Dálias anuais, plantio e cuidados para os quais são mais simples do que para as variedades perenes, esta é a melhor solução para jardineiros iniciantes. Essas variedades também são adequadas para clima frio quando não há como cultivar plantas em uma estufa. Em beleza e abundância de floração, eles não são inferiores às dálias perenes e têm um grande número de variedades e variedades.
Características da plantação de variedades anuais de dálias
Plantar e cuidar de dálias anuais não é difícil. Essas plantas se multiplicam por sementes, que podem ser compradas na loja ou coletadas independentemente após a floração. Não existem requisitos especiais para a composição do solo – as plantas estão bem estabelecidas e florescem em quase todas as condições.
Seleção de sementes
As lojas vendem diferentes variedades de dálias e suas combinações. Antes de comprar, é necessário determinar a finalidade para a qual as flores serão cultivadas. Existem muitas variedades de plantas que diferem em altura e forma. Na venda você pode encontrar dálias anuais de coleira, bem como cactos e outras variedades. A opção ideal para decorar o jardim é uma coleção marcada “Mix”. Eles contêm sementes de diferentes variedades, aproximadamente as mesmas em altura. Se você plantá-las em um terreno aberto, os canteiros de flores são exuberantes e brilhantes.
Nas dálias mais altas há uma peculiaridade – elas começam a formar botões mais tarde do que as variedades de baixo crescimento. Se os altos representantes começarem a florescer em julho, então você pode esperar o florescimento de arbustos baixos no início do verão.
Desembarque em terreno aberto
Sementes de dálias anuais podem ser plantadas em terreno aberto sem qualquer preparação preliminar. O procedimento é realizado em maio, quando o solo aquece o suficiente. Se as sementes forem plantadas antes que a temperatura do ar suba e permaneça estável entre 20 e 25 graus, elas não poderão ascender.
Plantar dálias anuais e cuidar delas é realizado em várias etapas:
- o solo é pré-solto, uma pequena quantidade de fertilizantes orgânicos pode ser adicionada;
- as sementes são colocadas a uma distância de vários centímetros uma da outra;
- Após 7-10 dias, os primeiros brotos aparecem e, quando começam a crescer intensamente, eles se livram dos representantes mais fracos, para não interferir no crescimento de plantas mais saudáveis;
- Dálias regadas periodicamente em condições de seca.
A principal dificuldade é quando plantar dálias anuais quando cultivadas a partir de sementes. Maio é o melhor momento em um clima temperado, mas vale a pena navegar a temperatura do ar e do solo. Além disso, com este método de plantio, a aparência dos botões muda. As primeiras flores começam a florescer em agosto, quando as plantas restantes do verão já começam a desbotar e permanecem até a geada.
Cultivo de mudas
Uma maneira mais trabalhosa de cultivar dálias – com a ajuda de mudas. Ele é escolhido para ter as primeiras inflorescências brilhantes já no final de maio ou início de junho. Para isso, é necessário preparar panelas ou caixas separadas para mudas, solo e sementes, já no início da primavera.
Ao crescer dálias anuais, as mudas devem agir de acordo com um determinado algoritmo:
- em abril, as sementes são espalhadas sobre a superfície do solo em uma grande caixa, elas são cobertas com terra de cima e socadas um pouco;
- As primeiras brotações começarão a aparecer em uma semana, e as plantas podem ficar apertadas em um recipiente;
- quando o primeiro par de folhas cresce, cada flor é colocada em uma pequena panela separada;
- dálias já crescidas são plantadas no chão no final da primavera e logo as primeiras inflorescências começam a aparecer nelas.
Em maio, quando a temperatura do ar se torna estável e não diminui durante a noite, as mudas podem ser plantadas no campo aberto. As variedades médias de dálias estão localizadas a uma distância de 30 a 60 cm uma da outra, mas este indicador depende das espécies de plantas. Antes de plantar no solo, mudas de dálias anuais devem ser endurecidas. Para fazer isso, é necessário deixar um contêiner com flores jovens em sacadas abertas ou pré-processá-las na rua durante o dia.
Cuidado para dálias anuais
Dálias anuais são fáceis de cuidar. Ao contrário das variedades perenes, elas não precisam de suplementação regular porque não têm tempo para consumir reservas de solo. Se outras plantas cresceram mais cedo nesta terra, adubação orgânica (húmus, composto), e também misturas de potássio mineral ou sódio podem ser introduzidas durante o plantio de dálias. No período de floração, as cinzas de madeira serão úteis.
Existem várias regras para cuidar de dálias anuais:
- regar flores é somente quando elas sofrem de uma seca severa;
- se você periodicamente descascar os topos dos brotos, o arbusto ficará mais exuberante;
- o chão na cama é afrouxado regularmente, enquanto tenta não danificar o rizoma;
- Após a floração, você pode coletar as caixas com sementes e plantá-las no próximo ano.
Para decorar o jardim, vale a pena escolher variedades de dálias de um ano. Além da facilidade de cuidado, eles são caracterizados por um maior florescimento. Os primeiros botões aparecem no início de junho, e os últimos botões desaparecem apenas com o início das geadas.
Qual variedade escolher?
Antes de plantar, você deve verificar as variedades de dálias anuais com fotos e nomes. Alguns deles não crescem mais do que 20-20 cm (subdimensionados), por isso não são adequados para processar buquês. As variedades altas podem atingir até 70-90 cm de altura e podem formar um hedge real. Entre as variedades mais populares de dálias anuais podem ser identificadas:
- Figaro é um pequeno arbusto (até 45 cm), no qual formam-se inflorescências exuberantes e coloridas;
- Piccolo – outro pequeno arbusto (até 40-45 cm), cujas flores destacam claramente o núcleo e as pétalas;
- Unvins Dwarf – uma planta mais alta, pode chegar a 60 cm.
Dálias anuais crescentes são uma maneira fácil de obter flores brilhantes sem muita despesa e preparação. De plantas altas, belos buquês ou sebes são obtidos, e dálias anuais anãs formam pequenas calçadas. Eles são fáceis de cuidar, não requerem preparação para o inverno e fertilização. Além disso, sementes de plantas podem ser colhidas independentemente e deixadas para plantio na próxima estação.