No canteiro de flores de primavera não se pode deixar de notar as grandes rosetas de folhagem verde suculenta, com inflorescências rosa brilhantes em pedúnculos eretos densos. Esta é uma banana, plantio e cuidado no campo aberto, além do qual até mesmo o florista-principiante não será incomodado. Mas o jardim, graças à planta despretensiosa, atraente e muito útil vai realmente mudar.
Variedades de perene de badana – vêm daquelas partes da Ásia, onde outros representantes do mundo verde não seriam muito confortáveis. As plantas são habitadas não apenas em prados alpinos e em terras baixas, mas também em cumes pedregosos e altas montanhas. Essas condições “endureceram” a flor, pois a resistência costuma ser chamada de saxifrage.
Em paisagismo, como na foto, bahan encontrou seu lugar nas colinas e corpos de água dos Alpes, em plantações de grupos com outras plantas perenes decorativas. Monoposadka bastante comum isto, rapidamente expandindo e formando cortinas pitorescas da cultura de folhagem densa.
Crescer no badan e cuidar dele no site não tornará difícil para um residente de verão sempre ocupado. O principal é encontrar um lugar adequado perene e criar condições para o crescimento e a floração.
Onde e como plantar bahlan?
A despretensiosa resistência à geada e a resistência de badana na natureza foram totalmente transferidas para variedades de jardim. Portanto, até mesmo um iniciante pode cultivá-las em seu canteiro de flores. Como outras culturas perenes, elas são plantadas com mudas ou separadas de uma planta adulta por rosetas filhas.
Mas antes de plantar o bahan, você precisa escolher o lugar certo para ele. A cultura em si é melhor sentida em áreas com solos leves e soltos. Esse solo ajuda as raízes superficiais a obter alimento, oxigênio, bem como a umidade necessária para a badana.
Ao escolher um lugar, a preferência é dada às áreas onde o bahan não sofrerá com a seca e a luz direta do sol, bem como pela proximidade da estagnação da água na primavera. Na penumbra, a planta ficará bastante confortável, se as rosetas tiverem que passar muito tempo ao sol, o solo embaixo dela será necessariamente coberto com palha.
Não há requisitos especiais para a composição do solo do badan. É ótimo se o solo tiver uma reação levemente alcalina no local onde o bahan será plantado. No entanto, em um substrato fracamente ácido, a planta pode se adaptar, florescer e se reproduzir.
Cuidado de uma flor de um butteran depois de aterrissar
É necessário começar a derreter a neve, pois sob ela aparecem as folhas do barco. É verdade que as folhas que ficaram desde o ano passado conseguiram sofrer durante o inverno.
Portanto, na primavera, o cuidado ao plantar o badan no campo aberto começa com a remoção de folhas danificadas ou mortas. Seguindo as rosetas, fazem-se fertilizantes complexos, que são projetados para estimular o crescimento e apoiar as plantas durante a floração.
Quando os sinos cor-de-rosa ou roxos nas panículas de inflorescência desaparecem, os plantios são alimentados novamente. Desta vez, os fertilizantes irão restaurar o fornecimento de nutrientes e acelerar o crescimento das saídas.
A aplicação de adubação é combinada com rega ou realizada em solo já úmido. Como o badan reage bem à água, deve ser regado:
- durante a formação de gemas e o surgimento de pedúnculos;
- em dois 10-20 dias, se durante este período não houver precipitação suficiente;
- no futuro, até o final do verão com a ameaça de seca.
Na estação quente, quando o solo perde umidade devido à evaporação, e as raízes podem secar, o solo se seca. É especialmente importante fazer isso, como na foto, ao sair após o plantio do badan.
Propagação de badana
Você pode obter plantas jovens da planta na área semeando as sementes da variedade que você gosta ou dividindo a planta adulta.
A propagação de sementes de badana fornece uma estratificação a frio.
Sementeira em sulcos profundidade de não mais que 0,5 cm sulco sementes são fechadas em um solo umedecido e enviado para o frio. Idealmente, se a capacidade de pouso for levada para o ar livre e polvilhada com neve, o que manterá a umidade ideal e evitará o congelamento de futuras mudas.
Nos primeiros dias de março, o recipiente é colocado no calor, para iluminar, mas não sob luz solar direta. A uma temperatura de 18-19 ºC e manutenção de alta umidade, as sementes começam a inchar e após 20-25 dias vão passar.
O cuidado com a flor do baleano após o plantio envolve a irrigação e o afrouxamento cuidadoso do solo ao redor das mudas. Se os movimentos forem muito espessos, eles são mais finos, deixando uma planta por 3-5 cm.
45-55 dias após a semeadura, as plantas jovens mergulhar, espalhando-se uns dos outros a uma distância não inferior a 6-7 cm.Em junho, pode ser determinado com o local onde a planta bahan. Mas antes disso as mudas são temperadas, aumentando gradativamente o prazo de validade das caixas com plântulas ao ar livre. Na primeira metade do verão, as mudas mais fortes são levadas para o solo. O resto é transplantado em agosto.
Landing Badan no campo aberto e cuidando de plantas
O sistema radicular do bdan está localizado perto da superfície do solo, portanto não faça buracos grandes e profundos. Basta escolher uma colher de terra 6-8 cm, e no fundo do buraco como uma drenagem para derramar um pouco de areia. Como a planta irá expandir gradualmente seus limites, expandir, o intervalo entre os furos faz pelo menos 40 cm Após o plantio, o solo é compactado e regado.
Se a maioria das plantas perenes florescer no ano seguinte depois de pousar no chão, o badan não se apressa em mostrar ao aldeão suas inflorescências. Os primeiros gomos são formados somente após 2-3 anos, mas ao mesmo tempo, o broto já forma saídas de filhas.
Este é um excelente material de plantio, que pode ser facilmente separado das plantas adultas no verão, após a floração e até os primeiros dias de setembro. Os rizomas de tais filhotes estão quase abaixo da superfície do solo ou se projetam acima dele, e até mesmo um novato pode lidar com sua escavação.
É necessário dividir a planta de modo que pelo menos três rins saudáveis permaneçam nas estacas radiculares. Com as mudas, as folhas são cortadas, deixando o par mais forte. Aterrissar em conduta a uma profundidade de 3 a 5 centímetros. Para ter um jardim espaçoso para o crescimento, entre as futuras plantas deixe um espaço de pelo menos 30 centímetros. No primeiro mês, nenhuma fertilização é necessária, mas a rega deve ser regular e abundante.
Com o cuidado adequado, plantado em campo aberto, a banana floresce um ano antes das mudas, ou seja, pelo segundo ou terceiro ano após o início da vida independente.
Quando mudar o bahlan? Esta planta pode ser muito longa e sem problemas visíveis crescer em um só lugar. Portanto, o transplante é realizado quando é necessário:
- limitar o crescimento de badana no site;
- pelo contrário, consiga material de plantio para reprodução de plantas adultas.
A expansão descontrolada de plantações leva a sua densidade excessiva, que é repleta de doenças e pragas.
Problemas em crescer e cuidar de badan
Na maioria das vezes em badana existem doenças fúngicas causadas por aglomeração e alta umidade. Os sinais de tais infecções aparecem nas folhas na forma de manchas marrons ou esbranquiçadas, se a necrose da necrose de tecidos.
Placas de folhas danificadas secam e a doença cresce. Lidar com problemas quando crescer e cuidar de bahans pode:
- pulverização com fungicidas sistêmicos;
- estabelecimento de cuidados e regime de irrigação;
- rarefação das plantações, a fim de organizar entradas de ar fresco para as bases das cavidades.
Entre as pragas que danificam a planta, deve-se mencionar lesmas, nematóides e tostões. Se insetos podem ser tratados com inseticidas, então os vermes representam uma ameaça maior. As plantas afetadas por elas são escavadas e, a fim de evitar a propagação do nematóide, são destruídas. O local onde o bédan cresceu foi repetidamente tratado com inseticidas contra pragas do solo, e depois deixado sob pressão até o ano que vem.
Preparando um jardim no jardim para o inverno
Os badans são resistentes ao frio, no entanto, nos invernos com pouca neve, algumas variedades culturais podem ser congeladas. Para a cortina de primavera não parecia nua e, em seguida, não se recuperou por vários anos, as plantas jovens, ainda não totalmente aclimatadas, recomendam o aquecimento. Isso pode ser feito com uma espessa camada de cobertura morta, para o qual use folhas caídas e secas, lapnik, turfa.