É sempre agradável olhar para um campo bem cuidado onde flores e arbustos são coletados em composições de canteiros de flores. Cada planta requer alguma atenção, por exemplo, canna – plantio e cuidado no campo aberto tem certas nuances de que depende a ornamentação do mato.
Preparação para plantio em campo aberto
Uma das etapas mais importantes no cultivo do canna é a seleção de nódulos que você plantará. Ao comprar, preste muita atenção à condição do sistema radicular. Não deveria ser:
- vestígios de insetos;
- podridão;
- Vazios internos.
Aterragem canna no campo aberto na primavera é realizada com cautela e em várias etapas. Para crescer a flor da flor em junho, é necessário germinar rizomas no início de março. Para este procedimento, você precisará de serragem seca e recipiente raso. O algoritmo de germinação é simples:
- Despeje a serragem no pote.
- Coloque em uma sala com uma temperatura média de 24 – 26 graus.
- Umedeça o material de plantio com água à temperatura ambiente.
- De cima, coloque os tubérculos de canna, levemente polvilhados com o material de madeira.
- Enquanto a serragem seca, umedeça-os com água morna.
- Transplante após o aparecimento dos primeiros rebentos em vasos espaçosos, após a remoção das raízes secas e sem vida.
Após o transplante, é necessário manter as condições necessárias para a vida normal do broto. A temperatura onde o canna é cultivado não deve estar abaixo de 17 ° C, porque esta flor é termofílica e chegou até nós dos continentes quentes do sul. Mas para elevar o regime de temperatura também não vale a pena – antes de plantar canna no campo aberto, deve ser temperado.
A condição principal para a formação de um arbusto forte é iluminação suficiente.
Se houver pouca luz – os brotos serão esticados e as folhas perderão uma rica cor verde. Como uma fonte de luz adicional, você pode usar um abajur ou à noite para deixar uma luz no quarto por mais tempo.
Reassentamento de uma planta em um terreno aberto
A questão principal permanece quando pousar cannes no campo aberto? Devido ao fato que canna não tolera tempo frio, é necessário plantar isto no chão aberto depois que a ameaça de geada noturna ou matutina passar.
Na parte sul da Rússia, o período de aterrissagem começa no final de maio e continua até meados de junho.
O plantio tardio ameaça o fato de que a flor levará muito tempo para coletar inflorescências ou pode não florescer. Se você plantar um tubérculo sem pré-germinação, a floração não começará até o meio de julho.
Plantar e cuidar do ar livre nos Urais e em outras regiões frias começa no início de junho, com a condição de que a planta se abrigue antes do meio do verão. Não há outras nuances em cuidar de uma planta em áreas com diferentes condições climáticas.
Ao escolher um local permanente para o canna, é necessário levar em conta o fato de que a flor é termofílica e irá agradá-lo com floração abundante se criar condições confortáveis para o seu crescimento.
O local onde o canna pousa deve ser:
- maximamente ensolarado;
- protegido de correntes de ar e vento forte;
- limpos de ervas daninhas e raízes secas;
- bem fertilizado.
É necessário ter em conta o facto de a planta atingir uma altura de 1,5 a 1,8 m, pelo que o espaço deve ser o mais livre possível, porque as mudas estão localizadas a uma distância de meio metro entre si.
Depois de selecionar um local, você precisa preparar os buracos para o plantio da planta no campo aberto. As dimensões são tomadas individualmente e dependem do volume do rizoma e da altura das brotações. A raiz deve estar localizada a uma profundidade de 7 – 10 cm, mas precisamos adicionar mais locais para o húmus, o que melhorará o crescimento do canna.
Aterragem feito da seguinte forma:
- Deite 1,5 a 2 litros de água morna no orifício aberto.
- Adicione húmus ou estrume seco.
- Polvilhe 2 cm com uma camada de terra.
- Regue com água morna.
- Despeje ou despeje a dose recomendada de fertilizante complexo.
- Coloque uma muda no meio do soquete e polvilhe com o solo.
- Abundantemente regada.
A fim de evitar a podridão radicular da superabundância da umidade, é necessário cobrir o solo ao redor da planta ao plantá-la.
Quando o canna é plantado em terreno aberto, é necessário garantir o cuidado adequado.
Como cuidar de uma cana
Após o transplante, o canna experimenta desconforto. Para adaptar-se rapidamente e a muda se enraizou, muitas vezes é necessário regar a planta durante as primeiras 3 semanas. A rega adicional é reduzida para 2 a 3 vezes por semana. A freqüência depende das condições climáticas de crescimento, se o verão é bastante árido, monitorar a umidade constante do solo, porque a água evapora intensamente das grandes folhas da flor.
Juntamente com a importância da rega, certifique-se de que a água não fica estagnada perto das raízes.
Intenso afrouxamento do solo ao redor do canna – prevenção de doenças por fungos e podridão.
A flor é apenas um achado para floristas iniciantes, porque é resistente a muitas doenças e não requer condições especiais para o plantio e cuidado no campo aberto. Mas os elementos decorativos básicos de plantas, folhas e inflorescências precisam de muita atenção e também precisam ser atendidos:
- Pulverize as folhas da mangueira com um bico especial ou regador. Mas em nenhum caso no almoço, porque as folhas podem queimar!
- Limpe as folhas com uma esponja úmida uma vez por semana.
- Corte as folhas e flores amarelas ou secas.
Os fertilizantes minerais são introduzidos não apenas durante o plantio, mas também durante o crescimento do cana. A periodicidade do curativo superior pode ser de 3 a 4 semanas. Inicialmente, são introduzidos fertilizantes nitrogenados ou potássicos, que aumentam o crescimento e a sobrevivência da flor, e então você pode dar preferência ao molho combinado, onde todas as substâncias úteis estão contidas em proporções iguais.
Se sua planta sofreu uma doença ou é danificada por insetos, como formigas, pulgões ou ácaros, tratar a flor com insectopangicidas.
O plantio e a partida do canna no campo aberto no outono não se executam, porque no começo de geadas a flor congelará. Em qualquer região, os tubérculos são escavados e enviados para o inverno em um local mais quente, como uma adega.
Se você não quiser se separar do seu animal de estimação durante o inverno, transplante-o em um vaso espaçoso ou deixe um par de rizomas na primavera para plantá-los em casa na estação fria.