Bonsai sakura em condições naturais pode atingir tamanhos grandes. Com os devidos cuidados, será colocado em uma panela pequena, permanecendo uma cópia exata da cereja japonesa. Sakura é um símbolo reconhecido da Ásia Oriental, cuja floração é acompanhada por feriados nacionais. Uma reprodução reduzida de tal árvore é possível crescer em casa, mas este processo é demorado e laborioso.
Descrição da variedade
Bonsai sakura japonês é uma árvore ornamental que pode facilmente criar raízes em uma casa. É resistente ao aumento da contaminação por gás no ambiente, mas requer boa luz e rega diária.
Sakura é apreciada por flores incomuns, em bonsai elas alcançam 1 cm de diâmetro. Na natureza, eles são rosa brilhante, mas você pode comprar variedades derivadas artificialmente com vermelho, verde, roxo e outras cores. Flores individuais são coletadas na inflorescência.
Como crescer uma árvore a partir de sementes
Cultivar bonsai sakura a partir de sementes em casa é difícil, mas é possível. O processo deve ser preparado com antecedência e ser paciente. Na altura da formação de bonsai não é inferior a árvores comuns, e obter um jardim cheio pode ser em 10-20 anos, sujeitos a cuidados diários.
Sementes de bonsai sakura podem ser compradas em lojas especializadas. É melhor tomar mais sementes, porque a porcentagem de sua germinação e sobrevivência é baixa o suficiente. Você precisa estar preparado para o fato de que apenas 1-2 sementes de 10 se transformarão em árvores de pleno direito. Existe um certo algoritmo para preparar e plantar bonsai sakura em casa:
- As sementes são rabiscadas (nadkalyvayut) para acelerar o processo de germinação. No dia anterior à semeadura, eles devem ser colocados em água à temperatura ambiente.
- Em seguida, as sementes são colocadas em um solo levemente umedecido, com profundidade de 0,5 a 1 cm.
- Para a germinação, as sementes de bonsai sakura devem sofrer estratificação, o que imitará as condições naturais do inverno. O recipiente é coberto com um filme e enviado para a geladeira por 2 meses.
- Após esse período, as sementes continuam germinando à temperatura ambiente e boa luminosidade, mantendo uma umidade constante no solo.
Quando as sementes começam a germinar, elas devem ser mergulhadas – transplantadas em um novo solo. Se as plântulas são colocados num recipiente comum, a distância não deve ser superior a 10 cm entre elas é melhor para plantar as plantas em bonsaynitsy indivíduo -. Potes planas especiais.
Vale a pena consultar com o vendedor como cultivar bonsai sakura de sementes. Diferentes variedades têm suas próprias preferências quanto ao solo, alimentação ou regime de irrigação. Juntamente com as sementes, você precisa comprar todo o equipamento necessário e saber antecipadamente sobre as regras para o cuidado das árvores anãs.
Regras de cuidado para bonsai
Aqueles que conseguiram cultivar bonsai em casa são reconhecidos – a planta é muito caprichosa e requer cuidados diários. Particular atenção é dada ao regime de irrigação. No verão, o bonsai precisa de meio copo de água por dia, caso contrário, pode morrer rapidamente por causa da seca. No inverno, a água é menos frequente. Não menos importante é a iluminação da sala. Bonsaiitsy tem nas áreas mais claras, protegidas de rascunhos.
Bonsai é cultivado em vasos planos com um diâmetro de até 20 cm, para que o sistema radicular não possa crescer. O transplante de plantas é realizado anualmente, encurtando necessariamente as raízes. A escolha do solo deve ser tomada com responsabilidade – a sakura cresce bem em solos com alto teor de nitrogênio, húmus e potássio. Os fertilizantes orgânicos são introduzidos na terra aproximadamente um mês antes do plantio, o nitrogênio é adicionado diretamente junto com as mudas.
Ao crescer bonsai sakura pode formar a coroa arbitrariamente, usando meios improvisados. O tronco de uma árvore jovem é fixado com arame ou trecho. Quando a planta atinge 25-30 cm de altura, a parte principal é cortada, de modo que a coroa cresça em largura. Após a floração, você pode aparar os brotos laterais, mudando assim a direção do seu crescimento. O rizoma é encurtado em cada transplante, a fim de impedir o crescimento da árvore em altura.
Outra maneira de reduzir o crescimento das plantas é aplicar cortes horizontais ao longo da casca. Destes, o suco será alocado, o que irá enfraquecer o bonsai e deixá-lo anão.
Existem muitas variedades de coroas em bonsai sakura. Você pode deixar o tronco principal direito ou formar curvas incomuns. Se você suportar adequadamente a tecnologia de crescimento e de uso diário, dê à planta uma pequena quantidade de tempo – ela irá florescer a cada primavera com flores decorativas.