Entre a variedade de plantas de interior, existem tais flores que são usadas frequentemente como um presente. Obter um pote de belas ciclâmen arbusto de florescência, violeta ou antúrio duplo prazer: “semente” estas cores não se comparam com um buquê, porque ele rapidamente murcham, ea sarça por um longo tempo será agradável aos olhos, além pode até mesmo dar um
O ciclame é uma planta perene herbácea da família Mersin com flores muito brilhantes e abundantes. Sua inflorescência colorido original na forma de borboletas com asas levantadas orgulhosamente subir acima da folhagem em hastes longas e formar um chapéu floral magnífica, pelo qual ele é simplesmente impossível passar. Sim, e as próprias folhas com suas formas arredondadas e um padrão de luz sobre um fundo escuro também são muito decorativas. Graças à aparência espetacular e longo (mais de 3 meses), o ciclame florido tem sido um lugar nos corações dos amantes das plantas domésticas.
Plantar e cuidar de Cyclamen apenas à primeira vista parece difícil, de fato, esta flor é bastante confortável nos peitoris das janelas e pode decorá-los com a floração mais de uma vez. O principal é conhecer algumas das nuances do cultivo e criar condições favoráveis para isso. Como fazer isso direito, sobre isso e falar hoje.
Características de plantio de ciclâmen
O sistema radicular da planta difere significativamente das raízes da maioria dos representantes de animais de estimação, que desempenha um papel importante não só no plantio, mas também no cuidado com a flor. O cíclame lembra um pouco as culturas bulbosas: sua raiz é um grande e achatado cormo redondo. Seu diâmetro é de cerca de 15 cm, em média, com apenas um ponto de crescimento.
Ao plantar um ciclâmen adulto, o tubérculo não pode ser completamente enterrado no solo: pelo menos 1/3 de sua parte deve permanecer na superfície. A exceção é o tipo europeu de planta, em que as raízes crescem não apenas na parte inferior do bulbo, mas também na sua superfície.
O solo para a flor precisa ser escolhido leve e nutritivo. A loja vende substratos prontos para esta planta. Também se adequava a mistura de solo para senpolia.
Se desejado, adequado para solo de ciclâmen pode ser compilado independentemente, misturado em partes iguais:
- solo foliar;
- areia;
- terra do sod;
- húmus
Há mais uma nuance, da qual depende o desenvolvimento e o futuro florescimento da planta. Uma panela para o ciclâmen deve escolher um pequeno volume (claro, dado o tamanho dos cormos).
Ao escolher um pote, deve-se guiar pelo fato de que do próprio tubérculo até as paredes do tanque de plantio não deve ser mais de 3 cm, somente em tais “condições próximas” o cíclame poderá florescer em breve.
O que gosta de ciclâmen e do que ele tem medo?
Ao planejar crescer uma planta, vale a pena considerar que prefere:
- frieza;
- ar fresco;
- umidade suficientemente alta de ar;
- iluminação difusa.
A temperatura mais confortável para uma flor é de até 20 graus de calor, mas não abaixo de 10 graus. Que floresceu no inverno, você precisa ainda menos – até 14 graus de calor. A ventilação frequente permite que o ciclâmen forneça ar fresco, especialmente durante a estação de aquecimento. Você também pode atualizar o arbusto com pulverização regular, além disso, eles vão aumentar a umidade e diminuir a temperatura na sala.
Durante a ventilação das premissas é necessário excluir a possibilidade de um esboço – é desastroso para uma flor.
Outro ponto importante no cuidado de ciclames em casa é a rega. Umedeça melhor o solo em uma panela pelo método de rega mais baixa, abaixando a panela em uma tigela com água. Mantenha-o lá até que o substrato esteja completamente saturado com umidade e a camada superior não fique molhada. Em seguida, retire o ciclâmen e drene o excesso de água. O líquido do palete deve necessariamente ser drenado, para que não fique estagnado.
Ciclâmen de rega inferior irá excluir a possibilidade de umidade no topo dos cormos, bem como diretamente em flores e folhas. Se você derramar um arbusto diretamente na panela, há um risco de derramar um ponto de crescimento, e isso geralmente resulta no apodrecimento do tubérculo e, conseqüentemente, na perda de toda a planta.
O ciclâmen ainda pode ser despejado diretamente no palete, sem esquecer de drenar o excesso de água do mesmo.
No que diz respeito à aplicação de fertilizantes, o ciclâmen refere-se a essas plantas de interior, o que é melhor subalimentar do que sobrealimentar. A flor responde bem a preparações complexas de plantas com flores, especialmente na forma líquida, mas é necessário preparar a solução de trabalho, aderindo estritamente às recomendações para seu uso, às vezes até reduzindo sua concentração.
A planta comprada não precisa de fertilizantes adicionais por 2-3 meses: geralmente, o solo do depósito contém um grande número de nutrientes, que “enchem” a planta de modo que ela esteja florescendo abundantemente e tenha uma bela aparência de “commodity”.
Com que frequência devo transplantar uma planta?
O ciclame não cresce muito rápido, e os cormos jovens podem ficar em uma panela por cerca de dois anos. Durante este tempo, aumentará o volume e será possível transplantar o ciclâmen em um vaso mais espaçoso, ao mesmo tempo e mudar o substrato para um novo. É melhor transplantar o método de transbordo, sem limpar completamente o solo antigo do tubérculo, para não danificá-lo. A primeira fertilização após esse procedimento é feita em um mês.
O cíclame deve ser transbordado no final do período de dormência, até começar a crescer, e não é necessário levar um recipiente muito grande, caso contrário não se pode ver a próxima floração.
Doados ou comprados na planta de armazenamento de floração (mesmo que claramente mostra que o pote pequeno porte para ele) é impossível transplante – temos que esperar até que ela brotar e peredohnet.
Como o ciclâmen descansa?
Quando o mato termina a sua floração e as inflorescências desvanecem, folhas e folhas amarelas começam a virar depois delas e, por fim, apenas um tubérculo permanece no vaso. Muitos produtores pensam que a planta está perdida e muitas vezes até a jogam fora. No entanto, isso é completamente em vão, porque é tão cyclamen para se preparar para o período de descanso.
Folhas murchas podem ser cuidadosamente removidas sem esperar que sequem completamente. Para isso, os pecíolos são simplesmente torcidos no sentido horário sem usar uma tesoura.
O cuidado com o ciclâmen no período de descanso é simples:
- com o início do amarelecimento, a folhagem começa a reduzir a frequência de irrigação;
- A panela com o tubérculo redondo “nu” que permanece nela é rearranjada para um lugar mais escuro, onde ela terá menos luz, mas não será quente;
- ciclâmen dormente ocasionalmente regada para evitar a secagem completa do solo e dos rebentos.
Na maioria das vezes, as plantas entrar em hibernação no inverno, quando a sala é muito quente e seco para eles, porque sabemos que o ciclâmen florescer profusamente apenas em condições frias e úmidas, embora a primavera eo verão pausa para eles como típico.
Descanse por três meses. Desta vez, eles são suficientes para recuperar e ganhar força antes da próxima floração abundante. Após o tempo especificado, o pote com os cormos é retornado para um local claro e a rega é retomada. Logo, a partir da lâmpada aparecerá folhas, então os botões serão amarrados e tudo será repetido novamente.
Modo primário de reprodução
Como já mencionado, os cornetos de ciclâmen têm apenas um ponto de crescimento. É verdade que às vezes há casos em que eles são formados um pouco, mas isso acontece muito raramente. Por esta razão, é quase impossível obter uma nova planta dividindo o tubérculo, especialmente porque, mesmo que haja uma oportunidade para realizar tal procedimento, as plantas se enraizarão com extrema relutância e, na maioria dos casos, perecerão.
O método de semente é o método mais real e produtivo de reprodução de ciclâmen.
Semear as sementes pode ser em qualquer época do ano, mas é melhor começar a trabalhar no início da primavera. Em seguida, o dia de luz é longo o suficiente para permitir que as mudas recebam uma boa iluminação e evitem seu alongamento.
Antes de semear a semente é melhor gravada para fins de desinfecção, embebendo-os em uma solução de permanganato de potássio. Em vez disso, você pode usar qualquer estimulante de crescimento.
A capacidade de sementeira deve ser preenchida com solo nutriente, fazer sulcos pouco profundos e pulverizá-los bem com a pistola de pulverização. Coloque as sementes preparadas, deixando uma distância de pelo menos 2 cm entre as sementes, polvilhe levemente as plantas com terra e cubra com filme ou vidro na parte superior para criar condições de efeito estufa. Nesta forma, eles permanecerão por 12 meses até que germinem. Neste momento, é necessário ventilar periodicamente os jovens e pulverizar o solo, e não permitir valores de temperatura demasiado elevados, caso contrário as sementes “adormecerão” em vez de germinarem.
Se os brotos ainda não tiverem brotado depois de um mês, não os apresse: as sementes de variedades individuais de cíclame podem “se sentar” no solo por mais de 5 meses.
Quando as sementes germinam, a película é removida e as plântulas são cultivadas já sem ela. Após a formação dos crescimentos de um par de folhas reais e seus próprios pequenos nódulos, eles são mergulhados em copos individuais. Vale ressaltar que é possível plantar em pares e até 3 pedaços, já que não haverá muita necessidade de cada jovem bolbo no chão.
Ao colher plantas, os cormos jovens são completamente cobertos com terra, ao contrário dos ciclâmen adultos.
Esses pequenos grupos eles vão “sentar” e crescem dentro de cerca de seis meses, após o qual os arbustos têm transplantadas individualmente em vazonchiki não superior a 7 cm. A primeira floração de jovens ciclâmen pode ser visto não mais cedo do que 18 meses a partir da data de semeadura, e algumas cópias estão sendo preparadas para isso por três anos inteiros. Podem florescer no verão ou mesmo no inverno, dependendo da época da semeadura e das condições de crescimento.
Como você pode ver, o ciclâmen não pode ser chamado de flor simples, mas você também pode dizer que ele é muito caprichoso também. Só precisa saber exatamente o que a planta precisa e responder a tempo a seus pedidos. E então belíssimas borboletas de ciclâmen se instalarão em seu parapeito e atrairão a atenção para invejar todos os vizinhos. Cultive-o e multiplique-o para compartilhar sua alegria com os entes queridos. Boa sorte!