Balsamin – bonito, abundante e brilhantemente florescendo, não exigindo atenção especial flor em vaso, chegou até nós a partir das ilhas de Zanzibar. Sua terra natal é também considerada o subtrópico da África e os países da Ásia Central. Na CEI, esta planta da casa é mais conhecida por outros nomes: “Wet Vanka”, “Ogonek” e “Nedotraga”. A família de plantas de bálsamo tem cerca de 500 espécies de plantas, que têm uma série de características específicas – amor à umidade e à luz solar. Para abundantemente e brilhantemente florescer bálsamo, cuidar dele em casa deve levar em conta a rega regular e regular, bem como alojamento na sala. O que você precisa saber sobre o cultivo desta planta? Quais os cuidados que devem ser considerados?
Leia também: como cuidar de bálsamo de jardim?
Aparecimento de bálsamo: foto de plantas de casa e uma descrição
As flores em vasos que podem ser compradas na loja são geralmente plantas perenes com um caule fino e liso, folhas ovais alongadas de cor verde-claro ou verde-escuro muito saturado com impregnações de roxo. O caule pode chegar a 35-50 cm, e as folhas localizadas mais próximas da raiz – se estender até um oval com um diâmetro de até 7 a 11 cm, além de representantes de um ano da família do bálsamo.
Aqui está o bálsamo da sala – As fotos foram tiradas durante um período de floração abundante.
Representantes anuais são cultivados ao ar livre. Requisitos para o atendimento será o mesmo.
Ambos os tipos de plantas podem florescer com inflorescências e flores únicas, cujas pétalas têm uma cor distinta: branco-neve, rosa-fosco, escarlate, laranja brilhante (fogo) e o outro.
A beleza das flores na forma incomum de pétalas:
- livremente localizado;
- fundido em pares;
- presença na inflorescência de uma pétala alongada no esporão;
- cor multicolor: rosa-bordeaux, amarelo-roxo, branco-violeta e outros tons;
- broto pequeno branco, revelando pétalas grandes, brilhantes e saturadas.
Uma espécie perene é abundantemente florida prática todo o ano. Mas somente se os cuidados com o bálsamo em casa estivessem corretos – a foto mostra plantas saudáveis de ambas as subespécies. Se um representante anual da família é cultivado no pote, então ele ficará satisfeito com as grandes flores no verão. Com bons cuidados, o período de floração é prolongado em 1-1,5.
Como escolher o local certo para o bálsamo interior: fotos e regras
Todos os membros da família balsaminov pertencem a plantas herbáceas que amam a luz. Se a casa tem uma janela virada a sul, este é o seu lugar. Mas ao colocar a panela no peitoril da janela, vale a pena considerar que a luz solar direta que brilha através do vidro pode queimar folhas suculentas e brilhantes. Para assegurar o cuidado correto com o bálsamo da sala durante o calor do verão, é necessário colocar proteção ou escolher no peitoril da janela um local no qual os raios do sol permaneçam durante algum tempo. Com o advento do tempo frio, a proteção deve necessariamente ser removida e colocar o pote no lugar mais iluminado.
Balsâmico também:
- eles gostam de ar fresco;
- não tolera correntes fortes;
- não gosta de geada e frio – no inverno, é melhor mover a panela da planta do copo, mais perto da borda do peitoril da janela, onde o calor da bateria é sentido;
- Durante a ventilação da sala no inverno, a planta é melhor deixar de lado a janela.
Se a panela é colocada incorretamente, a cor perde sua forma da coroa – ela se estende para cima, a haste é nua, as folhas inferiores caem, a floração é rara. A planta joga fora os botões na ponta do caule.
Na foto é apresentado, o cuidado de bálsamo nas condições de casa para o qual foi realizado de forma incorreta.
Rega adequada é uma parte importante de cuidar de bálsamo interior
Uma planta perene e anual dará flores brilhantes somente se o solo ou o solo em que vivem for mantido úmido. No verão, a flor recebe mais água e, no inverno, a quantidade de água é reduzida em 1/3. Neste caso, a água deve ser água macia sem impurezas. Recomenda-se manter a água da torneira durante pelo menos 2-3 dias.
Necessita de rega frequente e moderadamente abundante. Você não pode encher a planta. Neste caso, as raízes começarão a apodrecer e as cores desaparecerão. Para evitar isso, é melhor fazer uma boa drenagem.
Se o bálsamo for cuidado em casa corretamente, então, após cada rega das folhas da planta, haverá pequenas gotas de umidade. Depois de algumas horas, elas são cristalizadas. Esta característica da flor é evidente no verão.
A que temperatura e umidade devem ser mantidas?
A planta ficará confortável onde está quente. A planta subtropical em nossas condições já se adaptou, mas ainda com grande dificuldade aguenta o frio. Então, no inverno na sala deve ser pelo menos 13-160 C, e no verão – 20-240 C.
Bálsamo ama umidade, então se a seta do termômetro sobe acima de 220 Com, em um quarto é necessário aumentar a umidade. Caso contrário, as flores murcharão. Recomenda-se colocar um recipiente com água perto da panela.
Top dressing e priming
Um importante componente do cuidado com o bálsamo interior é o transplante de plantas em solo e alimentação adequadamente selecionados. Plantar as estacas na panela (bálsamo raças em casa através da propagação) ou transplante de plantas é realizada no início da primavera antes da floração ou no outono após a floração. Tome o solo:
- 1 parte da terra e húmus
- ½ parte de turfa e 1 parte de areia.
Plantar bálsamo em uma panela pequena. Ele não gosta de recipientes volumosos, já que suas raízes devem desgastar completamente o solo. Quanto mais rápido ele faz, mais rápido ele vai começar a crescer e dar flores. Em uma panela grande, o crescimento diminui.
Se não houver um pequeno recipiente, então 2-3 cortes podem ser plantados em uma panela a uma distância de cerca de 5-6 cm As plantas coexistem perfeitamente entre si.
Alimente o bálsamo imediatamente, pois a planta sairá da “hibernação do inverno”. Como fertilizante, uma mistura de fósforo e potássio é excelente. É adicionado ao pote 1 vez a cada 2 semanas de floração. No inverno, é possível dar fertilização nitrogenada. Eles vão aumentar a quantidade de vegetação na haste, apenas para trazer os custos de fertilizantes em pequenas porções e não com freqüência.
Balsamina pode ser propagada e sementes. Eles são semeados no final de fevereiro em uma caixa. A planta fornecerá de forma independente ao proprietário a quantidade necessária de sementes. Somente quando eles são coletados deve ser puro. “Touchy” ao menor toque (vento soprando) para a caixa madura os expulsa.