Dois séculos atrás, o navegador francês Louis Antoine de Bougainville e o naturalista Carnerson deram à Europa uma planta perene, imortalizando o nome do viajante no nome. Bougainvillea, uma residente de florestas tropicais do Brasil, é linda, mas uma senhora com um personagem.
Condições para buganvílias
Uma planta tropical na natureza é representada por pequenas árvores, arbustos e trepadeiras. Na cultura, diversas variedades criaram raízes que permitiram aos criadores domesticar a planta e criar híbridos. Aprecie buganvílias para brácteas decorativas – folhas mutadas que estão localizadas ao redor de uma pequena inflorescência. Folhas emolduradas são pintadas em tons brilhantes de lilás. Na cultura, a paleta de flores é inesgotável. Assentou um trópico nas janelas, nas estufas e nos jardins de inverno.
Requisitos da tecnologia agrícola:
- condições de temperatura – vegetação em temperaturas acima de 12 C, para floração você precisa 21-270 C, descanse em 5-10, enquanto uma breve exposição à temperatura zero é fatal;
- tempo seco e ensolarado sem chuvas prolongadas;
- ausência de correntes de ar e vento forte;
- Rega abundante com água mole, mas sem umidade excessiva estagnada;
- quarto espaçoso, alojamento gratuito;
Se as condições não forem satisfeitas, a Bougainville deixa de florescer e descarta as folhas.
Bougainvillea, reprodução em casa
Nas florestas tropicais nativas, borboletas e pássaros calibri carregam sementes de plantas pela floresta. Entrando em condições favoráveis, há um broto. Todos os trepadeiras nos entrenós são capazes de criar raízes, e o raminho se enraíza, uma loja aparece, que eventualmente cresce.
Em cultivo cultural use:
- reprodução de sementes;
- estacas;
- proliferação por camadas arraigadas.
Para os híbridos, a reprodução vegetativa preserva completamente as propriedades decorativas resultantes. As sementes em casa são difíceis de obter e são muito pequenas, estão em caixas.
Prepare o substrato estéril da turfa e areia em partes iguais. Semente antes de semear em um estimulador de crescimento. Organize o aquecimento inferior do recipiente para mudas. A temperatura do substrato deve ser de 27 a 300 Com, os brotos aparecerão em 2 a 3 meses. Portanto, a tigela em que as buganvílias se desenvolvem a partir das sementes deve ser coberta por cima, secando o solo, mas regularmente arejada e umedecida com um spray fino na superfície. Quando a sementeira de inverno, o recipiente deve ser iluminado com uma lâmpada localizada a uma distância de 25 cm da superfície do solo.
As estacas são usadas na primavera e durante os meses de verão. Brotos de madeira são adequados. O pedúnculo verde é cortado obliquamente abaixo do rim. A operação é realizada sob condições estéreis. Depois de secar um pouco, cortando e removendo as folhas inferiores, corte a raiz com um agente formador de raízes.
A mistura para propagação deve ser estéril:
- terra sod – 35%;
- folha de terra – 35%;
- turfa – 20%;
- areia de quartzo – 10%.
Abaixe a haste para o segundo rim no substrato, coloque acima de uma estufa com uma temperatura de 25, ar e manter o solo úmido. Um mês depois, as raízes e o caule aparecerão prontos para serem transferidos para um pote permanente.
De outra forma, as buganvílias se propagam por estacas brotadas antes da formação de calos na água. A planta pronta para o enraizamento é plantada diretamente no vaso. Neste caso, o aumento da umidade em torno da parte superior das estacas é importante. Brotar na água nem sempre é possível. Para plantas jovens em solo comum, você precisa adicionar areia.
A maneira mais fácil de cultivar buganvílias é o enraizamento do galho, aproveitando a capacidade da planta de originar raízes aéreas em entrenós. Se o arbusto cresce ao ar livre, é fácil enraizar o galho, basta pegar um galho adulto que não esteja completamente áspero, cortar a casca e prender a casca no chão.
De cima despeje um monte de terra e levante o topo. Vai demorar um mês e meio e você pode remover cuidadosamente o ramo barbudo das raízes, separá-lo do arbusto principal e plantá-lo em solo preparado.
Quanto mais espaço, mais rápido a liana cresce. Mas florescerá somente depois que as raízes estiverem cheias do volume total da terra. Portanto, o contêiner é aumentado a cada transplante, alcançando um equilíbrio entre a taxa de crescimento e o número de cores.
Como fazer root se bougainvilla cresce no peitoril da janela? Então você pode escolher um galho maduro, dobrar suavemente e abaixá-lo em uma tigela especialmente suspensa no nível da casca cortada. No resto tudo a mesma coisa.
Uma maneira mais conveniente é mostrada na foto. Dentro de uma camada de substrato úmido. Após o enraizamento, o ramo é cortado com um podador e transferido para um pote preparado. A casca superior é cortada e as raízes são arranjadas sem ferimentos.
É importante lembrar que não importa como eles obtenham as raízes, eles são muito macios e frágeis. A transferência para um novo contêiner deve ser feita com cuidado. O Novosadk precisa continuar a cobrir de secar, as raízes não funcionam ainda. Abra gradualmente, acostumando-se ao conteúdo normal.
Cuidar de um arbusto jovem
Uma planta jovem precisa de cuidados. Filiais jovens precisam ser formadas, é possível que o suporte externo seja necessário. Se a sarça estiver saudável, ela começa a florescer rapidamente. Por isso, é necessário criar treliças de arame. Na venda há suportes especiais feitos de plástico na forma de uma grelha.
No processo de crescimento, uma árvore é geralmente formada por buganvílias nuas. Linda, mais usada como liana. Uma condição obrigatória para a obtenção de uma bela planta é a formação da coroa. Poda ramos após a floração, quando se aposentam para descansar é obrigatório. Na primavera, quando novas hastes crescem, elas são encurtadas, fazendo com que a planta se ramifique e dê a forma desejada.
Durante o verão, os galhos que se livram da composição também são removidos. A buganvília está bem ciente da poda. As árvores bonsai criadas são a decoração de qualquer composição.
Transplante a planta em uma tigela grande com cuidado, enquanto estiver usando uma composição primer:
- folha de terra – 2 partes;
- chão de relva – 2 partes;
- húmus – 1 parte; areia – 1 parte.
Não vai doer uma migalha de carvão e vermiculita. Fertilizantes no verão fazem regularmente, aplicam um fertilizante universal. Molhe, mas não derrame, e a planta agradecerá com floração.