No povo antúrio é freqüentemente chamado de flor de flamingo. E essa comparação é completamente justificada. Inflorescências graciosas em longos pedúnculos parecem realmente pássaros exóticos e não deixam ninguém indiferente. Não menos do que as variedades florescentes de antúrio são interessantes e plantas com folhas decorativas de todas as formas, tamanhos e cores.
Na América do Sul, o berço do antúrio, essas plantas geralmente crescem como epífitas, dominando os andares superiores das florestas tropicais, crescendo em raízes, galhos de árvores e abaixo, sob as copas. Aqui, o sistema radicular das plantas que formam poderosas raízes subterrâneas e aéreas, nada restringe, e os antúrios e sem transplante se reproduzem perfeitamente e florescem.
Em casa, não é possível levar um modo de vida habitual aos antúrios, e os vasos nos parapeitos das janelas se tornam seu hábitat. Que aqui as fábricas se satisfazem com a floração espetacular, os alunos verdes não só precisam cuidar cuidadosamente, mas também de vez em quando transplantar.
Como o antúrio transplanta em casa? E como determinar se esse procedimento é realmente necessário para a planta?
Métodos de transplante de antúrio
As principais razões pelas quais um antúrio pode exigir um transplante é:
- o enraizamento de todo o coma terrestre e o aparente aperto da velha panela;
- mistura de solo indevidamente selecionada, afetando negativamente a condição da planta e seu desenvolvimento;
- doença do sistema radicular e a aparência nele de traços de decadência.
Dependendo do motivo, o transplante de antúrio em casa pode representar seu transbordo em um novo vaso com a renovação de uma pequena quantidade de substrato ou a planta é transferida, tendo sido previamente removida dos vestígios do solo antigo.
Plantas adultas sadias, ativamente floridas e não detectando sinais externos da doença, são transferidas para uma panela maior uma ou duas vezes por ano.
A necessidade de tal procedimento é indicada por raízes grossas que emergiram dos orifícios de drenagem e acima da superfície do solo. Não encontrando um assento vazio dentro do contêiner, as raízes saem, tentando tirar comida e umidade do ar.
Para evitar danos ao sistema radicular durante o transplante do antúrio, a planta é regada abundantemente antes do procedimento. Isso permite que o solo amoleça e facilite a remoção do coma da panela. Se o pote for feito de plástico, pode ser um pouco amassado ou batido na borda da mesa. Então o antúrio é retirado e após o exame das raízes é transferido para um novo vaso onde já existe uma boa camada de drenagem e uma camada de substrato é derramada sobre ele.
A planta após o transplante irá florescer em breve se o novo vaso não for muito maior do que o anterior. É melhor dar preferência a tanques cuja altura seja igual ao diâmetro. Anthurium transplantado em um pote excessivamente espaçoso, a florista se condena a uma longa espera por inflorescências brilhantes. Até que as raízes cresçam em um novo solo, o antúrio não formará botões de flores.
Um torrão de terra, trançado com raízes, é colocado no centro do vaso, e as lacunas formadas em cada lado são preenchidas com um novo substrato.
O solo deve ser ligeiramente compactado, tentando não tocar e deformar os rizomas. A camada superior também é atualizada, em seguida, o plantio, se necessário, regada novamente, e a superfície do solo é coberta com esfagno para conservar a umidade.
Após o transplante, o antúrio se aclimatiza rapidamente, e logo é possível esperar pelo aparecimento de uma nova folhagem e inflorescências.
Outro procedimento é para a planta, se o florista tiver dúvidas sobre sua condição e saúde. O motivo de preocupação é frequentemente:
- o aparecimento de manchas em caules e folhas;
- murchando de folhas e perda do tom habitual dela;
- recusa de floração e desaceleração do crescimento.
Infelizmente, depois de comprar antúrios também tem que ser transplantado, caso contrário, a planta enfraquece rapidamente e pode morrer.
Anthurium transplante urgente, como na foto, perdendo rapidamente a sua atractividade e mesmo após a rega não restaura a elasticidade e posição vertical dos pecíolos e pedúnculos. A planta pode sofrer com a abundância de umidade no solo, sua pobreza ou densidade excessiva, bem como de pragas, doenças ou bactérias putrefativas.
Em todos esses casos, você não pode atrasar. O antúrio é regado e, como já descrito, é extraído do vaso. Ao contrário da situação em que um antúrio é transplantado sem sinais de doença, é necessário remover o solo antigo, protegendo as raízes e examinando-as de passagem.
Se as raízes da planta estiverem danificadas ou podres, essas áreas são cuidadosamente cortadas em um tecido branco saudável, tratando as seções com pó de madeira ou carvão ativado.
A parte verde do antúrio também é liberada das folhas secas ou perdidas, é necessário cortar as inflorescências disponíveis juntamente com os pedúnculos. Essa medida reduzirá o ônus sobre a planta enfraquecida e ajudará a superar o choque do transplante mais rapidamente. Para o seguro, uma planta com traços de podridão deve ser tratada com um fungicida.
Após o transplante do antúrio que sofreu requeima, podridão de raízes ou outras doenças, o florista deve monitorar cuidadosamente a condição de tal planta e, se necessário, reprocessar a coroa, o solo e o sistema radicular.
Se você tiver que transplantar uma planta na mesma panela ou usar um recipiente já servido como refúgio para outra cultura, eles devem ser tratados com água fervente ou com uma solução de permanganato de potássio..
Solo para transplante de antúrio
A característica dos antúrios é que as plantas podem se sentir bem apenas em um substrato de luz muito solto. O melhor primer para este habitante dos trópicos é aquele que facilmente passa a água e dá acesso fácil ao oxigênio. Após o transplante de antúrio em substrato adequado, suas raízes penetram facilmente no solo, obtendo facilmente a nutrição e umidade necessárias. Se o florista se enganar com a escolha do solo para o antúrio, isso logo reflete a planta, seu crescimento, decoratividade e saúde.
Há muitas receitas para compilar uma mistura de solo para antúrios. Na base do substrato pode ser encontrado como uma mistura pronta para as orquídeas, para a qual mistura de carvão triturado e um pouco de terreno relvado, e solo self-made. Recomenda-se frequentemente misturar o esfagno moído, a turfa e a fibra de coco em partes iguais para os antúrios. Há também um substrato especializado pronto para antúrios e outras espécies de aróides.
Quando você não consegue encontrar esses ou outros componentes, você pode pegar a camada superior do solo da floresta de coníferas para transplantar o antúrio.
É verdade que essas matérias-primas naturais exigem a mais completa desinfecção, a fim de eliminar o perigo de contaminação da planta por pragas e fungos do solo.
Quando e como transplantar antúrio após a compra
Se o transplante de antúrio planejado é realizado com maior frequência no final do inverno ou nas primeiras semanas da primavera, o espécime comprado na loja é melhor transplantado logo após entrar na casa. O fato é que os antúrios destinados à venda são plantados em vasos com uma pequena quantidade de substrato de turfa ou coco, preenchidos com fertilizantes de ação prolongada.
A reserva de alimento para este antúrio é calculada por um mês ou dois. As plantas ativas que florescem nas prateleiras quando chegam à casa passam as últimas forças e podem morrer se não forem transplantadas para solo fresco.
A esse respeito, surge a pergunta: “Como transplantar o antúrio após a compra, se a planta ainda estiver florescendo?”. De fato, vale a pena perturbar tal espécime?
Para transferir este nutriente para um solo de pleno direito, esta planta deve ser cortada antes de ser retirada do vaso; todos os talos de flores devem ser cortados. Um truque simples facilitará a aclimatização do antúrio após o transplante e as inflorescências não serão perdidas. Se eles são cortados, quando o pólen já aspergiu a orelha, as inflorescências no vaso adornam a casa por mais de um mês.
O vídeo sobre o transplante de antúrio contará em detalhes sobre a realização deste importante procedimento e ajudará na prática a dominar suas etapas mais difíceis.
Cuidar de um antúrio após o transplante
Enquanto a camada superior do substrato sob a planta não secar, a água do antúrio após o transplante não deve ser. Além disso, experimentou um choque sério para o animal de estimação deve ser cuidadosamente protegido de correntes de ar e luz solar direta.
Como a planta recebeu todo o necessário para o crescimento, e suas raízes precisam de tempo para aclimatação, não é necessário alimentar o antúrio após o transplante por mais 2-3 meses.
Se você negligenciar este conselho, substâncias orgânicas e minerais presas no solo podem causar queimaduras de tecidos danificados e apenas prolongar o indesejável para o desconforto da planta.
O transplante de antúrio em casa pode ser usado para separar a planta mãe e obter várias camadas jovens. Para isso, os brotos laterais, que têm raízes, são separados e transferidos para pequenos vasos separados.