Até recentemente, de acordo com o número de clorofitos por metro quadrado, os países da antiga URSS podiam competir com os trópicos da Ásia, América e África, onde as plantas podem ser encontradas na natureza. Isto não é surpreendente, porque o cuidado do clorofito em casa quase não requer esforço. Soquetes reconhecíveis de folhas caídas verdes ou variegadas podem ser encontrados não apenas em apartamentos, mas também na grande maioria das instituições.
Infelizmente, devido ao aparecimento em massa de culturas anteriormente desconhecidas, o interesse em clorofitos despretensiosos arrefeceu visivelmente. No entanto, a seleção atual ajuda a restaurar as posições de liderança perdidas, e praticamente não há igualdade na capacidade de purificar o ar para essas plantas.
Como cuidar do clorofito em casa? Que tipos de plantas são mais dignas de tomar um lugar na coleção do florista?
Das duzentas variedades existentes, apenas alguns membros do gênero são cultivados como plantas de vaso. Todos eles são despretensiosos, mas devido a diferenças no modo natural de vida, o cuidado domiciliar para clorofitos de diferentes tipos tem suas próprias características.
Tipos de clorofito do quarto
Na maioria das vezes nas instalações você pode encontrar chlorophytum com crista. Espécimes jovens não são muito interessantes. Eles têm folhagem predominantemente verde linear, montada em uma roseta que se dissolve com o tempo. Transformar o familiar de plantas de azevinho de infância ajuda pendurado nos brotos longos de bebês.
Nos mesmos brotos, muitas vezes é possível notar pequenas flores em forma de estrela de cor branca. Particularmente simpático chlorophytums em vasos pendurados, lembrando de carrosséis das crianças com cavalos galopando sob a cúpula.
Hoje à disposição de torcedores de fábricas de interior não há só formas verdes, mas também variegadas.
Devido à seleção no peitoril da janela, é possível cultivar clorofórmio com uma folhagem verde-branca listrada ou efetivamente encaracolada, quase ondulada.
Além de escritórios regulares, creches, hospitais e casas – chlorophytum crested, há chlorophytum alado ou orquidácea nos peitoris da janela. As plantas são muito próximas externamente, e a atenção dos produtores de flores foi obtida graças aos pecíolos de folhas de laranja.
Destacam-se vividamente contra o pano de fundo de uma folhagem verde ampla e lanceolada e deram ao clorófito um nome “flash de fogo” ou “laranja no verde”.
Como em casa devo cuidar do clorofito?
Famosa pela despretensão e resistência do clorophytum pode ser recomendada com segurança para iniciantes e aqueles que por esquecimento ou emprego, muitas vezes esquecem suas enfermarias verdes.
Permanecendo sem regar, no calor ou no frio, as plantas perdem o brilho da folhagem, deixam de crescer, mas sobrevivem devido às reservas peculiares de nutrientes nas raízes espessas. É necessário transferir chlorophytum a condições confortáveis, a maioria das folhas recuperam a sua aparência fresca, antiga. E tudo, para testar o destino não vale a pena!
Quais condições são necessárias para flores internas? Como organizar os cuidados domiciliares com chlorophytum orange and crested?
O lugar para o pote com clorofito é escolhido de modo que a planta esteja em luz difusa por pelo menos 12 horas por dia. Para formas variadas, a iluminação deve ser um pouco mais brilhante do que para seus parentes completamente verdes. Se a flor sente falta de sol:
- a planta variegada gradualmente fica verde, tendo perdido uma cor listrada brilhante;
- As espécies verdes desvanecer-se-ão e uma longa permanência à sombra causará o amarelecimento das folhas.
Para todos os clorofitos, a falta de luz significa um fim ao crescimento, mesmo para a secagem das saídas de uma filha já formada.
Portanto, organizando o cuidado do clorofito em casa, como na foto, ele recebe um lugar nas janelas orientais ou ocidentais. Colocando no lado sul, é melhor mover o pote profundamente na sala. No verão, é útil levar flores ao ar fresco e, no inverno, é possível e necessário iluminar. Mas também é importante não exagerar. Com um excesso de luz solar e o ingresso de plantas sob raios diretos nas folhas, primeiro aparecem leves e, em seguida, vestígios de queimaduras secas e marrons.
O cuidado regular do clorofito em casa é reduzido a irrigação, fertilização moderada e transplante, quando as poderosas raízes da planta ocupam todo o volume do vaso que lhes foi atribuído.
Para uma vida confortável, uma temperatura de 18-25 ° C é suficiente para a cultura. Se a panela permanece fria na estação fria, a planta pode suportar 10-12 ° C, mas apenas em solo seco. Regar em tal momento é repleto de decaimento do sistema radicular e da morte. Em uma sala mais quente, a flor rega-se regularmente, mas aguarda a secagem da maior parte do coma terrestre. Com o início da primavera e no verão, especialmente no calor da rega aumenta.
Chlorophytum ama a água da chuva, suave e melhor, mas sem caprichos ela sofre rega e água da torneira comum, mantida por um par de dias.
Da primavera ao final do outono, enquanto a flor forma filhotes e flores, ela é alimentada com meios complexos para plantas de interior com folhagem decorativa. A freqüência de aplicação de fertilizantes varia de 1 a 2 vezes por mês, dependendo do estado da flor. A superalimentação de plantas não vale a pena, pois ameaça enfraquecer nossa própria imunidade e reduzir a resistência a ataques de pragas.
Ao contrário de outras culturas internas, o clorofito não precisa de sprays ou outras medidas para aumentar a umidade do ar. E, no entanto, a partir dos floristas você pode ouvir a pergunta: “E se o clorofito secar as pontas das folhas?” Na verdade, esse sintoma pode falar sobre a secura excessiva do ar. Mas mais frequentemente sinaliza falta de rega. Se a tempo de umedecer o solo e colocar em prática uma planta tão amada pela planta, as novas folhas ficarão suculentas e brilhantes desde a base até as pontas.
Se a flor secou hastes florais, soquetes de filhas ou folhas, eles são removidos para evitar o estabelecimento de pragas ou fungos. É especialmente importante monitorar a higiene do clorofito plantado durante o verão no jardim.
Transplante e multiplicação de clorofitos
Os clorofitos são plantas herbáceas de rápido crescimento com um poderoso sistema radicular. Conforme as raízes crescem, elas rapidamente enchem o vaso inteiro, deslocando o solo. Neste caso, um transplante de clorofito não pode ser evitado. É realizado na primavera, e o procedimento pode e deve ser combinado com a divisão de um arbusto adulto.
Com o devido cuidado, a rega e a cobertura, a planta não só floresce ativamente, forma crianças, mas também forma folhas jovens provenientes do arbusto da roseta. Se não forem plantadas a tempo, a cortina densa de clorofito, como na natureza, pode atingir um diâmetro de metro, mas a intensidade da floração cai acentuadamente.
Algumas espécies, por exemplo, laranja chlorophytum, não dão familiar a todos os soquetes nas extremidades dos brotos pendurados. Portanto, você pode obter uma nova flor neste caso apenas usando sementes e dividindo o arbusto.
As plantas jovens, por via de regra, já têm o seu sistema de raiz e rapidamente criam raízes depois de transplantar chlorophytum em um novo pote. O mesmo se aplica à transferência de plantas para um contêiner maior. Vasos para clorofitos grandes são melhores para comprar cerâmica com paredes grossas. O plástico fino às vezes não suporta a pressão do sistema radicular e forma grandes fissuras longitudinais. As plantas se sentem bem em vasos pendurados e em suportes fortes e estáveis.
Ao dividir um arbusto e multiplicar o clorofito por cavidades, os vasos de plástico não são proibidos. Tais espécimes podem ser plantados em outras culturas com necessidades e hábitos semelhantes.
E nas plantações solitárias e na vizinhança de outras plantas, o transplante de clorofitos, que não gostam de narcóticos, é realizado a cada dois ou três anos. O solo para flores deve ser nutritivo, intensivo em água e ativamente arejado. Em solo denso, as plantas diminuem o crescimento, as raízes desenvolvem lentamente o volume do vaso, a folhagem não é tão exuberante e brilhante. Para o transplante, você pode usá-lo como um substrato universal pronto, adicionando húmus a ele e fazer a mistura com base no solo gramado, húmus e areia.
No mesmo substrato, plantas jovens são plantadas quando o clorofito é multiplicado por rosetas. Crianças grandes, com raízes suficientes para o enraizamento, são imediatamente transferidas para vasos separados. Menor em tamanho, rosetas fracas é melhor pré-colocar em água, onde eles vão dar raízes em poucos dias e estarão prontos para um transplante.