Hortensia é um lindo jardim flores com fofas multi-coloridas caps. Eles são representados por várias espécies: de acordo com o tipo de arbustos de até 3 m de altura, pequenas árvores e lianas, que podem trançar a árvore até 30 m de altura. A hortênsia florescerá da primavera até a geada, deliciando-se com suas inflorescências globulares. No entanto, existem espécies que têm menos tempo.
Regras para o plantio de hortênsias
Você pode plantar uma hortênsia no início da primavera ou no outono. Neste caso, a primeira opção será preferível. Para hortênsias é necessário escolher o local de aterrissagem correto. Ela prefere solos ácidos com boa hidratação. Quanto à iluminação, essas flores podem se sentir confortáveis no sol e na penumbra.
Todo o processo de plantio pode ser dividido em várias etapas:
- É necessário escavar uma vala de 40 a 50 cm de profundidade e 40 cm de diâmetro. Se os arbustos ou processos da hortênsia são pequenos, isso pode ser feito um pouco menos.
- Agora precisamos preparar uma mistura de solo composta de solo fértil, húmus e turfa. É desejável acrescentar-lhe 50 g de fertilizante mineral. Se possível, esta mistura é deixada na cova por 15 a 30 dias. Se o solo no local do plantio for rico e fértil, a planta poderá ser plantada imediatamente sem qualquer preparação preliminar.
- A plântula preparada deve ser colocada no centro do poço de plantio para que o pescoço da raiz não fique profundamente enterrado. Em torno da planta deve ser cuidadosamente coberto com o solo e adulterado, de modo que as raízes foram bem pressionadas e perto deles não havia nenhum vazio.
- Arbusto plantado deve ser regado abundantemente. É desejável para além disso polvilhe o solo no topo com serragem, casca ou turfa.
Depois de plantar um arbusto de hortênsia, é melhor cobri-lo da luz do sol por vários dias. Isso permitirá que a planta comece mais rapidamente. Hortênsias de plantas podem ser sozinhas ou em grupos. A distância entre os arbustos deve ser de cerca de 1 metro.
Regras básicas para cuidados com hortênsias
Cuidados para hortênsias vêm principalmente para rega adequada, adubação oportuna, poda e afrouxamento. Se você fizer tudo certo, os arbustos serão magníficos e as inflorescências grandes e brilhantes.
Rega
Hortensia é uma planta que gosta de água e requer rega frequente. Deve ser abundante em 15 – 20 litros para cada arbusto adulto. Em clima quente, você precisa fazer isso uma vez por semana. Em um verão quente e seco, a rega pode ser aumentada até duas vezes por semana. Para ser guiado enquanto isso é necessário sobre a condição do solo, considerando a rapidez com que absorve umidade e seca.
Para irrigação, é melhor usar água mole em pé à temperatura ambiente. Periodicamente, é necessário adicionar um pouco de permanganato de potássio, o que impedirá o aparecimento de podridão. As hortênsias da água devem ser de manhã ou à noite, quando não está muito quente.
Adubação adicional
Para um bom desenvolvimento e hortênsias floridas exuberantes precisam ser alimentadas. Para isso, fertilizantes orgânicos e minerais são adequados. É especialmente importante usá-los durante o período de crescimento intensivo. Você pode comprar fertilizantes prontos, que são ricos em magnésio e ferro. Uma boa composição ataques vestir sob a forma de solução excrementos de pássaros com água numa proporção de 1:10 em combinação com uma composição de mineral de 20 g de superfosfato, 10 g de nitrato de amónio e 10 g de ureia. Use como uma lata de fertilizante e qualquer pasta, observe apenas a medida, caso contrário, os botões serão muito grandes, por causa do que os ramos frágeis podem quebrar.
Adubar a hortênsia é necessário não só durante o plantio, mas periodicamente à medida que cresce. A primeira fertilização desse tipo deve ser feita no final de maio. Em duas semanas, deve ser repetido. Você pode fertilizar as flores durante todo o verão, mas em agosto é desejável parar de se alimentar para que os brotos possam ser lignificados pelo inverno.
Mulching
Graças ao mulching da raiz da cana, as raízes das hortênsias serão protegidas contra o superaquecimento e o rápido crescimento de ervas daninhas. Você deve primeiro fazer uma cobertura orgânica, consistindo de aparas de madeira ou turfa. Deve ser espalhado uniformemente ao redor do arbusto. Isso ajudará a tornar o solo mais ácido, que é o que as hortênsias precisam. Esta cobertura gradualmente se tornará parte do solo.
Levar palha nos arbustos é melhor no final da primavera, quando o solo está bem aquecido. Também é possível adubar no final do outono, quando ocorrem temperaturas negativas. Periodicamente, os arbustos precisam ser soltos para que o solo seja mais permeável à umidade.
Aparar
A poda é feita em plantas que atingiram a idade de 3 a 4 anos. Isso deve ser feito no início da primavera – antes que o fluxo de seiva e o brotamento comecem. Se o procedimento for realizado muito cedo, as estacas não serão adequadas para enraizamento adicional e, se for tarde demais, a planta pode morrer. É por isso que é importante cortar quando os rins apenas começam a inchar.
Quando poda em plantas adultas, corte com um tamanho de 3/4 da altura de cada broto. Ao mesmo tempo, eles devem ter 2 a 3 pares de rins. Arbustos antigos podem ser atualizados para a raiz. Tudo vai depender do estado do mato ou árvore. Corte mosto e brotos velhos ou congelados. Durante a poda, você pode formar uma pequena árvore bonita com uma certa forma. No primeiro ano de crescimento da hortênsia, suas flores devem ser removidas, porque isso contribuirá para uma floração mais abundante no próximo ano.
Preparando hortênsias para o inverno
Hortênsia refere-se a plantas que gostam de calor, por isso deve ser mantido no inverno. A proteção especial é necessária para brotos jovens e variedades insuficientemente resistentes. Se o arbusto é muito jovem, você pode simplesmente adormecer no topo da terra, folhas caídas ou serragem. Plantas mais velhas devem ser dobradas no chão e cobertas com material de cobertura ou lutrasilom. Que o vento não sopra, você precisa pressionar o material de cobertura com tijolos.
Os arbustos adultos exigem um abrigo mais cuidadoso. Nós devemos tentar não quebrá-los. O arbusto deve ser amarrado e, em seguida, coberto com spunbond ou lutrasil, após o qual uma estrutura de arame feita de malha de metal ou outros materiais improvisados podem ser construídos em torno dele. Deve estar a uma distância de cerca de 20-25 cm do mato. O espaço livre deve ser preenchido com folhagem seca. Tal quadro aquecido protegerá a hortênsia bem mesmo em geadas severas. Pode ser removido na primavera, quando há uma temperatura mais estável.
Reprodução de hortênsias
Hortensia é propagado de várias maneiras:
- Estacas Reprodução desta forma é melhor feita no meio da primavera ou início do verão. Brotos laterais de um ano devem ser usados como tarugos. Devem ter cerca de 10 a 12 cm de comprimento e os cortes devem ser cortados em ângulos retos. De baixo eles precisam remover as folhas. Para enraizar as estacas, você precisa preparar o solo. Para isso, um substrato leve composto de solo fértil, turfa e areia é usado. Nele, você precisa plantar cortes, colocando-os em um ângulo. Cada planta individual deve estar a 5 cm de distância. Demora cerca de um mês para enraizar os brotos.
- Dividindo o mato. Você pode se reproduzir na primavera e no outono. Para isso, a planta deve ser escavada e dividida em várias partes de tal forma que cada arbusto individual tenha um broto de renovação. Depois disso, a planta acabou de pousar em locais preparados.
- Camadas Para a reprodução de hortênsias por camadas, devem ser identificados brotos jovens, que não serão mais de um ano. Eles devem curvar-se para o chão e prikopat para que o início foi deixado um pouco de ponta de 20 cm. No ano seguinte, a fuga para se enraizar e pode ser separado do arbusto principal e plantada em outro lugar.
- Sementes Este é um processo bastante problemático, portanto este método de reprodução é raramente usado. As sementes precisam ser cultivadas em casa. Para fazer isso, eles são colocados em vasos e apenas levemente polvilhados com areia. Eles precisam ser regados e fertilizados com frequência à medida que crescem.
Tipos populares de hortênsias
Antes de plantar uma hortênsia, você precisa decidir sobre as espécies apropriadas. Cada um deles tem suas próprias características de crescimento, que devem ser levadas em conta ao plantar e cuidar. Os mais populares entre jardineiros são: Hortensia de folhas grandes, Hortênsia paniculada, Hortênsia peciolada, Hortênsia dendrítica.
Macrophylla de hortênsia
Vai agradar a floração em julho-agosto. Esta hortênsia tem uma folhagem densa e brilhante. Os brotos do ano atual parecem herbáceos, por causa do que a planta tem uma baixa resistência ao frio. As flores são em forma de guarda-chuva. Eles podem ter uma cor diferente dependendo da variedade, cuja intensidade depende da acidez do solo. Quanto mais ácido for, mais brilhante será a hortênsia. A altura do mato atinge até 2 m.
Paniculata de hortênsia Paniculata de hortênsia
Floresce do meio do verão ao começo do tempo frio. Inflorescências deste tipo têm uma forma piramidal. Eles pode atingir um comprimento de 30 cm. Hortênsia paniculata cresce num casquilho, que pode atingir uma altura de 5 m ou tão pequena árvore de até 10 m. Esta forma é considerada uma baixa manutenção mais resistente à geada e.
Hortensia petiolaris (Hortênsia petiolaris)
É uma liana arbustiva. Isso exigirá apoio adicional, ao qual será anexado por otários de ar. Em comprimento cresce para 25 m É uma visão adequada para o plantio próximo a arcos e mandris. As inflorescências têm uma forma de corymbose de até 25 cm de tamanho.
Hortensia arborescens
Ela cresce até 3 metros de altura. As flores são predominantemente brancas ou creme. Existem várias variedades desta espécie, diferindo em cores diferentes. No inverno, a planta pode congelar, por isso deve ser cuidadosamente embrulhado. Em abril, os arbustos precisam ser cortados severamente. Flores crescem na forma de grandes inflorescências fofas.
Cobertura do solo de hortênsia (Hydrangea heteromalla)
É também chamado de hortênsia de Bretschneider. Esta espécie é considerada resistente às geadas e despretensiosa. O mato atinge 2 – 3 m de altura. Inflorescências aqui são corymbose. Primeiro eles têm uma cor branca, e no final da floração eles ficam rosados. Floresce como uma hortênsia no meio do verão.