Coleus, ou como uma planta é às vezes chamada, urtiga, vem da Ásia e da África. Devido à despretensão da roda, o cultivo de sementes em casa e a falta de cuidados especiais, a cultura tornou-se verdadeiramente popular e é amplamente utilizada para jardinagem de ruas e espaços.
Qual é a atração de uma planta? E como crescer um koleus de sementes?
A principal característica de numerosas variedades e variedades de uma planta herbácea com uma altura de 30 a 50 cm é uma folhagem ovóide decorativa de cores incríveis.
Sentado em caules suculentos folhas púberes pode ser tão vivas e variadas que a abundância de tons invejados espécies ainda floração. Para a roda, reverenciada pelos amantes das plantações de interior e de jardim, não é incomum não apenas os tons de verde ou branco amarelado, mas também pinturas exóticas como lilás, framboesa, marrom, roxo e rosa. Muitas variedades de folhas são decoradas com manchas, listras, uma borda larga ou estreita ao longo da borda.
Neste caso, o cultivo da cola não é difícil, mesmo para iniciantes na floricultura, e com o mínimo de cuidado, uma planta brilhante, não caprichosa, encantará por muito tempo a vista tanto na rua quanto na sala.
Formas de cultivar uma roda em casa
Na medida em que os treinadores são despretensiosos em seus cuidados, eles são fáceis de cultivar. E as principais formas de reprodução da planta são duas:
- com a ajuda da propagação;
- através das sementes.
Desde os caules das plantas ramo independente não muito boa vontade, e para alcançar uma coroa compacto denso só é possível quando há vários tiros, quando cultivada em ambientes fechados Coleus necessariamente cortar e submetido a beliscar.
Corte de plantas adultas de estacas apicais com várias folhas e utilizadas para reprodução. Os brotos jovens, cortados na primavera, podem ser enraizados na água ou, tendo cavado com uma leve mistura úmida de areia e esfagno. As raízes, por via de regra, aparecem durante uma semana, depois do qual as fábricas estão prontas para plantar em potes separados.
Se à disposição do florista existirem várias oleks jovens de cores diferentes, pode-se criar uma composição decorativa a partir delas, colocando as mudas a uma distância de 10 a 15 cm em um recipiente grande. À medida que as plantas crescem, elas comprimem, forçando o arbusto e tomando uma bela forma redonda.
Tal crescimento das rodas permitirá decorar com um gorro multicolorido de folhagem exuberante e uma casa, uma conspiração de terra, uma varanda ou um jardim de flor.
Cultivo de sementes de sementes
Não é difícil obter plantas invulgarmente atraentes a partir das rodas de sementeira. As sementes colhidas independentemente ou adquiridas dão uma grande porcentagem de brotos, e as mudas jovens crescem bem.
E ainda, ao cultivar uma semente de uma semente em casa, vários fatores precisam ser considerados.
As plantas são amorosas e desenvolvem-se em ar estável e quente. Portanto, para obter uma plântula forte e saudável, a semeadura é realizada no início da primavera, quando um dia claro começa a aumentar. Neste caso, as mudas têm a garantia de não serem fracas e esticadas devido à falta de sol, e seu desenvolvimento ocorre muito mais rápido do que no outono ou inverno.
Semeadura de primavera economiza não só o tempo do florista, mas também seus custos de trabalho. O calor da primavera é suficiente para não arranjar mudas para condições de estufa e iluminação.
Para cultivar uma semente a partir de uma semente, são necessários recipientes rasos com furos de drenagem pré-fabricados. Para semear, leve um substrato leve e muito solto com alto teor de nutrientes. Um exemplo de tal solo pode servir como uma mistura de húmus, areia, turfa e esfagno picado. O aterro é realizado quase sem compactar o solo, de modo que, do solo até a borda do recipiente, há cerca de 1,5 a 2 cm.
Agora você pode proceder à semeadura:
- Sementes da roda são muito pequenas, então elas não estão embutidas no chão, mas apenas distribuídas uniformemente sobre sua superfície.
- No topo do plantio, umedeça com uma pistola de pulverização. Deve ser feito com muito cuidado, pois mesmo um jato de água pode amortecer as sementes ou levá-las ao seu apinhamento.
- O recipiente é colocado em uma estufa de janela ou colocado sob um filme.
Quando as sementes destinadas ao crescimento do koleus caem em um substrato nutritivo e úmido, elas precisam de calor e luz. Portanto, o recipiente deve ser colocado imediatamente em um peitoril da janela de luz ou providenciar iluminação artificial para as culturas. A temperatura ideal para a roda é 22 – 24 ° C.
Antes do surgimento de brotos geralmente leva cerca de duas semanas. Enquanto os brotos não aparecem, as colheitas são todos os dias ao ar. Se necessário, o substrato é umedecido.
Cultivo de sementes a partir de sementes em pastilhas de turfa
Se o florista tiver pastilhas de turfa disponíveis, elas podem ser usadas com sucesso em casa para cultivar uma roda de sementeira:
- Antes da semeadura, os tabletes são regados abundantemente, de modo que a turfa comprimida incha e aumenta de tamanho várias vezes.
- Então o excesso de fluido é removido.
- As sementes são dispostas na superfície a uma curta distância umas das outras, pressionando facilmente o substrato elástico.
- Comprimidos com sementes são colocados em um palete sob um filme e transferidos para um local quente e brilhante.
Ao usar comprimidos de turfa, é importante não permitir a secagem ou umidificação excessiva do substrato. Portanto, a água pode ser pulverizada na superfície da turfa ou em um intervalo de 3-4 dias, adicione um pouco de umidade à bandeja onde estão os comprimidos.
Cuidar de mudas ao crescer uma roda
Com o surgimento de brotos, eles precisam ser ventilados com mais frequência. Graças a isso, as plantas do koise crescem mais rápido quando cultivam suas sementes e aclimatam-se ao ambiente externo.
As primeiras folhas são verdes, mas com a formação da folhagem real, são pintadas em diferentes tonalidades, como deveria ser em exemplares adultos. Assim que as coroas de plantas se fecham e os senes começam a interferir um no outro, eles são mergulhados, sentados a uma distância não inferior a 2 cm dos arbustos vizinhos.
Se as mudas da roda foram cultivadas em pelotas de turfa, é melhor cortar a camada superficial antes de plantá-las no solo. Isso permitirá que as raízes se desenvolvam desimpedidas em todas as direções.
Após 1,5-2 meses após o plantio, as plantas possuem várias folhas verdadeiras, completamente coradas de acordo com a variedade escolhida, e a altura da parte aérea chega a 10-15 cm, podendo ser transplantadas em vasos individuais quando cultivadas em casa. é necessário crescer constantemente.
No futuro, as plantas da casa requerem o seguinte:
- em uma luz difusa e brilhante;
- na temperatura do ar de cerca de 18-25 ° C no verão e pelo menos 15 ° C no inverno;
- em rega abundante e alimentação regular de verão, que param com o início do inverno.
Para formar uma coroa exuberante ao cultivar uma roda, é necessário beliscar e podar as brotações. Com a ajuda de tal formação, em poucos anos você pode obter árvores de toco espetacular com folhagem incomum brilhante.