Orquídeas internas são consideradas difíceis de cuidar e de manutenção, porque muitos iniciantes de floristas são mortos pela perda do sistema radicular. É possível, e como reanimar uma orquídea, na qual a maioria das raízes que alimentam a flor decaiu ou secou?
O período de outono-inverno é mais perigoso para as pessoas dos trópicos, onde praticamente não há flutuações sazonais de temperatura, luz e umidade. Na estação quente, crescendo ativamente, as orquídeas florescentes se sentem confortáveis em condições naturais, tolerando facilmente a falta de iluminação, aquecimento e umedecimento adicional do ar. (Orquídea Phalaenopsis – Flor de Borboleta)
Mas no inverno a imagem está mudando. Sim, e a planta diminui significativamente o crescimento, consumindo menos nutrientes e umidade. Qual é a razão pela qual as orquídeas morrem em casa e como salvar uma bela flor?
Se o tempo Florista não reagiu à mudança da temporada, não alterou as condições de cuidados e de vida, as conseqüências na forma de, raízes podres húmidas, certifique-se de fazer-se sentir.
Como salvar uma orquídea com raízes podres?
Notando que, recentemente, uma flor viva e saudável tornou-se lenta, as folhas perderam a suculência, tornaram-se murchas e mesmo a rega não ajuda a planta a recuperar, a florista deve estar alerta. Quanto mais cedo o problema for descoberto, mais fácil será ressuscitar a orquídea, porque sem raízes a flor não pode alimentar-se e inevitavelmente morrerá.
Antes de reanimar a orquídea em casa, você precisa avaliar a situação e descobrir o grau de dano. Faça isso com um exame cuidadoso do sistema radicular.
- Raízes vivas e saudáveis são sempre densas, com uma superfície elástica e uniforme. Quanto mais jovens os rizomas, mais sua cor é mais clara e, quando imersos na água ou após irrigação abundante, ficam notavelmente verdes.
- Os velhos rizomas têm um tom cinzento ou acastanhado. Mas, desde que alimentem a roseta das folhas e os pedúnculos, as raízes permanecem firmes, lisas e secas ao toque.
Removendo o substrato e lavando a parte subterrânea da planta mostrará a imagem completa da lesão. Um sinal de decadência, infecção bacteriana ou fúngica é:
- escurecimento de rizomas;
- aparência de áreas úmidas e escorregadias nelas;
- o fluxo de água quando pressionado na raiz;
- aparência filiforme das raízes destruídas.
Infelizmente, as raízes decompostas não podem ser salvas, por isso são removidas, podando perfeitamente para um tecido saudável. O mesmo é feito com rizomas secos. A perda de duas ou três raízes, se a planta for adequadamente treinada, não afeta a viabilidade.
Mas e se as orquídeas apodrecerem todas as raízes ou a maioria delas? Posso devolver a saúde da planta ou com um animal verde tenho que dizer adeus?
Depois de remover as áreas problemáticas, as fatias nas partes restantes devem ser processadas com carvão em pó, carvão ativado ou canela em pó, que também tem pronunciadas propriedades desinfetantes. Quando as raízes secam, é útil imergi-las em uma solução de fungicida por 10-15 minutos. Isso reduzirá o risco de se estabelecer uma planta enfraquecida com fungos nocivos.
Tendo descontaminado os restos de raízes, proporcionando proteção para a planta, é importante processar a zona de crescimento das raízes futuras como um estimulante de crescimento. Isso fortalecerá a imunidade das orquídeas e acelerará o enraizamento.
Como revitalizar uma orquídea: disponível em casa
A orquídea restante não deve ser descartada. Com um bom cuidado e paciência, a planta tropical é muito resistente e amante da vida. Os produtores experientes aconselham considerar três formas de revitalização:
- em uma estufa doméstica;
- sem estufa, usando rega e secagem regulares;
- aterrando num substrato normal.
Antes de ressuscitar uma orquídea, você precisa avaliar sua condição e escolher a maneira mais eficaz e rápida. Se a flor, que perdeu menos de 60% das raízes, pode recuperar a saúde por um mês, então completamente desprovida do sistema radicular de uma orquídea pode exigir até um ano de manutenção e cuidados especiais.
A escolha de opções, como salvar uma orquídea sem raízes, depende:
- da condição da flor afetada;
- no número e condição das folhas;
- da presença de rudimentos de cavalos formados no fundo das cavidades das folhas.
De grande importância são as condições que o florista pode criar para a reanimação de orquídeas sem raízes.
Como reanimar uma orquídea em uma estufa?
Se o florista tiver uma estufa em que a planta será mantida com uma alta umidade estável e temperatura confortável, há uma alta probabilidade de salvar até mesmo uma flor seriamente enfraquecida sem um sistema radicular.
Como reanimar uma orquídea se as raízes estiverem podres? No recipiente em que a flor deve ser enraizada:
- despeje uma fina camada de argila expandida;
- Em cima, havia uma camada de esfagno purificado e cuidadosamente vaporizado.
O substrato é suavemente umedecido e uma roseta de folha é colocada nele. Enquanto a planta não forma raízes com 3-5 cm de comprimento, a flor terá que estar constantemente coberta:
- a uma temperatura do ar de 22 a 28;
- a uma humidade do ar de 70-100%;
- com luz difusa brilhante durante 12-14 horas por dia.
A temperatura abaixo de 20 e acima de 33 ° C inibe o crescimento das raízes, mas promove a reprodução de flora e fungos patogênicos.
E se as orquídeas apodrecerem todas as raízes? É possível estimular a formação de raízes? Sim, isso pode ser feito com a ajuda de um cuidado competente de uma saída de folhas localizada na estufa. Conforme necessário, o substrato é levemente umedecido e a estufa é ventilada. Fazendo isso melhor à noite, o que contribui para a saturação do ar com dióxido de carbono e faz com que seja mais rápido formar o começo de um saudável sistema radicular futuro.
O sucesso do enraizamento depende da observância do regime de temperatura, da manutenção de uma luz diurna longa e da umidade do apartamento. Enquanto a orquídea está em uma estufa, a roseta deve ser inspecionada regularmente para evitar o aparecimento de focos de podridão.
Em quatro dos cinco casos, usando este método, é possível salvar uma orquídea sem raízes, e os sinais da formação de um novo sistema radicular se tornam visíveis dentro de 10 a 14 dias. E plantas com raízes de 3 a 4 cm de comprimento são plantadas em um substrato normal e transferidas para as condições usuais da flor.
Como salvar uma orquídea sem usar uma estufa?
Como no caso anterior, a planta está enraizada a uma temperatura de 20 a 27 ° C, em um local sombreado de raios solares diretos. Mas como reanimar uma orquídea neste caso, quando não há estufa ou estufa?
A roseta pré-tratada é colocada em um recipiente de vidro profundo. Nela, nas horas da manhã, derramou água mole, fervida ou filtrada, de modo que sua superfície toca apenas a parte inferior do sistema radicular restante e não molha as folhas. Nesta forma, a orquídea permanece até 6 horas. Então a água é drenada e a flor secada até a manhã seguinte.
Há uma peculiaridade: como reavivar uma orquídea sem raízes de maneira mais rápida e eficiente.
Adicione uma colher de chá de mel ou xarope de açúcar à água por litro de líquido. Além disso, para umedecer o substrato ou regar todas as orquídeas reanimadas, é útil usar:
- Fertilizantes complexos especializados em concentração muito fraca;
- suplementação com ferro;
- tratamentos reguladores mensais do crescimento.
Como reviver uma orquídea, que não perdeu todas as raízes, mas apenas uma parte delas? Neste caso, a planta ainda é capaz de se alimentar da maneira usual, portanto, é possível cultivar as raízes perdidas, colocando a flor em um vaso de 6-8 cm de diâmetro com o substrato usual. A iluminação por 12 horas e a temperatura de 20-25 ° C fará com que os botões da raiz se tornem mais ativos. À noite, a temperatura não deve diminuir, e a umidade é mantida em um nível elevado.
Em vez de irrigação, irrigação de gota pequena da camada superior do substrato é usada ou meia hora, coloque o recipiente com orquídea em uma bandeja com uma pequena quantidade de água. Umidificar o solo novamente somente depois de ter secado completamente. O crescimento de novas raízes começa em 1-4 semanas.
Vídeo sobre como salvar uma orquídea, se as raízes apodrecerem e a planta perder a capacidade de receber umidade e nutrição, ajudam a esclarecer todas as nuances de um procedimento complexo. A preparação teórica cuidadosa não permitirá cometer erros na prática, e logo a flor amada novamente se tornará um ornamento da coleção de casa.
Vídeo sobre uma interessante experiência de nutrir orquídeas sem raízes
Parte 1
Parte 2
Parte 3