Crescendo nas camas de calêndula despretensiosa, bonita e incrivelmente útil. Com base em matérias-primas vegetais, preparam-se preparações medicinais, entre as quais existe uma tintura de álcool de calêndula. É um líquido amarelo-escuro perfumado que adotou todas as propriedades medicinais das flores.
Para preparar tinturas use cestos de inflorescências amarelas ou laranjas brilhantes contendo a quantidade máxima de substâncias bioativas. Como resultado da extração, a tintura assume a planta:
- propriedades antibacterianas e anti-sépticas pronunciadas;
- a capacidade de estimular o fluxo da bile;
- efeito antiespasmódico;
- efeito anti-inflamatório em órgãos e tecidos.
A preparação de extratos foi dominada há muito tempo. Mas para confirmar os benefícios e determinar o verdadeiro âmbito de aplicação da tintura de álcool de calêndula só foi possível após um estudo cuidadoso de sua composição.
Composição e usos da tintura de álcool de calêndula
As propriedades medicinais do agente devem:
- triterpenóides, que aliviam e previnem sintomas de inflamação;
- flavonóides e cumarinas, que têm efeito antiespasmódico, colerético, fortalecedor;
- óleos essenciais que destroem a microflora patogênica;
- carotenóides, atuando como antioxidantes naturais, imunoestimulantes e agentes para a manutenção da saúde dos vasos sanguíneos e tecidos.
Tanto as flores quanto a tintura de calêndula contêm componentes minerais que fornecem ao organismo potássio e cálcio, magnésio, ferro, zinco, cromo e vários outros elementos insubstituíveis.
A infusão de calêndula alcoólica pronta ou feita em casa está disponível em quase todos os gabinetes de medicamentos. Quando o agente trará o maior benefício? O que ajuda a tintura de calêndula, como aplicá-lo corretamente?
Instruções para o uso de tinturas de calêndula
O líquido pode ser consumido dentro e fora, enquanto suprime a microflora patogênica, especialmente afetando ativamente estreptococos e estafilococos, contribuindo para a cicatrização precoce de feridas e pacificando as sensações dolorosas.
Estas propriedades do líquido são usadas para todos os possíveis danos à pele e membranas mucosas:
- cortes e abrasões;
- contusões;
- dermatite e eczema;
- processos inflamatórios da nasofaringe, cavidade oral e trato respiratório superior.
Doenças da pele, incluindo catapora, acompanhada de uma erupção cutânea, coceira, irritação e inchaço da pele, são tratadas com compressas, loções. O remédio herbal é recomendado para angina, amigdalite, laringite, bem como problemas pi com as gengivas, por exemplo, com estomatite e gengivite. Se o paciente tiver tais patologias, os enxágues serão mais úteis.
Antes de diluir a tintura de calêndula para enxaguar a garganta, você deve se certificar de que a água usada é potável, e o paciente não tem contra-indicações para usar este medicamento.
Irrigação e lavagem com a ajuda de tinturas facilitarão o estado de doenças infecciosas e inflamatórias da esfera sexual em homens e mulheres.
Em cosmetologia tintura de calêndula de acne é usado como um dos componentes do tratamento da acne. A planta alivia erupções cutâneas de natureza alérgica, infecciosa e outras. Nesta tintura age não apenas efetivamente, mas também de forma complexa, aliviando as coberturas da flora patogênica, impedindo a inflamação e estimulando a regeneração dos tecidos. Um efeito semelhante é usado para estimular o crescimento do cabelo, se livrar da caspa.
O uso de infusões para prescrever, no caso de doenças do sistema digestivo, vesícula biliar, sistema urinário.
Tintura de calêndula para enxaguar a boca e garganta
Resfriados sazonais, infecções virais e bacterianas são frequentemente acompanhadas de dor, ardor e inchaço na garganta. A razão disto é a inflamação de tegumentos sensíveis, facilmente irritáveis. Se houver uma tintura de calêndula no armário de remédios em casa, enxaguar a garganta com este remédio restaurará rapidamente a saúde, aliviará a dor e ajudará a restaurar a integridade da mucosa.
Como gargarejar com uma tintura de calêndula com angina, laringite, bem como com estomatite e outros problemas dentários:
- Um copo de água quente é tomado com 2 colheres de sopa de remédio herbal.
- O líquido é misturado e usado conforme as instruções.
- O procedimento é realizado várias vezes ao dia, 30 a 40 minutos antes das refeições, e a sessão deve durar no mínimo cinco minutos.
Como o líquido contém álcool etílico, a tintura em sua forma pura pode ser usada apenas pontualmente, quando aplicada à inflamação e úlceras. Para enxaguar, dilua o líquido com água potável.
Tintura de calêndula para o rosto
Cosmetologistas apreciam a tintura de flores de calêndula como um meio para o tratamento e prevenção da acne. O produto regula perfeitamente a produção de sebo, alivia o inchaço, seca focos de inflamação.
Posso esfregar meu rosto com tintura de calêndula? Sim, os donos da pele oleosa podem incluir o produto no atendimento matinal e noturno. O líquido é impregnado com um cotonete e testa, nariz, bochechas e queixo são tratados. No entanto, devido à sensibilidade especial, não vale a pena esfregar a pele perto dos olhos e também tocar os lábios. Se os focos de inflamação estiverem no pescoço e na área do decote, o remédio é aplicado com um cotonete.
A exposição do líquido que contém álcool à pele seca ou sensível pode levar à descamação, aumento do desconforto, desidratação e envelhecimento prematuro das capas.
Para reduzir o risco, a tintura de calêndula para o rosto é adicionada aos tônicos, removedor de maquiagem e também às máscaras caseiras mostradas para a pele inflamada.
A base da máscara Marl é impregnada com uma meia tintura diluída e espalhada na pele para que o produto não atinja a área próxima aos olhos e lábios. Em 20 minutos de acção, a calêndula neutraliza a flora patogénica, aperta e limpa, desinfecta e normaliza a secreção cutânea.
Enriquecer a composição da máscara ajudará a adicionar a tintura de suco de aloe, que perfeitamente hidrata, acalma e protege contra o envelhecimento. Clara de ovo com pele oleosa fortalece o efeito de aperto, dá ao rosto um embotamento atraente e mantém a frescura por um longo tempo.
Desde acne é apenas uma manifestação externa de problemas internos mais graves do corpo, por exemplo, distúrbios digestivos, desequilíbrios hormonais ou sobrecarga nervosa, tintura de calêndula não pode ser o único tratamento. Além de limpeza e suporte externo da condição da pele, use necessariamente terapia complexa, incluindo dieta, modo equilibrado do dia e, se necessário, medicamentos prescritos.
Tintura de calêndula para cabelo
Microelementos, óleos essenciais, ácidos e vitaminas na tintura são benéficos para o estado do cabelo e do couro cabeludo. A tintura de calêndula do cabelo aplica-se:
- com calvície;
- com seborréia oleosa;
- em alta gordura de fechaduras.
Para estimular o crescimento capilar, uma tintura diluída de dois terços é aplicada na área basal e no couro cabeludo. Isso significa que, devido à atividade antibacteriana e antifúngica, eliminará o descascamento, a coceira e a origem do problema. O tratamento é realizado por cursos mensais, combinando com dieta e máscaras de cuidados.
Como usar a tintura de calêndula dentro
A tintura vegetal possui muitas esferas e métodos de aplicação. Com extrema cautela, o líquido que contém álcool deve ser tomado com o uso interno. Negligenciar contra-indicações e doses inevitavelmente leva a consequências desagradáveis.
Instruções para o uso de tinturas de calêndula recomenda este remédio para o tratamento de doenças associadas aos órgãos digestivos, vesícula biliar e pâncreas. A planta e seus produtos têm efeitos antiinflamatórios e espasmolíticos.
Beber tintura só pode ser prescrito por um médico e sob sua supervisão. É importante lembrar que a presença do álcool etílico afeta o estado do sistema nervoso. Tintura pode causar desorientação, afetar a capacidade de se controlar e dirigir veículos.
Fazendo tintura de calêndula em casa
Extrato de álcool de calêndula ou calêndula é um remédio acessível que pode ser facilmente comprado em qualquer farmácia. Ainda assim, muitos adeptos de um estilo de vida saudável preferem fazer tais preparações por conta própria, o benefício que nenhum equipamento especial ou conhecimento especial é necessário para isso.
Ao fazer tinturas de calêndula em casa, vodka ou álcool médico é tomado como base. São despejados em pré-colheita e colocados em cabeças de plantas adequadas para recipientes de vidro.
Depois de um banco é hermeticamente fechado, ele é enviado num local escuro, à temperatura ambiente tintura vai passar 7-10 dias. Em seguida, a infusão é filtrada e vertida para um frasco de vidro escuro, que protege o fluido a partir da decomposição dos componentes activos.
A tintura pode ser armazenada por 4 anos, protegida de forma confiável da luz solar, calor excessivo e interesse das crianças.
Contra-indicações para o uso de álcool tintura de calêndula
Contraindicação absoluta ao uso da tintura de calêndula é a intolerância individual dos componentes da droga. Uma alta concentração de componentes bioativos pode causar uma reação alérgica. Nos seus sinais mais leves é necessário parar a recepção de um agente, dirigir-se à ajuda ao perito e receber o tratamento correspondente.
Desconsideração de dosagens:
- quando ingerido, leva a dor de cabeça, distúrbios digestivos, azia e dor de estômago, queimação e tontura;
- quando aplicado externamente, causa ressecamento excessivo e descamação da pele, coceira, rachaduras e outros sinais de desconforto, além de agravar os problemas para os quais a tintura é projetada para combater.
Durante a gravidez e lactação, é necessário limitar-se a aplicação externa de tintura de álcool de calêndula. Você não pode beber infusões para crianças, bem como na presença de gastrite, úlcera péptica ou outras patologias do sistema digestivo na fase aguda. Contra-indicação para tomar a tintura de calêndula é colecistite aguda e colelitíase.