Entre as culturas decorativas e decíduas cultivadas nos peitoris das casas, os espargos ocupam um lugar especial. Essas plantas resistentes e de rápido crescimento surpreendem não só os greens a céu aberto, mas também sua incrível despretensão. E ainda, os amantes de plantas de interior têm que ver como recentemente os espargos verdes ficam amarelos, se a filocladia murchar e cair.
Qual é a razão para este comportamento da planta, e que cuidados com os aspargos doentes restaurarão sua antiga beleza?
Cuidados para espargos, começando a ficar amarelo ou desmoronar
Primeiro de tudo, não importa o quão deplorável seja a situação, você não deve se separar do seu animal favorito. Se você descobrir imediatamente a causa da murcha e fazer ajustes para cuidar, você pode reviver uma planta quase sem esperança que perdeu todos os verdes.
A prática mostra que a maioria dos problemas são os culpados espargos erros de cuidados ou esquecimento do proprietário. Mesmo a planta resistente, acostumado a viver no ar seco, apartamentos, rega irregular ou excessivo, feche a panela e outros inconvenientes, mais cedo ou mais requerem atenção humana. Espargos – não a exceção, a cultura tolerante não é certo, mas responde ao desconforto, deixando de crescer e amarelamento.
E se o aspargo secar? Somente criando condições confortáveis para ele, pode-se ter certeza da saúde e da beleza invariável do animal de estimação. E até mesmo a planta que começou a secar novamente irá prosperar no crescimento. Portanto, é necessário corrigir a situação, analisando as condições de manutenção da planta.
As razões pelas quais os espargos ficam amarelos, e suas “folhas” ou filocladas desmoronam, talvez algumas.
Se o aspargo for banhado devido a uma falta crónica de humidade, as hastes secas são cortadas e começam a humedecer gradualmente o solo na panela. O solo seco é pouco impregnado com água, por isso é melhor fazer várias abordagens. Repetidamente, o substrato vai mergulhar mais fundo até que a umidade absorva todo o volume da panela, e seu excesso não sai na panela.
Tendo recebido a umidade desejada, a planta em breve dará novas hastes, e aqui, mais importante, não violem o cronograma de irrigação.
O melhor de tudo, se entre regar o solo sob espargos vai secar, mas não se transformar em pedra. O sistema radicular da planta é organizado de tal forma que nutrientes suficientes de água “em reserva” se acumulam nos nódulos, mas tais acumulações também terminam. Além disso, sua exaustão leva à cessação do crescimento, o que significa que novas folhas não podem ser esperadas.
Umidificação excessiva do solo também afeta negativamente os espargos. Em um ambiente morno constantemente úmido, insetos, bactérias e fungos se multiplicam facilmente, o que ameaça a invasão de pragas e doenças de aspargos. Seu poderoso sistema radicular está apodrecendo, e o fato de aspargos ficarem amarelos torna-se uma conseqüência da doença.
Portanto, ao sair, é extremamente importante ter em conta a umidade do solo no momento da rega, a temperatura do ar na sala, porque a planta menos “bebe” no frio e tempere. Como regra geral, a liberação de novos brotos, florescimento e espécimes frutíferos têm uma grande necessidade de umidade e nutrição.
Não deixe a água na panela, porque o seu contato com as raízes é uma das causas da doença dos espargos e do seu derramamento.
O ar seco na sala prejudica a maioria das plantas de interior, incluindo todos os tipos de espargos. Mesmo períodos de seca na natureza não são tão destrutivos para uma usina como operar aparelhos de aquecimento em um apartamento. Portanto, os espargos nos peitoris das janelas ou perto das pilhas ficam amarelos, mesmo com os cuidados e regas restantes.
Você pode parar o processo movendo a panela para longe do fluxo crescente de ar quente, e também por todos os meios improvisados, umedecendo o ar na sala. Será útil não apenas para a flor, mas também para pessoas cujo sistema respiratório e membranas mucosas também secam e deixam de resistir a doenças virais e frias.
Em busca de um lugar para aspargos, vale lembrar que esta planta é prejudicial não só ao ar quente, mas também ao calado. Portanto, perguntando por que o aspargo fica amarelo, você precisa verificar se ele explode a partir do gio.
O local ideal para os espargos no apartamento é uma penumbra ou um peitoril de janela ensolarado, onde a flor é protegida da luz direta atingida. Se as condições criadas se adequarem à planta, seus cladódios são compactos, exuberantes. Na sombra, os brotos são alongados e os filocídios são diluídos neles. Quando as luzes estão em falta, por exemplo, a panela é levada para longe da janela, mesmo com os devidos cuidados, os espargos ficam amarelos e perde a folhagem.
Mas o sol brilhante não é o melhor amigo da planta. Deixa queimaduras no verde, tornando-se a causa, por causa da qual os espargos se desintegram em questão de dias. A situação é corrigida reorganizando o pote e ajustando se for necessário regar seu animal de estimação verde.
Na maioria dos casos, depois de observar a planta, você pode determinar facilmente por que seu estado de saúde está mudando e o que fazer se os espargos secarem diante dos olhos de um cultivador de flores.
Alimentação e um novo primer para os aspargos doentes
Mas às vezes a causa da doença não é tão óbvia. Afinal de contas, mesmo os floricultores experientes nem sempre acham que o aspargo precisa ser fertilizado, e o transplante oportuno da cultura é completamente esquecido – então a planta é resistente e despretensiosa.
O sistema radicular dos espargos é volumétrico e se expande rapidamente, portanto, no início da primavera, as plantas são transplantadas para solo fresco. Ao mesmo tempo, é melhor realizar o procedimento para jovens espécimes anualmente, e os espargos adultos são transferidos para um novo recipiente após 2-3 anos. Se a florista esqueceu o transplante do animal de estimação, as raízes e tubérculos vêm à superfície, a planta começa a experimentar uma aguda escassez de nutrientes e umidade. O aspargo não ficará amarelo e desintegrará em breve, mas não afetará a aparência e a condição da flor da melhor maneira.
O transplante também é útil na medida em que ajuda a identificar doenças e pragas nas raízes dos espargos que ainda não se deram a conhecer ou que já provocaram a secagem das hastes.
A alimentação é realizada na primavera e no verão, e aqui devemos notar que os espargos como e compostos nitrogenados orgânicos, mas um excesso deste elemento pode jogar uma piada ruim. O estimulador de crescimento para plantas verdes na sombra causa brotações e, às vezes, de espargos fertilizantes em excesso, fica amarelo. Portanto, é útil para um animal de estimação escolher um fertilizante com um conteúdo harmonioso de todos os componentes e microelementos.
O que fazer com a secagem de espargos?
Quando espargos amarelecimento ligeiramente, para a sua recuperação é suficiente para retomar a rega, remover a planta das sombras ou, inversamente, para se mover a partir do sol, humedecer o ar ou alimentos para animais. Mas a necessidade séria de um cuidado de espargos de planta é necessária especial, complexa. Com um aspargo secante corta todas as hastes sem vida e, em seguida, bem derramamento de terra, a planta é útil para sair da panela e sujeita a um exame aprofundado.
Se as raízes forem afetadas pela podridão, secas e não mais viverem, essas áreas devem ser removidas, deixando apenas nódulos densos e leves, ainda capazes de dar novos brotos. Se necessário, o sistema radicular pode dividir-se cuidadosamente e obter ao mesmo tempo várias pequenas mudas, que em pouco tempo crescerão e se tornarão um ornamento da casa. Plantado em um substrato nutritivo e solto, o aspargo é regado, e o solo é coberto de palha por cima. A viabilidade das raízes, observando as regras de cuidados com aspargos, logo se manifestará e dará origem ao crescimento.
Doenças e pragas dos espargos
Muitas vezes, a causa da doença dos espargos são as pragas que destroem a planta. Embora o número de insetos capazes de lidar com talos densos da planta e suas pequenas Cladódio não tão grandes, em um espargos lesão de massa e amarelo pode perder decorativo.
Escudos nas hastes dos espargos parecem pequenas placas convexas de tonalidade marrom ou acastanhada. Comendo as plantas de suco, elas esgotam os espargos, o que leva à amarelada filocladia. Para lidar com um inquilino não convidado, você pode remover manualmente as bainhas ou manipular suavemente as acumulações com uma solução do actínico, em um litro de água diluindo cerca de 1-2 ml da substância. No futuro, cuidando de aspargos, é útil pulverizar as hastes com água parada.
Este mesmo remédio é eficaz contra ácaros, o que é raro, mas afeta aspargos, que são longos em uma sala seca. Essas pragas podem passar de outras plantas, mas são mais frequentemente encontradas nas ramificações do caule ou na zona da raiz. Espargos fracos ficam amarelos, e se houver falta de cuidado, pode secar. Uma boa medida preventiva será a irrigação regular da coroa com água morna e um chuveiro para filocladas. É verdade que o solo com este procedimento é melhor para se esconder.
Mas a umidade excessiva do solo no ar seco provoca o desenvolvimento de tripes e mosquitos fúngicos. Neste caso, como nunca antes, é importante cuidar dos espargos e realizar o tratamento com fitotritivos ou outro inseticida. Uma medida semelhante é necessária se os aspargos forem regados, levados ao jardim para o horário de verão. Nesta planta você pode encontrar pulgões, também sangrando caules jovens.