamente o solo, por isso não é necessário plantá-las em um lugar por dois anos consecutivos.
É desejável que a reação do solo seja ligeiramente ácida ou neutra. Na terra acidificada adicionar cal apagada, em alcalina – um pouco de turfa.
Preparando os tubérculos
Os tubérculos de dálias, destinados ao plantio em campo aberto, precisam de cuidados especiais. Com o início de abril, os Korneklubni se mudam do porão para a estufa, removendo as áreas deterioradas. Coloque em caixas, encher com metade do solo fresco, turfa, areia, serragem. O pescoço da raiz é deixado aberto. Substrato periodicamente regado. Cerca de dez dias depois, os olhos aparecerão. Remova as raízes do chão, sacuda, coloque uma superfície dura.
A lâmina fina da faca deve ser esterilizada com uma solução de manganês ou calcinada em fogo. Com um corte vertical, divida o caule em quatro partes (quartos). Cada delenka deve ter várias raízes e pelo menos um botão de renovação, caso contrário não será capaz de germinar. O corte é derramado com carvão ativado triturado. Mantenha os tubérculos na estufa até se enraizarem.
Aproximadamente 30 dias antes do desembarque, o material de plantio é removido do armazenamento. Os tubérculos são limpos de tecido danificado, polvilhando a área de corte com carvão ativado. Você pode tratar a cultura com uma base ou mantê-la por 17 a 18 minutos em uma solução fraca de manganês. Em seguida, os tubérculos tratados são colocados em recipientes baixos com uma mistura de solo e areia do rio.
Inicialmente, os recipientes são mantidos em local quente e sombreado, realizando regas moderadas. Quando os rebentos atingem uma altura superior a 2 cm, são transferidos para um local iluminado. Sprinkle brotos raramente, é aconselhável umedecer o solo. Eles são plantados nos primeiros dez dias de maio. Não cubra.
Quando é melhor plantar dálias na primavera no campo aberto? O termo de plantio está relacionado ao clima da região. Para a zona intermediária da Rússia, esta é a terceira década de maio. Para as regiões do sul – abril. Para o norte – o começo do verão.
Plantar dálias no campo aberto na Sibéria e cuidar delas deve ser realizado na segunda década de junho.
Preparação do site
Essa cultura ama o calor, por isso é importante escolher o lugar certo. Um canteiro de flores com flores deve ser localizado em uma área ensolarada, que não é soprada por correntes de ar.
Algumas variedades possuem um caule suficientemente alto, que facilmente se desprende de uma forte rajada de vento. Tais variedades precisam de um suporte – estacas feitas de madeira, com 1,5 a 2 metros de altura. É aconselhável estabelecê-los antecipadamente.
Localização ideal: perto da parede, no lado sul do edifício. Recomenda-se a plantação de flores ao lado de um grupo de arbustos e árvores, em uma área bastante iluminada. No entanto, as árvores perto das flores não devem dar uma sombra densa, porque as dálias amam muito a luz. Estas flores amantes da liberdade não são adequadas para moitas cheias de gente e impenetráveis.
Inicialmente, a área é nivelada, depois que os poços são preparados. Os tubérculos são plantados no campo aberto, depois são cobertos com uma camada de terra alguns centímetros. É necessário fornecer aos tubérculos sol suficiente e rega fácil.
Existe outro método de reprodução desta cultura – estacas. Mas este é um trabalho muito demorado e responsável. E se você está preocupado com esses esforços, você pode cultivar uma planta anual a partir das sementes, isto é:
- ColtnessHybrids;
- Pele vermelha;
- Rigoletto;
- Figaro.
As sementes são semeadas no campo aberto em meados de maio e florescem em meados de agosto. Para obter floração precoce, as sementes terão que germinar.
Coleta e armazenamento de tubérculos
Plantadas nas dálias abertas no outono também precisam de cuidados. Antes de congelar, o arbusto deve ser furado e remover as folhas na parte inferior do caule. Recomenda-se não se apressar com a escavação de tubérculos! Quando a parte do solo morre, ela é cortada e os tubérculos são deixados no chão. Durante duas semanas, a pele ficará compacta e o amido se formará. E somente após as primeiras geadas (antes do início das geadas severas), o taco de raiz deve ser escavado e lavado. Isso é feito de manhã, de modo que à tarde eles secam no ar.
O material de plantio é armazenado em um porão, em uma caixa com uma mistura, que inclui terra, vermiculita, areia, serragem, turfa. A umidade ideal da sala é de 60 a 70%.
Ventile periodicamente o cofre.
Em janeiro, é necessário inspecionar novamente os tubérculos para uma grande divisão. Ao detectar áreas afetadas, é necessário removê-las e cortar pontos com uma solução de diamante verde (você pode lubrificar com carvão ativado triturado).
Pragas perigosas
Os inimigos mais importantes da planta são:
- pulgões;
- lesma;
- colorado;
- lagarta;
- earwig;
- e outros.
Para combater lesmas, a terra está coberta de metaldeído. A partir de pulgões – mergulhar em uma solução de sabão ou pulverizá-los com uma solução a 0,2% de cloroetanol. O clima quente favorece o desenvolvimento de um ácaro, que afeta a parte inferior das folhas. Eles ficam amarelos, secos e morrem. A cultura afetada é irrigada com kultan (0,2%). Contra pragas também usam uma decocção de celidônia e absinto.
Recomenda-se a planta perto dos cravos-da-índia da dália – muitas pragas não toleram o seu cheiro.
Assim, magníficas dálias diferem em uma variedade de formas e cores, uma flor exuberante. Se você seguir as recomendações acima – você pode facilmente crescer estas lindas flores em seu quintal.