O tipo de flor é o favorito de muitos jardineiros. Com seus lindos e brilhantes botões, adorna o jardim de meados de julho a agosto. O tamanho e o número de cores dependem diretamente da qualidade da preparação e germinação dos cormos. Portanto, qualquer florista deve saber quando obter o gladíolo para germinar na geladeira, como germiná-los adequadamente.
A condição determinante para o plantio de bulbos germinados é a temperatura do solo. Deve ser 8-10 graus. Tal aquecimento da terra em regiões diferentes é alcançado aproximadamente em abril-maio. Portanto, é necessário começar a germinar gladíolos na primavera, quando 15-20 dias permanecem antes de atingir a temperatura do solo indicada. As lâmpadas de invernagem precisam apenas desta vez para ganhar força e dar novos brotos.
O tempo de germinação em cebolas jovens e adultas pode variar, devido às diferentes taxas de processos bioquímicos nelas.
Por esta razão, as crianças devem sair da geladeira antes, lâmpadas de adultos um pouco mais tarde.
Preparação de gladíolos depois do descanso
Quando é hora de pegar os gladíolos após o armazenamento no inverno, é necessário realizar várias operações:
- Exame minucioso. Esta fase inclui a liberação de coroas invernadas da casca seca. O procedimento é necessário para selecionar pacientes, cabeças encolhidas ou amolecidas. Escamas secas a seco também podem interferir na penetração de um broto jovem.
- Nem todos os gladíolos doentes devem ser expelidos imediatamente. Se as lesões no bulbo forem menores, você pode removê-las com um objeto pontiagudo. O corte deve ser tratado com anti-séptico, iodo e polvilhado com carvão moído.
- A imersão em soluções de substâncias antibacterianas. O procedimento é necessário para desinfecção adicional de pragas, fortalecimento do sistema radicular, saturação dos bulbos com umidade. O tempo de espera é de várias horas. O uso deve ser feito de substâncias como manganês, ácido bórico, carbofos. Com antecedência, preocupando-se em como preparar os bulbos de gladíolo para o plantio na primavera, você certamente terá flores maiores e mais abundantes.
Especialistas usam essa receita. Em um litro de água morna, uma mistura de 0,3 g de vitríolo, 0,2 g de ácido bórico e manganês, 0,1 g de nitrato de cobalto deve ser diluída. O envelhecimento da lâmpada é realizado em tal solução por 10-12 horas. Embeber aumenta o tamanho das flores, o número de botões atinge várias dezenas.
Em que termos deve a germinação dos gladíolos na primavera
A capacidade de germinação deve ser escolhida com lados baixos e fundo largo. Pode ser uma caixa de papelão ou um copo de plástico com furos. Corms são dispostos exatamente, em uma camada, com seus pescoços para cima. O recipiente é colocado em um lugar quente, sem luz intensa e rascunhos.
Quando você não pode sair do gladíolo germinação geladeira, pode ser plantada diretamente no solo, mas precisamos estar preparados para o fato de que as flores se move período, o tamanho dos botões será mais modesto.
Os produtores de flores também usam este método de preparação de gladíolos para plantio na primavera, como a germinação úmida. Ele é mais problemático, mas muito produtivo. Lâmpadas colocar em um recipiente com serragem, umedecido com água, polvilhe-os. Coloque o recipiente em um local iluminado e quente. Humedeça regularmente a serragem. Se o crescimento observado for muito rápido, reduza a hidratação e coloque-o na sombra.
Para plantar, você pode recomendar não apenas bulbos inteiros com brotos. Os grandes gladíolos podem ser cortados em partes, de acordo com o número de rins. Às vezes, os cultivadores de flores estimulam deliberadamente a aparência dos botões laterais. Aplique truques como colocar a lâmpada ao rebentar de cabeça para baixo. Por vezes, o tratamento adicional é realizado pelo estimulador da formação de tubérculos.
Corte os bulbos uma semana antes de aterrissar no chão. Coloque os pontos de corte, polvilhe com carvão esmagado. Umedeça as partes, antes de tratar adicionalmente com fungicida.
O momento da germinação dos gladíolos na primavera é de uma a duas semanas.
Landing gladioli no chão
A boa germinação pode considerar-se uns cormos com um germe de 6-8 cm, tubérculos de raiz inchados ou raízes.
Gladiolus plantado em buracos de luz solo solto. A distância entre os bulbos não é inferior a 15 cm Quando o plantio, areia deve ser adicionado, e após o aparecimento de brotos, polvilhe o solo com húmus. A profundidade deve ser aproximadamente igual aos quatro diâmetros do bulbo.
Plantadas no chão flores germinadas podem facilmente suportar geadas curtas.
A floração de bulbos cortados começa depois do que o habitual.
Serviço de limpeza
No final do período de floração, os gladíolos devem ser escavados e os topos removidos. Limpo dos bulbos de chão para ser tratado com fungicidas, especialmente se as plantas sofreram doenças. A escolha da droga depende da praga que atingiu o gladíolo. Pode ser Fundosol. Antes de empilhar para armazenamento, eles devem ser cuidadosamente secos. O armazenamento é realizado em condições de refrigeração a seco. Idealmente adequado para esses propósitos é uma geladeira, uma adega. Na geladeira, as lâmpadas são armazenadas em um saco com furos.
Assegure-se de assinar as variedades ou cores dos gladíolos. É possível pôr inscrições diretamente em cormos, ou amarrar cordas com inscrições.
O período de descanso do gladíolo é de cerca de 6 meses. Durante este período, os gladíolos devem ser inspecionados regularmente a cada duas semanas. Faça uma anotação quando precisar obter os gladíolos da geladeira para germinar.
Conselhos úteis para iniciantes:
- Durante a floração, não se esqueça de remover os botões murchados. Isto irá prolongar o período de floração para o resto;
- Não aterre gladíolos no mesmo lugar por mais de dois anos. Isso protegerá as plantas contra danos causados por pragas;
- Não é recomendado plantar cebolas jovens (bebês) junto com adultos que já estão florescendo. Eles podem extrair água e nutrientes para si mesmos;
- Consulte cuidadosamente a seleção da variedade de gladíolos. Atualmente, existem cerca de duzentas variedades desta flor, diferindo na cor e forma das flores. Deles é necessário escolher o adequado para o seu desejo e região de residência.
Gladiolus – a flor não é difícil de cuidar. Cuide de observar as regras de armazenamento e preparação de gladíolos para o plantio, e a planta certamente agradecerá por sua bela floração.