Com o advento do verão, a estação mais favorita vem para crianças e adultos, quando você pode desfrutar de muitas vitaminas naturais na forma de uma variedade de frutas e bagas. Um dos frutos mais deliciosos são considerados damascos, cujos benefícios e prejuízos são muito escritos. Antes de usá-los, não interfira em lembrar que efeito os frutos têm sobre o corpo e o que pode ser se você negligenciar seus efeitos colaterais.
Componentes básicos de damasco
A composição dos damascos inclui muitas vitaminas úteis, amido, taninos e também três tipos de ácido – vinho, maçã e limão. Além disso, eles contêm sais e minerais necessários para fortalecer o sistema ósseo. Cada elemento de rastreio possui seu próprio amplo espectro de ação:
- Os sais e minerais desempenham um papel importante nos processos metabólicos do corpo e restauram o sistema nervoso;
- o iodo ativa a atividade da glândula tireóide, reduzindo a incidência de suas doenças e afeta o nível de colesterol;
- o ferro participa em processos hematopoiéticos;
- o cálcio acelera a coagulação do sangue e fortalece os ossos;
- O potássio ajuda os rins a remover o excesso de líquido acumulado no corpo;
- o magnésio e o fósforo regulam o trabalho do trato gastrointestinal, promovem a assimilação de nutrientes e levam à acidez normal.
Os damascos frescos têm um baixo teor calórico, pelo que podem ser consumidos durante os dias de dieta e jejum. Apenas 44 quilocalorias por 100 g de fruta – o que não é um produto dietético ideal?
Quando você inclui damascos no menu de dieta, você deve levar em conta não apenas o conteúdo calórico, mas também um valor nutricional bastante alto, devido ao alto teor de açúcares (mais de 10%).
O lado positivo de comer damasco
O uso de damascos reside na sua acção no corpo humano e na capacidade de aliviar o curso de certas doenças, nomeadamente:
- É útil usá-los na presença de anemia e doenças do sistema cardiovascular devido ao aumento do conteúdo de ferro.
- Os damascos ajudam a limpar a fleuma com uma tosse seca, e também ajudam a aliviar a condição geral na alta temperatura do corpo.
- Configure o sistema digestivo.
- Elimine a constipação.
- Agir como um diurético, enquanto restaura o equilíbrio da água.
- A acidez é normal e também afeta positivamente o trabalho do fígado e da vesícula biliar.
- Capaz de remover a dor fraca.
- Uma grande quantidade de caroteno nos damascos com sua ingestão regular tem um papel protetor contra o câncer, especialmente associado a órgãos como a garganta, o esôfago e o sistema urinário.
- Eles são usados no tratamento da aterosclerose e veias varicosas.
- Fortalecer os dentes e a massa óssea devido a uma grande quantidade de cálcio.
- Bem aliviar os sintomas de intoxicação com metais pesados.
- Eles têm um efeito curativo em feridas e cortes.
Propriedades úteis de damascos encontram sua aplicação no campo da atividade mental. Comer frutas laranja enche o corpo com energia, o que tem um efeito positivo na resistência e no desempenho. Além disso, esses frutos ativam a atividade cerebral.
Contra-indicações para o uso de damascos
Primeiro de tudo, vale a pena notar que a quantidade excessiva de damascos consumidos (no entanto, como qualquer outra fruta) pode levar ao envenenamento, especialmente se eles fossem imaturos. Apesar dos benefícios significativos do damasco, eles podem causar danos, especialmente se existem doenças como:
- Diabetes mellitus.
- Função tireoidiana reduzida (hipotireoidismo).
- Hepatite.
O cuidado deve ser usado laranja frutas para pessoas propensas a reações alérgicas, porque eles podem desencadear o aparecimento de erupções cutâneas.
Os pediatras não recomendam às mães jovens que incluam damascos na dieta durante a amamentação. Recebido com leite materno, substâncias úteis podem desempenhar o papel oposto e causar em crianças alergias ou cólicas animais.
Separadamente é necessário observar o uso de damascos durante a gravidez. Em geral, as frutas são muito úteis para as mulheres em uma situação interessante, porque reabastecem as reservas de ferro, potássio, minerais e outras substâncias que são tão necessárias para o desenvolvimento do feto. Suco de damasco espremido na hora restaura a acidez em mulheres grávidas e atende a necessidade de caroteno.
Ao usar damascos durante a gravidez, vale a pena considerar os seguintes pontos:
- não coma fruta com o estômago vazio;
- não os beba com água;
- é melhor abandonar completamente os damascos em caso de gastrite aguda, úlceras e bradicardia.
Propriedades dos grãos de damasco
Não só frutas, mas também pedras de damasco têm um efeito curativo. A partir do nucléolo preparar um óleo muito útil, que está incluído nas formulações de preparações para o tratamento de doenças da pele e articulações. Sua ação deve a uma ampla gama de microelementos úteis:
- ácidos graxos (saturados e insaturados);
- tocoferóis;
- fosfolip�ios;
- ferro;
- sódio;
- fósforo;
- cálcio;
- magnésio;
- potássio;
- vitaminas do grupo A, B, C, PP, F.
Este composto age efetivamente como um agente preventivo em oncologia, especialmente devido a uma pequena quantidade de cianeto. É absolutamente seguro para células saudáveis, mas destrói completamente o câncer. No entanto, a dose diária de ossículos não deve exceder 20 g.
Antes de se envolver em medicamentos de auto-medicação ou infusões com base em sementes de damasco, você deve sempre consultar um médico para não agravar a situação.
Propriedades úteis de damascos secos
Para preparar damascos para uso futuro, eles são submetidos a um processo de secagem ou secos. Dependendo dos métodos de tratamento, os frutos secos são divididos nos seguintes tipos:
- Damascos secos. Metade secada girassol metades de damasco com um tratamento preliminar com a sua preparação especial de escurecimento e pragas (dióxido de enxofre).
- Uryuk Damascos secos com sementes.
- Sussurrou. Damascos secos de grandes variedades sem caroços.
- Kais Frutas secas, tratadas com dióxido de enxofre e levemente murchas.
Frutas secas têm o mesmo efeito no corpo, além de frescas, e em alguns casos ainda mais úteis:
- Damascos secos contêm frutose e sacarose, por isso pode ser consumido por diabéticos.
- Damascos secos ajudam a baixar a pressão arterial e são mostrados para pacientes hipertensos.
- Recomenda-se que os frutos secos sejam incluídos no menu se houver problemas com a limpeza intestinal.
- Eles podem ser adicionados a misturas terapêuticas para apoiar o trabalho do sistema cardíaco, bem como para aumentar a hemoglobina.
- Damascos secos são úteis para pessoas com problemas de visão.
- Damascos secos nas máscaras perfeitamente limpo e rejuvenescer a pele.
Se cozido de damascos secos um caldo rico e deixe fermentar bem, você pode se livrar do inchaço e ativar a bexiga robótica.
Tal como acontece com damascos frescos, deve-se ter cuidado ao usar damascos secos. Isto é especialmente verdadeiro para pessoas que são alérgicas a elas, ou problemas com o estômago ou pressão.
Frutas secas da variedade sheptal retêm até 80% de açúcares, então as pessoas que sofrem de diabetes devem abster-se de usá-las.
Propriedades úteis da casca da árvore de alperce
Os benefícios e malefícios dos damascos para a saúde humana não se limitam apenas às frutas. Os adeptos da medicina popular estão bem conscientes do fato de que a própria casca do tronco da árvore pode ajudar no tratamento de certas doenças. Caldos da casca ajudam a restaurar o corpo após um derrame, atuando beneficamente no cérebro. Antigamente, eles também eram dados às mulheres, de modo que se fortaleciam rapidamente após partos difíceis.
Considerando os benefícios e prejuízos dos damascos, eles devem necessariamente ser incluídos no cardápio, especialmente a geração mais jovem. Afinal, um organismo jovem precisa de nutrição e vitaminas de alto grau. Sim, e as pessoas idosas são úteis para consumi-las por alimentos para manter um equilíbrio saudável no corpo. A recepção moderada de frutos encherá reservas de vitamina e ajudará em caso da ocorrência de certos problemas com a saúde.