Gypsophila (Gypsophila) é uma planta herbácea que pertence à família Clove. O nome em latim significa “amar lima”. A flor cresce em calcários. O mais popular é o Gypsophila perene. A terra natal da usina é considerada as terras do sul da Europa e da Ásia. A flor é famosa por sua floração incomum. Graças a hastes finas, forma-se uma “nuvem” densa, repleta de pequenas flores. Plantar e cuidar do gypsophila perene, que é apresentado na foto, não é complicado. Para a planta era saudável e satisfeito com a sua floração abundante, você precisa conhecer algumas regras.
Peculiaridade da planta Gypsophilia
Gypsophila pertence ao grupo de plantas ornamentais. A flor cresce na forma de um arbusto ou um broto de gramíneas. O sistema radicular está bem desenvolvido. As hastes são finas. Eles têm muitos processos laterais, devido a que o arbusto em pouco tempo adquire uma forma esférica. Flor Gypsophila cresce a 120 centímetros de altura. Existem formas de cobertura do solo das plantas, cujas hastes estão localizadas perto do solo.
Os brotos de flores são verdes. Em ramos praticamente não há folhas. A parte principal das placas decíduas está localizada na parte da raiz. Eles têm uma forma lanceolada com uma ponta pontiaguda. As folhas podem ter um tom verde escuro e cinza. A superfície é brilhante, suave.
As primeiras flores podem ser vistas no final de junho. As gemas são coletadas em inflorescências paniculares, localizadas nas extremidades das brotações. O diâmetro das flores é de 4 mm a 7 mm. As espécies mais populares de Gypsophila estão representadas na foto:
Variedade Gypsophila
Na natureza, existem cerca de 150 espécies de Gypsophila, mas apenas algumas são destinadas ao cultivo em jardins e em casa. Todas as plantas diferenciam-se entre eles florescendo, uma sombra de pétalas e a forma.
Os principais tipos de gypsophila:
- elegante;
- rastejando;
- paniculado;
- em forma de fuso.
Gypsophila a graciosa
Este é um tipo anual de planta. A flor adulta tem uma pequena altura. Com os devidos cuidados, pode crescer de 40 a 50 cm e cresce sob a forma de um arbusto. Esta espécie é fortemente ramificada. As folhas são muito pequenas, lanceoladas.
Os botões são pequenos. Na forma aberta, eles alcançam 1 centímetro de diâmetro. As flores podem ser brancas ou rosa claro. Os botões são coletados em peletes largos e dispersos. Colocou flores em pedicelos finos. Graças a pequenos botões, a planta assume uma aparência a céu aberto. Observe a floração Gypsophila elegante pode ser por um mês ou um ano e meio.
Notas principais:
- Rosa – botões de uma sombra rosa;
- Elegância – os botões são suaves e brancos.
Esta espécie difere de outras em seu calor e resistência à luz. Portanto, para que a planta se desenvolva bem e floresça abundantemente, é necessário criar condições ótimas para ela. Gypsophila delicada é um bom complemento para plantas como godets e eschollations. Também Gypsophila parece ótimo com malmequeres e outras flores brilhantes. Alguns floristas usam esse tipo de planta para criar buquês.
Todos os tipos de plantas diferem em sua floração e forma de arbusto.
Gypsophila rastejando
Esta espécie refere-se a plantas anãs. Esta flor despretensiosa, que pode crescer em quase qualquer área. Por causa disso, muitas vezes é chamado de planta de montanha. Uma característica desta espécie são os brotos que se espalham pelo chão. Folhas estreitamente lanceoladas, pequenas.
A floração é observada de junho a julho. É uma espécie resistente ao frio que pode crescer em um só lugar por até quatro anos.
O arbusto é usado frequentemente para decorar áreas rochosas e freios.
Notas principais:
- Gypsophila rosa. Esta é uma planta anã. A principal diferença é sua rápida expansão. Em pouco tempo, a flor é capaz de cobrir uma área relativamente grande. Esta variedade é distinguida por hastes vermelhas. A altura máxima que uma planta pode alcançar é de 15 cm, as folhas são estreitamente lanceoladas, com uma tonalidade verde. Os botões no formulário aberto têm um tom rosa. Eles crescem até 1 cm de diâmetro. Durante o ano o gypsophila rosa floresce duas vezes, o primeiro – de junho a julho e o segundo – no outono.
- Gypsophila é branco. Caules rastejando. Com os devidos cuidados, eles são capazes de formar rapidamente densos arbustos. Os galhos estão vazios. As folhas são estreitas e muito pequenas. Placas de tom verde escuro. As flores são brancas com um tom rosa.
Gypsophila paniculado (paniculado)
Esta planta cresce até 120 cm, é uma flor perene que tem uma aparência atraente. Distingue-se por hastes knobby e forte ramificação do arbusto, especialmente na parte superior. A placa foliar, como em outras espécies, é muito estreita e rasa. As flores crescem em diâmetros de 0,6 cm e os botões em forma solta podem ser brancos e rosados. A planta floresce por 40-45 dias. Você pode assistir a esse milagre de julho a agosto.
Dependendo da variedade de flores são duplas e simples. Todos eles são coletados em pequenas inflorescências. No final da floração pequenas frutas são formadas sob a forma de cápsulas. No meio de cada um há até 1300 sementes. Os grãos são muito pequenos. Sua germinação dura três anos. Na foto, o hyphophilus é paniculado, plantando e cuidando dos quais não são complicados.
Notas principais:
- Floco De Neve Gypsophila. O arbusto é grosso o suficiente. Sua altura chega a 10 cm e o diâmetro é -50 cm, variedade que se distingue por um grande número de pequenas flores de flor branca de tonalidade branca.
- Gypsophila Rosie Weil. Variedade de baixa qualidade. Sua altura varia de 30 a 35 cm A singularidade da planta está em suas flores. Apenas os botões abertos têm uma tonalidade branca, mas eventualmente eles se tornam rosa claro.
- Gypsophila Terry. Os botões são brancos como a neve, pequenos.
- Estrela-de-rosa de Gypsophila. As flores são rosa intenso, terry. A altura chega a 60 cm.
- Gypsophila Flamingo. Inflorescências de matiz rosa, terry. Uma das variedades altas. O tamanho do arbusto pode chegar a 120 cm.
- O gypsophila Rosenschleier. Esta planta se espalha pela superfície da terra. Sua altura máxima pode ser de 40 cm, as flores são terry, pequenas. A cor dos botões é rosa pálido. Duração do florescimento de 70 a 90 dias.
Gypsophila em forma de baço
Esta planta rasteira, que cresce até 10 centímetros de altura. A platina decídua é de forma ovóide. Flores são pequenas. Seu tamanho atinge dois centímetros de diâmetro. Os botões podem ter uma sombra branca ou lilás com veias bordô.
Cuidado adequado para gypsophila
O solo. A planta deve ser plantada em áreas bem iluminadas. O solo da flor deve ser franco-arenoso ou argiloso. É importante que a terra seja boa ar, água e tenha uma pequena quantidade de cal em sua composição. Para manter os arbustos pesados, recomenda-se fazer suportes confiáveis no início do verão.
É proibido plantar arbustos no solo com uma saída de água subterrânea.
Top vestir. Se a flor cresce em uma área bem iluminada, então não é necessário aplicar fertilizante. Caso contrário, húmus e minerais devem ser adicionados ao solo. Ao escolher um enfeite superior, deve-se levar em conta que a composição das preparações não altera a acidez do solo. Um dos mais eficazes é a tintura de verbasco. Não é recomendado fazer esterco fresco, pois pode danificar a bucha. Custos de alimentação na primavera e no período de floração.
Irrigação A planta tolera bem a seca, por isso, no campo aberto praticamente não é necessário regar. Uma exceção é a alta temperatura do ar por várias semanas. Neste caso, sob a raiz, recomenda-se deitar de 3 a 5 litros de água limpa.
Preparação para o inverno. Apesar do fato de que a maioria das variedades é resistente ao congelamento, o aquecimento adicional para o inverno não causará muitos danos. No meio do outono, as hastes devem ser cortadas, deixando 10 centímetros acima do solo. Então o chão precisará ser coberto de turfa. Também é necessário vazar folhas secas em um arbusto, e de cima para impor ramos de pinheiro. Isso é necessário para manter a neve longe do sistema radicular.
Para estimular o crescimento rápido do mato, recomenda-se cortar os rebentos imediatamente após a floração.
Reprodução O método de crescimento desta flor depende da variedade da planta. Espécies perenes podem ser plantadas com sementes. Grãos devem ser semeados antes do inverno em solo aberto.
As espécies perenes são melhor plantadas com mudas. Grãos devem ser semeados na primavera em caixas. Recomenda-se que as sementes sejam colocadas a uma profundidade de 5 cm, para que os grãos possam brotar mais rapidamente, é necessário cobrir a caixa com filme ou vidro e colocá-la num local bem iluminado. No campo aberto a Gipsophilia perene é plantada em maio. É necessário realizar o procedimento somente após várias folhas aparecerem nas mudas.
Recolha as sementes no final da floração. As caixas devem ser cortadas um pouco esverdeadas e secar em casa, em um ambiente bem ventilado. Mantenha as sementes são recomendadas em sacos de papel.
Pragas Gypsophila muitas vezes sofre de doenças fúngicas. Eles são capazes de causar a podridão molhada, mofo branco. Também muitas vezes a flor é infestada por insetos e parasitas. Se o cuidado estiver errado, as folhas e caules podem ser cobertos com uma cobertura marrom. Para se livrar de tais problemas, você deve usar fungicidas. Eles podem ser usados tanto para pulverizar flores quanto para regar.
Para que a planta desfrute de sua aparência e floração por muito tempo, vale a pena se ater a todas as regras de cuidado. A seleção adequada do solo, a rega e a preparação para o inverno ajudarão a proteger os arbustos da destruição e da deterioração do sistema radicular.
Crescimento de gypsophila perene – video